O Cloud Computing dita as regras atualmente na internet. É, de fato, uma realidade que teve um boom no segundo semestre de 2009 e está funcionando a todo vapor atualmente. Como se sabe, a computação em nuvem, diante de diversos benefícios, oferece itens como escalabilidade, segurança, alta disponibilidade, economia e agilidade. Neste artigo, serão abordados os conceitos atuais de Cloud Computing e o que está para surgir.
Serviços
O conceito de Cloud Computing possui, no momento, 11 categorias de serviços. As mais populares são: Saas, PaaS e IaaS. As demais vertentes são aprimoradas dia a dia. Em curto prazo, outros serviços estarão segmentados de acordo com essas categorias no mercado. Entretanto, o ideal é analisar, mais de perto, as três categorias mais populares/maduras quando o assunto é computação em nuvem.
Saas (Software as a Service)
É um conceito de software oferecido em forma de serviço ou prestação de serviços. O software é executado em um servidor remoto. Não é necessário instalar o sistema no computador do cliente, basta acessá-lo pela internet. Alguns serviços encontrados no mercado que se encaixam nessa modalidade são:
– Serviços de telefonia (VoIP)
– E-mail Marketing
– Serviços de E-mail
– Loja virtual pronta
– Google Docs
– Gmail
– Sales Force
PaaS (Platform as a Service)
Este conceito oferece uma plataforma de desenvolvimento de aplicações, inclusive de software como um serviço. Em resumo: ações como desenvolver, compilar, debugar, deploy e test em uma aplicação passaram a ser executadas na nuvem. Pode parecer que estamos voltando à época dos mainframes, e de certa forma é isso mesmo, porém de forma organizada e escalar. A vantagem deste serviço é poupar custos, não alocar hardware desnecessariamente e poder escalar dados de forma simples sem ter que lidar com o ambiente físico diretamente. Alguns serviços encontrados no mercado que se encaixam nessa modalidade são:
– Hospedagem de Sites em geral
– Bungee Labs
– Heroku
– Google AppEngine
– Force.com da Salesforce
IaaS (Infrastructure as a Service)
Refere-se ao fornecimento de infraestrutura computacional (geralmente em ambientes virtualizados) como serviço. Em vez de o cliente comprar servidores para uma determinada aplicação, ele contrata um serviço dentro de um datacenter proporcional aos seus requisitos de infraestrutura e tem acesso completo à plataforma e ao software. Esse tipo de serviço é cobrado de acordo com a utilização ou pela reserva de recursos contratados. Alguns serviços encontrados no mercado que se encaixam nessa modalidade são:
– Cloud Server Pro da Locaweb
– EC2 da Amazon
– Blue Cloud da IBM
– GoGrid
Outras alternativas
Fora as categorias de Cloud Computing mencionadas acima, que são as mais populares, existem outras que estão ganhando força no mercado, segue uma lista com outras categorias:
DB as a Service
Oferece serviço de banco de dados como serviço operando em um datacenter, podendo ser acessado externamente por qualquer tipo de aplicação, como se fosse local.
Governance as a Service
Serviço que viabiliza o gerenciamento de topologias, monitoramento de recursos e virtualização via internet, com base em políticas definidas para dados e serviços.
Information as a Service
Conceito que tem como objetivo consumir informações hospedadas remotamente, assim como uma integração de softwares, utilizando, por exemplo, APIs.
Integration as a Service
Serviço que oferece as funções e os recursos de um (EAI) “Enterprise Application Integration” operando em Cloud.
Process as a Service
Recurso que oferece remotamente meios de criar processos de negócio. O aplicativo pode interagir com sistemas, serviços e informações, que, combinados, geram uma sequência de processos empresariais.
Security as a Service
Oferece serviços de segurança lógica aplicadas a e-mail, navegação, controle de vulnerabilidades, entre outros, incluindo uma interface de monitoramento via internet.
Storage as a Service
Modalidade que oferece armazenamento como serviço dentro de um datacenter, podendo ser acessado por aplicações externas.
Test as a Service
Ambiente para testes de aplicações em nuvem, websites e aplicações remotas disponibilizado na internet.
O conceito vem evoluindo constantemente, tanto que já se fala até em Everything as a Service (EaaS ou XaaS), ou seja, “tudo como serviço” rodando na nuvem. O caminho, sem dúvida, tende a esse final, visto que a rede pode, de fato, viabilizar essa tendência.