Data

25 jan, 2010

Ferramentas RDA e SCM, qual a diferença?

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Olá!

Para quem trabalha em empresas que possuem diversas bases de dados e têm contrato de suporte com a Oracle, como Metalink, Oracle Consulting ou parceiras da empresa, já conhece ou deve ter ouvido falar sobre as ferramentas de suporte às equipes de DBA, o RDA (Remote Diagnostic Agent) e o SCM (Software Configuration Management).

Pois
bem, muitos confundem e acham que essas ferramentas são a mesma coisa,
ou que o SCM é uma versão do RDA melhorado, que realmente parece ter a
mesma funcionalidade, mas existe um diferença entre eles.

O RDA
é uma ferramenta de suporte da Oracle desenvolvido em Perl, que tem
como principal finalidade captar diversas informações do ambiente do
cliente para ajudar na solução de problemas quando se tem um TAR aberto
no Metalink. Essas informações variam desde o sistema operacional,
configurações de rede, java até informações do banco de dados e seus
respectivos produtos, como ASM, Enterprise Manager, EBS, iAS e etc.

Sua
função é auxiliar no momento da abertura do TAR ou durante o processo
de investigação de seu problema junto à Oracle. Ao instalar e
configurar o RDA, e posteriormente a sua execução, são coletados
informações essenciais para os analistas, pois o RDA no final da
execução gera um arquivo compactado contendo diversos relatórios em
extensão HTML com todas as informações citadas acima.

O SCM
já trabalha de forma diferente, sua finalidade também é captar todas as
informações sobre seu ambiente para ajudar na resolução de seus
problemas, quase as mesmas que do RDA, porém, seu grande diferencial é
que ele trabalha com os chamados coletores, ou OCM (Oracle
Configuration Manager), que podem ser executados em períodos de tempo
de acordo com a sua necessidade e ociosidade do sistema, ou seja, após
sua instalação e configuração correta, ele envia todas as informações
coletadas para um repositório on-line na Oracle, que pode ser acessado
pelo novo site do Metalink, o My Oracle Support, com essas
informações retidas na Oracle, ele automaticamente analisa e fornece
dicas e alertas sobre seu banco de dados, quais patchs estão faltando
no banco, dicas para melhorar segurança, informações de ajuste para
alguns parâmetros e etc. Deste modo, fornece uma habilidade de
pró-atividade aos DBAs, mantendo sempre atualizado.

Ambas
as ferramentas são multi-plataformas, ou seja, podem ser utilizadas
tanto em ambientes Windows, Linux e Unix. Para cada caso existem
scripts específicos para cada sistema operacional.

O RDA
sempre foi uma ferramenta muito boa não apenas para lhe auxiliar nas
tarefas junto ao suporte da Oracle, mas também para consultores de
banco de dados que trabalham em diversas empresas e que precisam
conhecer o ambiente que irá enfrentar, já que seus relatórios podem ser
vistos de forma offline e completo, ajuda em muito para conhecer o
sistema.

Eu
apenas estou dando uma pequena prévia sobre essas ferramentas, que
considero como um recurso básico em qualquer equipe de administradores
de banco de dados. Quem tem acesso ao Metalink, recomendo que veja como
funciona essas ferramentas através de demonstrações da própria Oracle e
conheça mais tecnicamente o que cada uma pode lhe oferecer. Existem também
Web Seminars em português gratuitos no site para lhe auxiliar na
aprendizagem.

Dúvidas e sugestões, visitem o meu blog.

Abraços,