/Marketing Digital

voltar
/Marketing Digital

6 plugins WordPress gratuitos para gestores de conteúdo

PorMayara Alanna Pereira Martins em

Trabalhando alguns anos como gestora de conteúdo, tive que me virar muitas vezes para implementar determinadas funcionalidades em sites ou blogs sem precisar da ajuda de desenvolvedores.

Hoje, administrando o blog da empresa em que trabalho, um novo desafio me foi dado, já que um dos requisitos era de não botar a mão no código. Com isso, precisei mais uma vez me virar usando apenas plugins para adicionar funcionalidades ao painel administrativo e ao blog. Isso me fez conhecer plugins gratuitos super interessantes e que compartilho alguns deles com vocês logo abaixo:

WordPress SEO by Yoast

Para quem quer se aventurar em tentar aplicar técnicas de SEO em um site ou blog, o plugin WordPress SEO by Yoast é bem interessante, sendo completo e muito intuitivo. Com ele é possível definir titles, meta descriptions, gerar sitemaps, informar quais conteúdos devem ser indexados ou não, sem precisar alterar código algum. Um plus desse plugin é a possibilidade de implementar o OpenGraph Protocol em seu site/blog.

TinyMCE Advanced

Usado para incrementar as ferramentas do editor padrão do WordPress, o TinyMCE Advanced é um plugin que logo depois de instalado deixa o usuário na dúvida do que deve ser feito, já que seu menu fica oculto junto ao de Configurações, mas a sua configuração é tão simples que supera esse pequeno problema de usabilidade. Com ele, adicionar tabelas, quebras de página, linhas, alterar fonte dos textos pode ser feito de forma prática.

Members

Com o plugin Members, para cada função de usuários do WordPress, você pode determinar a quais áreas do painel administrativo elas terão acesso. Mesmo oculto em Usuários, ao clicar em cada uma das roles de usuários, você marca ou desmarca os checkboxes, permitindo ou bloqueando o acesso às funcionalidades. O mais bacana também é que é possível criar roles de usuários diferentes das padrões do WordPress e bloquear o acesso de uma ou mais roles a determinados posts ou páginas dentro do painel.

Facebook

Esse plugin desenvolvido pelo próprio Facebook permite alterar o sistema de comentários do site ou blog para os do Facebook, incluir widgets de atividades recentes, recomendações, send e subscribe buttons. De fácil configuração, o plugin só não é mais completo por não apresentar a opção de widget da like box, mas é algo bem interessante para quem quer deixar o seu site bem mais social.

SendPress

Para quem precisa disparar newsletters, O SendPress é super indicado. Muito completo, ele permite que seja estilizado o template padrão de newsletter, criar listas de assinaturas, ter controle de todos os assinantes, além de ser possível escolher qual o serviço de disparo que será usado (do próprio SendPress ou outro indicado já na ferramenta). Interface sem complicação e que se adequa bem ao público ao qual se destina.

WPtouch

Com esse plugin, qualquer pessoa que acessar o site ou blog via mobile visualizará uma versão mais responsiva. Mesmo deixando o site com cara de aplicativo, o WPtouch cumpre o que promete e permite uma experiência melhorada no acesso via dispositivos móveis.

Esses são apenas alguns de uma lista infinita de excelentes plugins disponíveis no repositório oficial do WordPress. Tem algum que você utiliza e quer deixar como exemplo? Comente e dê sua opinião!

Deixe um comentário! 40

40 comentários

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

    1. @euclidesluan realmente todos nós sofremos ao acessar sites que não são desenvolvidos de forma responsiva. Por isso, o uso de plugins em alguns casos ajuda muito. =)

  1. Ótimo conteúdo Mayara, parabéns.
    Se você puder, gostaria de saber sobre a dificuldade de colocar banner em flash no WP. Estive vendo alguns comentários e isso parece ser uma dificuldade, principalmente para quem não entende de programação, como eu!
    Por fim, como você trabalha com temas, poderia me indicar alguns (grátis) para a área de notícias (que sirva para jornal). A grande maioria é indicado para assuntos pessoais ou de empresas, com pouca atualização.
    Já o site de jornal tem atualização muito constante, várias durante o dia.
    Fora que o visual manda muito.
    Um desses bem interessantes, que eu gostei e é em WP, mas não sei se é gratuito, é este: http://revistacult.uol.com.br/home/
    (e não sei se dá para saber que tema é)
    ………..
    Obrigado.

