Desenvolvimento

29 jul, 2011

Coisas que aprendi sobre e-commerce

Publicidade

Gosto muito de palestras sobre e-commerce. Os palestrantes
normalmente falam sobre coisas que parecem óbvias mas que na verdade
quase ninguém aplica no dia-a-dia. Se você tem um cliente que tem um
e-commerce ou se você tem um site com venda de produtos online siga
estas dicas pois podem fazer seu negócio crescer.

Dicas para transformar sua loja em um ótimo negócio

Fique de olho nas estatísticas

Não veja as estatísticas somente de forma a ver a parte boa da coisa.
Imaginemos que você tenha 30 vendas diárias, o que é um bom número.
Agora, imagine que você fez uma campanha num site de renome com ótimas
chances de ter clientes que se interessam pelos produtos que seu site
vende. De repente suas vendas duplicaram. Isso é perfeito! Será mesmo?

Vamos analisar assim: você tinha uma média de visitação de 600
clientes únicos diários e tinha 30 vendas diárias. Isso nos dá um fator
de conversão de 5%. Daí você fez uma campanha e você passou a ter 2000
visitas únicas. Lembre-se que suas vendas duplicaram. Isso nos dá um
fator de conversão de 3%. Por mais que as vendas tenham aumentado, a sua
loja está vendendo menos do que ela venderia sem a campanha e isso não é
tão bom assim. Se você fez uma campanha, faça um diferencial para
vender mais e não perder esses clientes novos.

Fique sempre de olho nas estatísticas, veja se uma semana vendeu mais
que outra e verifique o porquê disso. Talvez seu site saiu do ar,
talvez a campanha da semana passada era melhor que a de agora. Se uma
campanha deu mais certo, tente fazer algo parecido.

Agarre seu cliente

Agora que você já está de olho nas estatísticas, imagine-se em uma
loja física. Imagine um cliente entrar em sua loja, pegar um produto
optar por cores, colocar alguns produtos na sacola e quando entra no
caixa ele simplesmente vai embora de sua loja. O que você faria? Não,
serio… o que você faria?

Bom, eu correria atrás do cliente, perguntando o que ele não gostou,
se ele se interessaria se existisse outra forma de pagamento,
perguntaria se eu poderia ligar assim que a loja tivesse algo que lhe
agradasse. Sim, você provavelmente faria o mesmo.

Agora imagine o mesmo só que na escala que descrevemos anteriormente.
Em um dia de trabalho você tem 570 de seus clientes que desistem de
comprar por qualquer que seja o motivo. Agarre esses clientes com as
unhas e dentes.

Capture e-mails

Ok, como correr atrás do cliente? Simples, peça para ele se
cadastrar. Ah, mas nem todo cliente quer se cadastrar, preencher
formulários sempre é uma chatise. Experimente integrar o cadastro do seu
site com o facebook e voilà, você tem o e-mail dele. Ou então, conecte
sua loja virtual ao twitter e mande informações para ele pelo próprio
twitter, não precisa de e-mail pra isso, mande o link do e-mail
marketing e uma mensagem com 100 caracteres (40 para o link + o arroba
dele).

Experimente fazer o cadastro apenas com e-mail e senha, depois,
quando ele for comprar, peça mais algumas informações como endereço.
Veja alguns exemplos de como você pode conseguir o cadastro de seus
usuários.

Cadastro simplificado: email e senha

Um cadastro simples: localização e e-mail logo quando o usuário entra no site

Faça uma promoção para o cliente se cadastrar

Remarketing! Faça agora!

Você sabe o que é o remarketing? É, de forma grosseira, fazer outra
propaganda ao usuário depois que ele saiu de sua loja. Por exemplo, se
um usuário colocou o seu e-mail na sua loja olhou alguns produtos,
colocou no carrinho de compra mas não efetuou a compra, ao invés disso,
ele saiu da sua loja. Mande um e-mail, com um desconto ou uma dica para
que ele termine a sua compra. Deixe seu cartão de visitas com o cliente
para que ele possa se lembrar de comprar num futuro próximo.

