Faltam apenas 3 dias

/Desenvolvimento

voltar
/Desenvolvimento

Android Studio 2.3 – veja detalhes do lançamento

PorRedação iMasters em

Artigo de Jamal Eason, publicado originalmente pelo Android Developers Blog. A tradução foi feita pela Redação iMasters com autorização.

***

O Android Studio 2.3 está disponível para download desde o início do mês. O foco dessa versão é a melhoria da qualidade em todo o IDE. Estamos gratos por todos os seus comentários até agora. Estamos empenhados em continuar investindo para tornar o Android Studio rápido e sem emendas para os milhões de desenvolvedores de aplicativos do Android em todo o mundo.

Estamos muito entusiasmados com as melhorias de qualidade no Android Studio 2.3, mas você encontrará um pequeno conjunto de novos recursos nesta versão que se integram em cada fase de seu fluxo de desenvolvimento. Ao projetar seu aplicativo, tire proveito do suporte WebP atualizado para as imagens de seu aplicativo e confira a biblioteca de suporte atualizada ConstraintLayout e a paleta de widget no Layout Editor. À medida que você está desenvolvendo, o Android Studio tem um novo App Link Assistant que ajuda você a criar e ter uma visão consolidada de seus URIs em seu aplicativo. Ao criar e implementar seu aplicativo, use os botões de execução atualizados para obter uma experiência Instant Run mais intuitiva e confiável. Por fim, ao testar seu aplicativo com o Android Emulator, agora você tem o suporte adequado para copiar e colar texto.

O que há de novo no Android Studio 2.3

Para obter mais detalhes sobre os recursos que adicionamos em cima dos aprimoramentos de qualidade do Android Studio 2.3, confira a lista dos novos recursos abaixo:

Build

  • Melhorias de execução instantânea e mudanças na UI: Como parte do nosso foco na qualidade, fizemos algumas mudanças significativas no Instant Run no Android Studio 2.3 para tornar o recurso mais confiável. A ação Run agora sempre causará uma reinicialização do aplicativo para refletir as alterações em seu código que podem exigir uma reinicialização, e a nova ação Apply Changes tentará trocar o código enquanto o seu aplicativo continua sendo executado. A implementação subjacente mudou significativamente para melhorar a confiabilidade, e também eliminamos o atraso de inicialização para aplicativos habilitados para o Instant Run. Saber mais.

Novas ações do botão Instant Run

  • Build Cache: Introduzido mas desativado por padrão no Android Studio 2.2, o Build Cache é uma otimização de construção subjacente para compilações mais rápidas no Android Studio. Ao aumentar o cache AARs e bibliotecas externas pré-dexed, a nova compilação em cache leva a compilações mais rápidas e limpas. Esse é um cache de compilação de todo o usuário que agora está ativado por padrão com o Android Studio 2.3. Saber mais.

Design

  • Suporte de cadeias e rations no layout de restrição: O Android Studio 2.3 inclui a versão estável do ConstraintLayout. Com essa versão do ConstraintLayout, agora é possível encadear duas ou mais visualizações do Android bidirecionalmente juntas para formar um grupo em uma dimensão. Isso é útil quando você quer colocar duas visualizações próximas, mas deseja espalhá-las através do espaço vazio. Saber mais.

Cadeia de layout de restrições

ConstraintLayout também suporta ratios, o que é útil quando você deseja manter o aspect ratio do widget se expandindo e contraindo como o containing layout. Saiba mais sobre ratios. Além disso, cadeias e ratios em ConstraintLayout podem suportar a criação programática com APIs ConstraintSet.

Ratios de layout de restrição

  • Paleta do editor de layout: A paleta de widget atualizada no Editor de Layout permite pesquisar, classificar e filtrar para encontrar widgets para seus layouts, além de fornecer uma pré-visualização do widget antes de arrastar para a superfície de design. Saiba mais.

Paleta do widget do Editor de Layout

  • Layout Favoritos: Agora você pode salvar seus atributos favoritos por widget no painel de propriedades do Editor de Layout atualizado. Basta marcar um atributo no painel avançado, e ele aparecerá na seção Favoritos. Saiba mais.

Atributos favoritos no painel de propriedades do Editor de Layout

  • Suporte para WebP: Para ajudar você a economizar espaço em seu APK, o Android Studio agora pode gerar imagens WebP de ativos PNG em seu projeto. O formato sem perdas WebP é até 25% menor que um PNG. Com o Android Studio 2.3, você tem um novo assistente que converte PNG para WebP sem perda e também permite que você inspecione a codificação de perda WebP. Clique com o botão direito do mouse em qualquer arquivo PNG não-iniciador para converter para WebP. E se você precisar editar a imagem, também pode clicar com o botão direito do mouse em qualquer arquivo WebP em seu projeto para converter de volta para PNG. Saiba mais.

