Desenvolvimento

9 jan, 2019

Computação quântica

100 visualizações
Publicidade

As inovações tecnológicas já estão revolucionando a indústria, desde a área da saúde até a segurança cibernética. O ramo da mecânica quântica em si é vasto e se combinarmos ele com a tecnologia, novas portas se abrem para uma estrutura de realidade inimaginavelmente vasta.

Avanços com sistemas de criptografia já não estão mais tão limitados. Em breve poderemos utilizar o poder da mecânica quântica em poder de processamento para resolver problemas no mundo real como, por exemplo, clima e segurança.

Computação quântica?

É uma área da ciência que estuda as aplicações das teorias e propriedades da mecânica quântica na ciência da computação, focando no desenvolvimento do computador quântico. Ela atua nas substituições dos computadores convencionais por sistemas super rápidos, usando uma lógica definida e contra intuitiva da física quântica.

A ideia principal é apresentar soluções tecnológicas, tanto a nível atômico como subatômico para localizar e corrigir problemas em tempo real.

O ‘qubits’ são exemplificações de informações de forma avançada para armazenar e processar dados em um estado chamado de ‘Superposição’.

Isso permite que o 0 e o 1 sejam analisados ao mesmo tempo, alterando a sua orientação e representando quatro cenários ao mesmo tempo ao invés de um ou dois.

Esse processo aumenta a capacidade de armazenar e processar uma quantidade enorme de informações com mais recursos e também executa cálculos de novas maneiras poderosas usando menos energia do que um sistema convencional.

Computação quântica e a nuvem

Soluções e serviços quânticos baseados em nuvem estão surgindo como um fator de mudança no setor de computação em nuvem.

A IBM, por exemplo, nos últimos anos desenvolveu um processador de 50 qubits para melhorar o código de correção de erros e também deixar a computação quântica mais acessível aos usuários.

Ambas as arquiteturas criam uma combinação que resulta em escalabilidade e desempenho que melhora o fluxo de trabalho.

Principais aplicações

  • Segurança: as ameaças mais perigosas são as cibernéticas, pois são difíceis de avaliar e visualizar pelos usuários. A maioria dos sistemas atuais de segurança dependem de fatoração, e isso envolve números muito grandes e quanto mais demora para decifrar um código, mais seguro é o método de criptografia. Computadores quânticos podem processar dados massivos e resolver cálculos em pouquíssimo tempo
  • Inteligência artificial: a união da IA e da computação quântica vai ajudar a transformar o campo da aprendizagem profunda e da otimização de redes neurais. Ao carregar a massividade de dados em poucos segundos, os computadores quânticos podem fornecer insights de forma mais eficiente e resulta na redução de curva de aprendizado
  • Modelagem financeira: uma futura calculadora poderosa que levará as fintechs a outro nível. Os mercados atuais lidam com situações arriscadas e incertas que demandam poder de processamento e os computadores quânticos podem ajudar a resolver milhares de cálculos com maior precisão de uma unica vez

Bom, isso é um pouco do que a computação quântica é capaz de fazer, e no futuro ela fará ainda mais em nome da tecnologia. Nos próximos artigos quero abordar o funcionamento da criptografia quântica.