    1. Odair, realmente achar algum tema free que atenda prontamente ao que você precisa, mas achei neste link alguns bem bacanas: http://www.webdesigndev.com/web-development/10-free-newspaper-magazine-wordpress-themes. Infelizmente, o tema do site da Revista Cult deve ter sido desenvolvido especificamente para a empresa. Um tema que achei bem parecido com esse é de Club Alfa http://clubalfa.abril.com.br/, inclusive foi a empresa em que trabalho que desenvolveu o site de Club Alfa. =)

      Tente procurar alguns fora do repositório do WordPress, mas sempre tome cuidado. Cheque antes de tudo se é de empresa séria e se não houve reclamações de usuários.

  2. Grato pela resposta Mayara
    Vou ver este link, quem sabe…
    Já sobre o flash você não fez referências.
    Mas quando puder, gostaria de saber sua opinião.
    Um abraço
    Odair

    1. Odair, a diculdade de inserir banner em flash acredito que vá depender do tipo de tema que você utilizar. Uma forma mais fácil seria instalar algum plugin de gerenciamento de publicidade ou usar o próprio widget de Texto do WordPress. É só inserir nele o código do anúncio após arrastá-lo para alguma das áreas de widget do seu site. Lembre-se que se você usar o widget de texto, vai depender se seu tema tem suporte ou não para áreas de widgets.

  3. Oi.

    Uma outra dica de plugin para SEO em WordPress, é o All-in-SEO.

    Ele é bem simples e traz os campos definidos para inserção de titles, descriptions e tags. Geralmente o uso nos blogs de clientes.

    Enfim, só mais uma dica. :)

    Valew pelas indicações. Vou testá-los!

    1. Thiago, realmente ele é um plugin muito utilizado, porém acho o WordPress SEO by Yoast mais completo. Acho que o uso de determinado plugin vai depender para qual público você está trabalhando. Para um cliente mais leigo, acho que o All-in-One SEO Pack cabe muito bem, mas se for para um mais técnico por que não usar um que agregue mais funcionalidades? :)

    1. Por que não usar mobile? Com o crescente acesso de sites via smartphones, TODOS nós precisamos no adequar para oferecer uma interface de melhor visualização para esses dispositivos.

    2. Tenho que concordar fiz o bloqueio de acesso mobile no nosso site. Nosso trafego caiu 45% mas a rentabilidade subiu 180%. Mercado imobiliário

  4. Muito bom o artigo ! ajudou bastante!!!
    Você sabe se exste alguma forma de criar post ou página para usuários específicos?
    ex: tenho os clientes A, B e C
    queria disponibilizar um link de acesso pra cada um, como cada usuário teria que ter um link diferente, queria poder criar um página ou post que só o candidato A pudesse ler.
    Desde já agradeço !

    1. Arthur, você pode fazer isso via plugin Members, mas teria que colocar uma função diferente para cada usuário, o que não acho funcional. Outra forma que vejo é você criar páginas ou posts protegidos por senha. Quando esses conteúdos forem acessados, será pedida essa senha.

  5. ola parabens pelo desenvolvimento do conteúdo. estamos precisando de algumas dicas para nosso site, caso queira participar conosco envie-nos um e-mail. abraço, Raul ddd28

  6. Olá Mayara,
    Boa tade!!!
    Sua matéria ficou realmente ótima e muito bem elaborada… Adicionei algumas de suas dicas em meu blog :). Já uso o SendPress para mandar minhas newsletters às minhas clientes e adorei vê-lo na lista!!!!
    Li outra matéria sobre os plugins de formulários de contato hoje pela manhã e achei bem interessante…
    Beijinhos,
    Luíza Mary Kay

  7. Bacana o artigo, porém eu queria um plugin que bloqueasse a possibilidade de usuários assinarem os posts…procurei nas próprias configurações do wordpress/usuários e não achei isto, sendo assim, eu tenho que excluir um monte de usuários falsos que viraram assinantes.

  8. Que show! Acho que vim ao local certo!

    Estou precisando de um sistema exatamente como este do iMaster.

    Minha ideia é configurar um blog que permita que outros usuários se cadastrem possam :

    – configurar seu perfil
    – criar e editar sua postagens

    Isso é um plugin? Alguém sabe o que eu preciso fazer para ter um ambiente semelhante a este?

    adi.barbosa.coach@gmail.com

    1. Adi, tudo bem?

      O iMasters utiliza o WordPress como plataforma. Ele tem por padrão todas essas funcionalidades que você precisa.

      Abraço!

  9. Ola, gostaria de saber se existe algum plugin para impedir que usuários “Autores” possam ver imagens de outros autores? eu quero que cada autor possa ver somente suas próprias mídias.

  10. Alguém conhece um plugin q abra um determinado link após alguns segundos? E outro plugin q reconheça os cookies do usuário q clicou nesse link no mesmo dia.

leia mais
Este projeto é mantido e patrocinado pelas empresas: