Data

24 set, 2010

Cadastrando usuários no E-Business Suite

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Quem trabalha com o E-Business
Suite (EBS) da Oracle sabe a infinidade de material que se encontra pela internet, inclusive no “My Oracle Support”. Porém, em muitos casos o material fala de vários assuntos ao mesmo tempo,
ou não responde diretamente à dúvida etc. Eu, por exemplo, não
me sinto confortável trabalhando com os modelos de manuais da Oracle,
onde um assunto te leva a outro manual e a outro, e por aí vai. Enfim, mas essa
é uma opinião pessoal é não é uma verdade absoluta nem uma crítica. 

O que eu vou buscar nos
artigos é oferecer dicas sobre rotinas de trabalho dos ATGs do
EBS.  

Primeiro, acho importante definirmos o que é o EBS e o que faz exatamente um ATG e o que
ele deve conhecer. 

O EBS é um conjunto
de aplicativos que integrados formam o ERP da Oracle
. Não vamos ficar
aqui perdendo tempo com longas definições. Acredito que basta sabermos
isso. 

O ATG, de uma maneira
extremamente simples e resumida,  nada mais é que o SysAdmin
do EBS
. Esse profissional deve ter conhecimento sobre a arquitetura, o banco de dados e os aplicativos EBS. Não basta ao ATG ser apenas um DBA,
ele deve ser um DBA que conhece o EBS, já que a Suite tem um esquema
todo peculiar de trabalho.

O ATG é o responsável por:

  • Forms
  • Reports
  • Gerenciamento dos concurrents
  • Apache Jserv
  • Servidor de banco de dados
    (Rotinas de DBA)
  • Workflow
  • Jinitiator
  • Estudo e aplicação de patches
  • Entre muitas outras atribuições

Para monitorar e gerenciar
tudo isso – lembrando que essa descrição acima é uma
pequena parte do que faz e conhece um ATG – existem várias ferramentas
disponíveis como o autoconfig, adpatch, adadmin, entre outras. Graficamente,
existe o Oracle Applications Manager, ferramenta similar ao Enterprise
Manager. 

Mas chega de blá blá blá e vamos ao que interessa. Hoje, gostaria de começar por algo
tranquilo. Vamos falar sobre a liberação de acesso e de responsabilidades
para utilização pelo usuário. As responsabilidades,
para quem não sabe, são os acessos permitidos para os usuários. 

Passo 1: Efetuar login
no sistema

Passo 2: Clicar em
“Administrador do Sistema”

Passo 3: Selecionar
“Segurança: Usuário – Definir” 

Importante: Neste
momento serão abertas duas janelas (ou abas) em seu navegador, além
da tela do sistema EBS. Se elas forem fechadas, farão
que o sistema EBS feche também a tela do sistema. 

Passo 4: Cadastro
de novo usuário 

  • Em “Nome do Usuário”,
    digitar o login do usuário.
  • Em “Senha”, digitar uma
    senha provisória para o usuário. Esta senha será alterada no primeiro
    acesso do usuário. Para que a senha seja salva, será necessário digitá-la
    duas (2) vezes, seguindo os passos abaixo:
  1. Digitar a senha desejada
  2. Salvar (CTRL + S) ou clicar
    na tecla TAB
  3. Confirmar a senha digitada
    acima
  4. Salvar (CTRL + S) ou clicar
    na tecla TAB

Em “Descrição”, digitar
informações adicionais do usuário, se houver.

Em “Expiração da Senha”,
clicar em dias e digitar 90. Com isso, a cada 90 dias será solicitada
uma nova senha ao usuário.

Em “E-Mail”, digitar o
e-mail do usuário.

Salvar o registro.

Passo 5: Liberação de responsabilidade para login

  • Na tela acima, posicionar
    o cursor na coluna “Responsabilidade” no quadro “Responsabilidades
    Diretas”.
  • Clicar no ícone que indica um sinal de + na barra
    de ferramentas.
  • Clicar em “…” ao lado
    da coluna “Responsabilidade”.
  • Pesquisar pelo nome da responsabilidade
    desejada, como %SYSTEM%ADMIN%.
  • Selecionar a responsabilidade
    desejada.
  • Clicar em OK.
  • Repetir a operação quantas
    vezes forem necessárias.
  • Salvar o registro (CTRL +
    S).

Importante: Alguns
módulos necessitam do lançamento das informações no campo “Pessoa”.
Esse campo somente poderá ser populado se o usuário estiver cadastrado
como funcionário no sistema EBS, no módulo HR.

Passo 6: Manutenção de usuário (Pesquisar Login) 

  • Clicar em F11 ou no ícone
    da barra de ferramentas.
  • Se clicou em F11, em “User
    Name” digitar o login que será alterado e clicar em (CTRL + F11).
  • Se clicou no ícone da barra
    de ferramentas, digitar o login que será alterado em “Find”, clicar
    em “Find”, selecionar o login que será alterado e clicar em “OK”.

Passo 7: Manutenção de usuário (Alterar informações)

  • Alterar as informações desejadas.
  • Salvar a alteração (CTRL
    + S) ou clicar no ícone
    da barra de ferramentas.

Importante: Para
inativar um login, digitar uma data no campo “Até” do quadro “Data
de Efetivação”.

Para inativar uma responsabilidade,
digitar uma data no campo “Até” de “Datas de Efetivação” 
no quadro “Responsabilidades Diretas”.  

Enfim, por hoje
é isso… Viram como o processo de liberação de usuário e suas
responsabilidades é tranquilo? Claro que nem tudo é simples assim
no EBS, mas também não é nada de outro mundo. A intenção dos meus artigos será realmente desmistificar o EBS e suas dificuldades.

Bom, este foi meu primeiro artigo aqui no iMasters e eu não podia deixar
de agradecer a algumas pessoas que foram chaves para
isso acontecer, seja pessoal ou profissionalmente. Portanto, gostaria de
fazer esse agradecimento publico à minha esposa Vanessa, pela paciência
e dedicação, à minha Família, a todos
que trabalham comigo, mas principalmente para Regina Calil, Paulo Cardoso,
Henrique Carvalho, André Stuani, Rodrigo Nascimento, Sirlene da Silva,
Aparecido Marani, Michele Melo, Celina Medeiros, entre tantos outros.

Terminada a “rasgação de seda”, fico por aqui, e deixo algo para que vocês reflitam e adotem:

Não se preocupem, sejam felizes…

Qualquer dúvida, comentários, sugestões, críticas fiquem à vontade!