Outro bom exemplo é pegar aquele usuário que comprou uma máquina
fotográfica. Ofereça a ele, duas semanas depois, uma capa para a câmera
dele, ou um flash. Mantenha seu cliente fiel, cative-o. Dois meses
depois, envie outro e-mail informando que ele pode, agora, comprar um
flash com mais potência ou um tripé. Existem ótimos motivos para
reenviar um e-mail para qualquer que seja a loja. Imaginemos um
hortifruti. Mande receitas e venda os produtos da receita, simples
assim.

Você pode fazer um remarketing oferecendo outra coisa para amenizar suas propagandas

Para ficar mais interessante, envie um link que já o redirecione para o carrinho de compras preenchido com os produtos!

Esteja preparado, mantenha sua loja viva!

Site de venda de camisas de futebol? Jogo no final de semana do
Corinthans contra o Palmeiras? Você vende as duas camisas? Ôpa,
independentemente do resultado do jogo, tenha em mãos um banner para
colocar na home com camisas do Palmeiras e do Corinthians e é claro, do
empate, afinal, isso pode acontecer, e bola pra frente. Para você ter
uma idéia, neste momento você já deve pensar em banners e campanhas de
email-marketing para o natal, se ainda não pensou você provavelmente já
está atrasado.

Faça acontecer, não deixe para depois. Se o Flamengo for o campeão da
copa do Brasil não coloque um banner, mude o tema de sua homepage – use
um bom apelo visual, somente para que o público flamenguista vá até sua
loja fazer compras, esteja preparado para colocar produtos desse time
com descontos ao fazerem uma grande compra. Coloque um brinde, uma
pelúcia quando o seu cliente compre uma camisa e mais uma bermuda.

Não seja pego de surpresa, mantenha sua loja viva, faça alterações
nela a cada quinze minutos, deixe sua equipe de design e programação
louca, “inventando uma moda” todos os dias. Acompanhe as palavras-chave
que você colocou na sua campanha, se a campanha ainda não deu retorno
para determinadas palavras-chave e outras palavras-chave estão
convertendo mais, pare as que estão dando pouco lucro e invista nas que
dão maior lucro.

Combine o mundo offline e online

Você é um revendedor de algo que passa na novela das oito? Ainda não
tira proveito disso? Não vale somente contar a seus vizinhos… Se você
ainda não lucrou bastante com isso, você provavelmente tem uma torneira
aberta deixando dinheiro cair no ralo sem você perceber.

Assim que aparecer um produto seu na televisão faça uma campanha no
twitter e facebook – que são campanhas relâmpago e você pode fazê-las
sem riscos. Faça uma campanha para que as pessoas sigam sua empresa nas
mídias sociais. As redes sociais podem fazer você vender mais do que
parece. Fique de olho no que acontece em sua cidade, festa à fantasia
evento de gala. Integre sua loja a realidade da maioria de seus
clientes. O mesmo caso que explicamos anteriormente acontece para este
tópico. Se você vende camisas de time de futebol,  acompanhe os jogos e
faça promoções a cada gol do time que você vende produtos.

Uma dica simples que algumas pessoas esquecem de fazer, coloque a
droga do site no seu cartão de visitas! Parece o cúmulo, mas existem
pessoas que passam um cartão e dizem… “eu tenho um site, mas ainda não
coloquei no meu cartão”.

Cuide bem do que é seu!

Só porque você está com um sistema online não significa que você não
deve dar valor aos seus clientes da mesma forma que você daria aos
clientes de uma loja física. Seja meticuloso com números, experimente as
melhores ofertas, tente convencer com banners diferenciados. Mantenha
sempre sua loja em “movimento”, atualizando não todos os dias mas a toda
hora. Faça promoções relâmpago.

Em suma, não deixe sua loja monotona para o usuário. Sempre invente
algo novo e faça seu usuário levar o produto. Fique de olho em uma
campanha de publicidade, se ela parou de vender troque-a. Faça uma
análise das campanhas a cada duas horas, analise. Cada centavo gasto em
campanhas é o centavo do seu bolso e de mais ninguém.