O Linked Server é uma funcionalidade do SQL Server muito útil para estabelecer conexão segura entre dois ou mais servidores. Administradores de banco de dados e desenvolvedores utilizam muito esse recurso para realizarem consultas em outros servidores. Um exemplo da utilização dessa funcionalidade seria, onde o servidor de produção utiliza dados de CEP que está em outro servidor, com isso, é criado um Linked Server para consultar a base de CEP que está fisicamente em outro ambiente.
Também é muito utilizado em softwares que consultam dados na internet, por exemplo, aplicativos que verificam dados climáticos, informações sobre vôos, trânsito… Essas informações nem sempre estão no mesmo servidor e sim em outro que pode ser acessado via Linked Server.
Essa “ponte” de comunicação é possível entre fontes OLE DB, como Excel, Access, servidores SQL Server e até servidores com outro SGBDs como Oracle, Mysql, Sybase.
As principais vantagens de se utilizar Linked Server é a facilidade de executar consultas distribuídas, comandos de atualizações que envolvem diversas bases em servidores diferentes.
Pra simular o Linked Server em ação, será necessário no mínimo duas instâncias, onde elas podem estar ou não no mesmo servidor. Vamos criar um banco de dados e uma tabela, a qual será utilizada para realizar consultas e manipulação através do Linked Server.
A imagem abaixo ilustra a “topologia” dos testes:
A instância SERVER1\SQL2008 conterá o banco de dados DB_LK, que será acessado pela instância SERVER2\SQL2012.
O script abaixo cria o banco de dados na instância SERVER1\SQL2008.
[sql]
Create Database DB_LK
GO
Use DB_LK
GO
Create Table Table1
(
Id INT IDENTITY NOT NULL,
Nome VARCHAR(50) NULL,
Constraint pkTable1 Primary Key Clustered (Id)
)
GO
Insert Table1 (Nome)
Values (‘João Eduardo’),(‘Jeremias’), (‘Dante’), (‘Lucas’), (Luiz Henrique’)[/sql]
Com banco e tabela criados, vamos criar o Linked Server na segunda instância (SERVER2\SQL2012), onde o propósito é consultar os dados do banco DB_LK que está na primeira instância (SERVER1\SQL2008).
Abaixo, segue código de criação:
[sql]
EXEC master.dbo.sp_addlinkedserver
@server = N’LK2008′,
@srvproduct=N”,
@provider=N’SQLNCLI’,
@datasrc=N’SERVER1\SQL2008′
EXEC master.dbo.sp_addlinkedsrvlogin
@rmtsrvname=N’LK2008′,
@useself=N’True’,
@locallogin=’sa’,
@rmtuser=NULL,
@rmtpassword=’sa'[/sql]
Importante: Observe que o usuário informado é o “SA”. Utilizei-o de propósito para demonstrar esse erro que comentemos. Por boas práticas não é aconselhável utilizar o SA no Linked Server por motivos de segurança. O correto é criar um usuário com as permissões necessária,s que será utilizado somente pelo Linked Server. Além de garantir a segurança, também podemos auditar as ações executadas por esse usuário.
O script acima cria um Linked Server onde o parâmetro @datasrc recebe como valor a instância SERVER1\SQL2008. Com essa configuração, criamos um canal de comunicação entre os servidores SERVER1\SQL2008 e SERVER2\SQL2012.
Após criar o ambiente, vamos executar alguns scripts com propósito de simular a utilização do Linked Server.
A sintaxe correta do Linked Server é:
[sql]Select * From [LinkedServer].[RemoteDatabase].[Owner].[Table]
Exemplo:
Select * From LK2008.DB_LK.dbo.Table1[/sql]
A Figura abaixo representa um SELECT utilizando Linked Server para retorna dados do banco de dados DB_LK que está na outra instância:
O Select está sendo executado na instância SERVER2\SQL2012 e busca as informações na instância SERVER1\SQL2008.
Outro exemplo é representado abaixo, onde a query está sendo executada na instância SERVER2\SQL2012, porém realizando UPDATE na tabela Table1 do DB_LK que está alocado no servidor SERVER1\SQL2008.
Com esse artigo, pretendo demonstrar o conceito de Linked Server e o quanto isso pode útil no desenvolvimento do dia a dia. Espero ter replicado a informação de forma simples e objetiva.
Caso tenha ficado alguma dúvida ou deseje mais material sobre o assunto, me enviem e-mail (luizh.rosario@gmail.com) ou deixo abaixo nos comentários que retorno o mais rápido possível.
Grande abraço!