Assistente de conversão de imagem WebP

  • Atualização do assistente de ícone de material: O assistente de recurso de vetor atualizado suporta pesquisa e filtragem, além de incluir rótulos para cada recurso de ícone. Saiba mais.

Assistente de recursos de vetor

Desenvolver

  • Lint Baseline: Com o Android Studio 2.3, você pode definir avisos de lint não resolvidos como uma linha de base em seu projeto. Daquele ponto em diante, Lint irá relatar apenas novas questões. Isso é útil se você tiver muitos problemas lint legados em seu aplicativo, mas deseja apenas se concentrar em corrigir novos problemas. Saiba mais sobre a linha de base Lint e as novas verificações e anotações Lint adicionadas nesta versão.

Suporte para Lint Baseline

  • Assistente de Links de Aplicativos: Dar suporte aos links de aplicativos Android no seu app agora é mais fácil com o Android Studio. O novo Assistente de Links de Aplicativos permite criar facilmente novos filtros de intenção para suas URLs, declarar a associação do site do aplicativo por meio de um arquivo de Links de Ativos Digitais e testar o suporte para Links de Aplicativos do Android. Para acessar o App Link Assistant vá para o seguinte local do menu: Tools → App Link Assistant. Saiba mais.

Assistente de Links de Aplicativos

  • Atualizações de templates: Por padrão, todos os templates no Android Studio 2.3 que usam para conter RelativeLayout agora usam ConstraintLayout. Saiba mais sobre templates e Constraint Layout. Também adicionamos um novo template Bottom Navigation Activity, que implementa a diretriz de Design de Material de Navegação Inferior.

Novos templates de Assistente de Projeto

  • Atualização da plataforma IntelliJ: O Android Studio 2.3 inclui a IntelliJ 2016.2, que possui aprimoramentos, como uma janela de inspeção atualizada e um sistema de notificações. Saiba mais.

Testar

  • Emulador Android copiar e colar: Por demanda popular, adicionamos de volta o recurso de Copiar & Colar no Emulador (v25.3.1) mais recente. Temos uma área de transferência compartilhada entre o Emulador do Android e o sistema operacional do host, que permitirá a você copiar texto entre os dois ambientes. Copiar & Colar funciona com x86 Google API Emulator system images API Level 19 (Android 4.4 – Kitkat) e superior.

Copiar & Colar no Emulador Android

  • Ferramentas de linha de comandos do Emulador do Android: Começando com Android SDK Tools 25.3, movemos o emulator da pasta SDK Tools para um diretório de emulador separado e também substituímos o comando “android avd” pelo comando avdmanager autônomo. Os parâmetros de linha de comando anteriores para emulator e “android avd” funcionarão com as ferramentas atualizadas. Também adicionamos redirecionamentos de localização para o comando emulator. No entanto, se você criar Android Virtual Devices (AVDs) diretamente da linha de comando, deve atualizar os scripts correspondentes. Se estiver usando o Android Emulator através do Android Studio 2.3, essas alterações não afetarão o seu fluxo de trabalho. Saiba mais.

Saiba mais sobre o Android Studio 2.3 revendo as release notes.

Começando

Download

Se você estiver usando uma versão anterior do Android Studio, pode procurar por atualizações no canal Stabel a partir do menu de navegação (Ajuda → Verificar atualização [Windows/Linux], Android Studio → Verificar atualizações [OS X]). Você também pode fazer o download do Android Studio 2.3 na página oficial de download. Para aproveitar todos os novos recursos e melhorias no Android Studio, você também deve atualizar para a versão 2.3.0 do plug-in do Android Gradle no seu projeto de aplicativo atual.

Agradecemos qualquer comentário sobre as coisas que você gosta, problemas ou recursos que você gostaria de ver. Conecte-se a nós – a equipe de desenvolvimento do Android Studio – na nossa página do Google+ ou no Twitter.

***

Este artigo é do Android Developers Blog. Ele foi escrito por Jamal Eason. A tradução foi feita pela Redação iMasters com autorização. Você pode acessar o original em: https://android-developers.googleblog.com/2017/03/android-studio-2-3.html.

Deixe um comentário! 0

0 comentário

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

leia mais
Este projeto é mantido e patrocinado pelas empresas: