Data

16 mar, 2011

Instalação do Oracle Virtualbox 4.0.2

Publicidade

Neste artigo, vamos abordar a instalação do Oracle Virtualbox 4.0.2 no Microsoft Windows 7, para os usuários começarem a criar seus próprios ambientes em máquinas virtuais para testes práticos de seus estudos.

O que é virtualbox?

O virtualbox é um aplicativo de virtualização multi-plataforma para computadores baseados na plataforma Intel e AMD. Quando estamos falando de multi-plataforma, significa que o virtualbox pode ser instalado em Windows, Linux, Solaris ou MacOS. E quando estamos falando de virtualização, estamos falando da capacidade de executar vários sistemas operacionais em um computador.

O virtualbox pode trabalhar de duas maneiras: paravirtualização, quando acessa diretamente os recursos de hardware, e a virtualização total baseada em software. No nosso exemplo, vamos utilizar a baseada em software.

Desse modo, podemos destacar algumas vantagens da utilização do Oracle Virtualbox:

  • Criação de laboratórios para estudos sem danificar ou modificar seu atual sistema operacional;
  • Ótimo para criação de ambientes clusterizados ou testes de Disaster and Recovery (DR);
  • Possui a funcionalidade de exportar/importar outras máquinas virtuais de outros produtores. Por exemplo: VMWare;
  • Guest Additions, são pacotes adicionais para customização do sistema visitante;
  • Utilização do RDP (Remote Desktop Protocol), para acesso remoto ao sistema visitante;
  • E Snapshots, permite a restauração da máquina virtual para um momento estável quando houver problemas.

Outro ponto importante quando se está trabalhando com ambientes virtuais, são as nomenclaturas utilizadas em documentações, que são elas:

  1. Máquina Hospedeiro (Host OS): é o seu computador que está com a instalação base do virtualbox.
  2. Máquina visitante (Guest OS): é a máquina virtual criada.

Agora, para iniciar a nossa jornada no mundo das virtualizações, vamos iniciar as atividades primeiramente realizando o download do software, que pode ser feito através do VirtualBox, como mostra a imagem abaixo:

Ao acessar o site, clique em Downloads e baixe a última versão disponível dos binários do Oracle Virtualbox. Em nosso artigo, utilizei a versão Oracle VirtualBox 4.0.2 para Microsoft Windows, como está na imagem abaixo:

É bem simples seguir todos os passos da instalação, porém, vamos comentar passo-a-passo para uma instalação sem problemas.

1º Passo: Realizar o download do Oracle Virtualbox 4.0.2 para Microsoft Windows

Na imagem, podemos observar o binário do Oracle Virtualbox 4.0.2 para Microsoft Windows e o arquivo de Extension Pack também. Faça o download dos dois arquivos, pois vamos tratar em outro artigo sobre a utilização do extension pack.

Após o download, se executar um duplo clique sobre o arquivo Virtualbox-4.0.2-69518-Win.exe, em caso de uma versão atualizada no site, o nome será outro.

2º Passo: Iniciando a instalação do Oracle Virtualbox 4.0.2 para Microsoft Windows

Esta é a tela inicial de setup do Instalador do Oracle Virtualbox, basta clicar em NEXT.

3º Passo: Selecionar as características de instalação

Nessa tela, vamos selecionar os componentes de instalação do Virtualbox. Verifique se todos estão selecionados. Os componentes que serão instalados são para as principais funcionalidades do Virtualbox, tais como: 

  • Virtualbox USB Support: permite o compartilhamento das portas USB da sua máquina com as máquinas virtuais. 
  • Virtualbox Network: permite a realização de Bridge em sua placa de rede, para posteriormente colocar as máquinas virtuais dentro da sua rede local ou corporativa.
  • Virtualbox Python Support: são as bibliotecas escritas em Python para os recursos do VirtualBox. 

Após verificar que estão todas selecionadas, clique em NEXT.

Observação: Nessa tela também é possível realizar a alteração do caminho que será instalado o virtualbox. Caso queira colocar o virtualbox em uma pasta exclusiva ou até mesmo em outra unidade lógica da sua máquina, clique no botão BROWSE para alterar o caminho de instalação.

4º Passo: Criação dos atalhos no sistema operacional

Nesta tela, existem dois check-box apenas para você especificar se quer ou não criar um atalho para o aplicativo Oracle Virtualbox no seu desktop e quick launch. Para prosseguir, clique em NEXT.

5º Passo: Tela de aviso de interrupção temporária da sua placa de rede

Neste passo da instalação, a tela acima apenas menciona que irá interromper por alguns instantes a sua placa de rede, justamente para a criação das bridges sobre a placa.

Você lembra que durante o passo 3 nós selecionamos as opções do Oracle Virtualbox Network? Neste momento, ele já está trabalhando, e posteriormente você irá verificar as configurações de rede.

Para detalhar mais um pouco, as BRIDGES são uma forma de emular uma outra interface de rede sem a necessidade de uma placa de rede física adicional, ou seja, posteriormente você poderá ter dois ou mais IPs sobre uma única placa de rede física. Se você ficou interessado e quer saber mais detalhes sobre Network Bridge, consulte Kioskea.net.

Após matar a curiosidade sobre Network bridge, clique em NEXT.

6º Passo: Prosseguir a instalação

Agora, o virtualbox irá apenas mencionar para prosseguir a instalação, clique em INSTALL.

7º Passo: Andamento da instalação

Essa tela pode demorar alguns minutos para realizar a instalação completa do Oracle Virtualbox, portanto, até seguirmos para o próximo passo, vou publicar alguns links interessantes para você conhecer um pouco mais sobre o Oracle Virtualbox. Confira:

8º Passo: Finalização da instalação

Bom, após algumas leituras dinâmicas sobre os sites indicados acima, chegou o final da instalação do Oracle Virtualbox 4.0.2. Neste momento, já estamos adeptos a utilizar os recursos de virtualização do Oracle virtualbox. Ao clicar em FINISH, a nossa instalação chega ao final. Sem crise e complicação.

Para quem está utilizando o Microsoft Windows 7, o acesso ao aplicativo será através do caminho abaixo:

INICIAR > TODOS OS PROGRAMAS > Oracle VM Virtualbox > Virtualbox

A tela de apresentação do aplicativo é mostrada abaixo:

Agora é só criar as máquinas virtuais e começar os nossos estudos. Para concluir, eu gostaria de tirar uma dúvida básica no momento de procurar o aplicativo de virtualização da Oracle.

A Oracle possui dois aplicativos para Virtualização: o Oracle Virtualbox, que veio na aquisição da Sun Microsystens, e existe também o Oracle VM (Xen Server), que é utilizado para realizar para-virtualização. 

E agora você pergunta: mas por que o aviso, Rodrigo? Simplesmente, porque o Oracle VM é para ambientes mais robustos, que possuem um XEN Server como seu SO customizado para trabalhar com para-virtualização.

Observe que o Oracle VM em sua primeira tarefa irá FORMATAR A SUA MÁQUINA para trabalhar com o recurso de Hyper-V dos processadores, quando habilitadas na BIOS. Então, cuidado! É Oracle Virtualbox, e não Oracle VM. Não cometa esse engano. 

Espero que tenha ajudado algumas pessoas e iniciantes em seus estudos, principalmente voltados para banco de dados. 

Mais informações no meu blog ou me siga no twitter @dbarodrigo. Abraços e até o próximo artigo!