Cloud Computing

28 jan, 2011

Quatro passos para o sucesso em projetos de cloud computing

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O surgimento da computação em nuvem representou uma grande ruptura no modelo tradicional de serviços de tecnologia da informação, que não estão mais amarrados a hardware dedicados. Os serviços passaram a se mover livremente sobre a infraestrutura, quando e onde necessários. Mas isso não significa que as empresas precisam reinventar completamente sua área de TI para implementar projetos em cloud.

Muitas organizações têm entre seus principais objetivos de negócios a agilidade na resposta a demandas, a redução de custos ao entregar serviços e a minimização de riscos. Os projetos de computação em nuvem não mudam esses objetivos e, na verdade, aceleram o processo para atingi-los. Mas, para obter sucesso nesse movimento, é preciso submeter-se a quatro grandes transformações: infraestrutura, processo organizacional, serviços e cultura.

1 – Transformação de infraestrutura

Talvez a mais significativa mudança envolva a infraestrutura de TI. Nesse cenário, não é mais possível manter arquiteturas tradicionais fragmentadas, com pilhas de aplicações e dados segregados em silos de hardware. A arquitetura de cloud computing é unificada e fluída. As aplicações e os dados movem-se pela nuvem para entregar serviços em qualquer local ou momento.

E como fazer a transição de um ambiente fixo para um fluído? É possível criar ambientes para a realização de testes. Desse modo, cria-se um período para ganho de experiência e posterior abrangência do projeto, incluindo sistemas críticos.

2  – Transformação de processo e organizacional

Ao longo dos anos, as organizações desenvolveram processos de melhores práticas para as disciplinas de TI, como as baseadas no ITIL (IT Infrastructure Library). Essas práticas proporcionam grandes ganhos ao gerar agilidade, reduzir custos e evitar riscos.

Esses processos devem ser mantidos quando se dá início a um projeto de cloud computing. E há várias maneiras de utilizá-los, mesmo que seja necessário algum tipo de mudança para adequação de processos e aumento da sintonia com os ambientes em nuvem. Para isso, existem várias tecnologias que simplificam e que automatizam o gerenciamento de processos em nuvem.

Uma orientação a serviço requer uma estrutura organizacional de TI que seja capaz de gerenciar e de suportar um ambiente de cloud. A transformação pode envolver várias novas funções. Por exemplo, a empresa pode substituir times estruturados por linhas de tecnologia por equipes como administração de serviços ou gerenciamento de produtos de TI que trabalham em uma perspectiva de serviço que cruza todas as tecnologias.

3 – Transformação de serviço

As melhores práticas do ITIL estão focadas em auxiliar as organizações a se movimentar em uma perspectiva de serviço. A computação em nuvem pode suportar essa abordagem ao permitir que os executivos solicitem serviços sozinhos, o que aumenta a agilidade ao atender as necessidades de negócios.

Executivos de negócios não se importam com os componentes da infraestrutura de TI necessários para entregar um serviço. Eles querem rapidez na solicitação de um serviço e entrega no prazo. Para atender essas necessidades, padrões facilitam a requisição de serviços, além de simplificar o gerenciamento e de reduzir os custos.

O gerenciamento de serviços de negócios (Business Service Management) auxilia as empresas na transição de uma abordagem orientada a serviço para o gerenciamento de serviços. O BSM é uma abordagem abrangente e uma plataforma unificada para fazer a TI funcionar. Isso permite gerenciar a infraestrutura de um ponto de vista do serviço relacionando-os com componentes ocultos da arquitetura de TI que suportam esses serviços. Desse modo, o departamento de tecnologia pode gerenciar serviços baseados no impacto que eles têm nos negócios, aumentando a eficiência.

4 – Transformação cultural

No passado, alguns departamentos de TI apresentavam dificuldades organizacionais ou orçamentárias e, consequentemente, eram lentos ao atender as solicitações de negócios. Hoje, a computação em nuvem traz agilidade, atendendo em minutos as demandas de serviço, o que representa uma grande mudança cultural não só para a área de TI, mas para todos os departamentos das empresas. Com isso, os executivos podem ser mais ágeis na resposta às mudanças de mercado e aproveitar novas oportunidades.

A TI deve ser a força motriz por trás da transformação cultural. Comunicar de maneira efetiva os benefícios que a computação em nuvem pode trazer é essencial. A mensagem a ser passada é de que as pessoas podem solicitar serviços sem esforço, atendendo pedidos sem atrasos e as expectativas do usuário com serviços de qualidade.

Juntando tudo

A computação em nuvem está transformando todos os aspectos da TI: infraestrutura, processos, orientação a serviços, estrutura organizacional e cultura corporativa. Mas, apesar de todas as transformações, esse ainda é um processo em andamento, e as empresas podem ir para a nuvem sem deixar de lado tudo que foi desenvolvido em seu ambiente tradicional.

Os objetivos corporativos ainda são os mesmos: conseguir ser extremamente ágil na resposta a demandas de negócios, reduzir custos ao entregar serviços e minimizar riscos. O cloud computing pode auxiliar a atingir esses objetivos, e as empresas podem utilizar as tecnologias (virtualização, automação e portais) que fornecem uma base para projeto de cloud. As soluções de BSM auxiliam no gerenciamento de serviços para obter o máximo de valor, fortalecendo os laços entre a TI e os negócios para auxiliar a garantir o sucesso das empresas.