CSS

20 out, 2007

Tableless

Publicidade

A finalidade deste artigo não é meramente fornecer uma lista de comandos para você decorar ao fazer um site. Antes disso é preciso entender o porquê de utilizar esses comandos! É por essa razão que vamos explicar de uma maneira simples, sem termos complicados, alguns pontos importantes no desenvolvimento de páginas Web.

Se você tem acompanhado os principais meios de desenvolvimento para Web certamente já deve ter lido em algum lugar as palavras Web Standards, Tableless e CSS. Pois bem, podemos escrever inúmeras matérias sobre esses temas, mas não podemos tratá-los como conceitos separados, pois um não funciona sem o outro, veja:

Web Standards: trata-se de padrões de desenvolvimento Web com a finalidade de deixar o site mais compatível com os diferentes tipos de navegadores, além de torná-lo acessível (acessibilidade) para qualquer usuário, independentemente de ele ter uma necessidade especial. Espera-se, é claro, que os desenvolvedores de navegadores também sigam esses padrões que foram definidos pela W3C (http://www.w3c.org).

Tabeless: na tradução significa sem tabelas. Nos padrões Web cada recurso deve ser usado de acordo com a finalidade para a qual foi criado, e tabelas foram feitas para tabular dados e não para montar a composição de uma página. Este é o conceito do Tableless, montar a cara do seu site sem a utilização das tabelas e sim através do CSS.

CSS: é a sigla de Cascading Style Sheet que significa folha de estilo em cascata. A finalidade do CSS é passar informação à página sobre qual fonte usar, tamanhos, cores, posição de textos e de tudo que você vê na página; em outras palavras, define o estilo visual da sua composição.

Vamos listar algumas das vantagens de se seguir os padrões Web:

  • Deficientes visuais e motores, entre outros, conseguiram utilizar o site;
  • Ele exibirá em dispositivos móveis (Mobile Users) como celulares, pda e outros;
  • Será mais ágil nas manutenções, pois será necessário modificar somente o arquivo CSS;
  • É mais compatível em diferentes navegadores como Internet Explorer (IE), Mozilla (Firefox), Opera e outros;
  • Busca em sites de pesquisa como o Google;
  • Tem uma economia de banda e pelo peso, que é bem menor.

Mas para isso, é necessário que se tenha um bom conhecimento das tag HTML e de folhas de estilo. Vejamos alguns exemplos:

  • Se você quer uma palavra sublinhada, poderá usar a tag:

<u>palavra</u>

Resultado: palavra

  • Se você quiser enfatizar uma palavra, usará a tag:

<em>palavra</em>

Resultado: palavra

Então, tudo que se tem de fazer é decorar e usar algumas tags para formatar visualmente todo o nosso site, certo? Errado! Devem-se usar as todas as tags para aquilo que foram criadas, não como um recurso visual, mas como uma instrução para o navegador.

Quando você usa a tag em você não está dizendo que quer um texto um pouco inclinado (ou melhor dizendo, itálico), e sim está enfatizando, dando mais importância para aquela palavra. O resultado visual é apenas uma conseqência desta instrução.

Você acha que para um cego faz diferença se o texto estiver inclinado ou não? Para aqueles que usam navegadores especiais, o leitor de tela irá ler o texto com um diferencial quando encontrar esta tag, para que eles saibam que quem fez aquele texto queria enfatizar aquela palavra.

Então, quando fizer uma página preocupe-se com isso, existem tags como address para endereços ou abbr para abreviações, são tags semânticas importantes pelo seu significado e não por seu resultado visual.

O CSS também tem suas regras de desenvolvimento, mas é claro que este parte 100 para o visual do site. Todos esses padrões e muito mais podem ser encontrados no site da W3C. Para nos auxiliar existe este link – http://www.w3.org/QA/Tools/validators onde podemos validar o HTML e o CSS que desenvolvemos.

É interessante que o Web Designer também esteja sempre se atualizado em informações dos Padrões Web. Com isso, seu progresso é muito compensador em termos de agilidade fácil de modificar; acessibilidade funcional em vários navegadores; e usabilidade simples de entender a navegação, na hora de desenvolver uma web site.

Nesse artigo você irá obter informações de como utilizar Web Standards, Tableless e CSS para os padrões Web do seu site.

Você visualizará nos browsers de todos os sistemas operacionais e adequados para deficientes visuais, bem como para Smartphones, Palmtops e WebTVs.