Carreira Dev

14 mar, 2019

Tome a decisão de ser um profissional alto nível

100 visualizações
Publicidade

Uma vez eu estava em um evento no escritório do Facebook e evitei conversar com recrutadores da empresa por falta de confiança de que eu poderia ser um bom candidato para uma vaga no Facebook.

Para um profissional ambicioso e com cinco anos de experiência, pensar dessa forma é simplesmente inaceitável. Eu me considerava um ótimo programador, conhecia muito bem o desenvolvimento web e era referência na empresa que eu trabalhava, mas mesmo com um bom grau de conhecimento e com um certo destaque na empresa, eu sabia que engenharia de software era muito mais do que eu conhecia.

A falta de exposição a diferentes aplicações diminuía minha confiança e consequentemente afetava meu crescimento profissional.

Confiança é definitivamente a chave para o sucesso profissional e a decisão de construir essa autoconfiança é o primeiro passo. A jornada pode ser longa e árdua, por isso, trabalhe sua mente e não desista.

Como construir confiança em você mesmo? Working hard! “ndo” mais! Lendo, escrevendo, arquitetando, gerenciando, arriscando, ensinando, se apaixonando mais, mais e mais! “ndo” é um gerúndio, que significa uma ação em curso.

Somente agindo constantemente você vai se tornar um profissional alto nível e consequentemente uma pessoa auto confiante.

Aumente sua confiança e, assuma mais responsabilidades e com isso aprenda mais, ganhe experiência e aumente o seu nível profissional.

Descubra o prazer de ser a referência para os que trabalham com você e naturalmente você deixará de ser um executor de tarefas e se tornará um profissional tático e posteriormente um profissional estratégico.

Você tem sua auto confiança alta e é o cara na empresa onde trabalha, mas já decidiu dar um passo à frente e ser ótimo em desenvolver software?

Nenhum dos fatos abaixo te fazem ser um desenvolvedor alto nível:

  • Ser um programador rápido
  • Escrever SQL complexos
  • Entregar bastante em pouco tempo
  • Automatizar trabalho maçante
  • Resolver todas as “buchas” do ambiente de produção
  • Ser referência do cliente
  • Tocar projetos sozinho
  • Conhecer bem o sistema

Esses pontos servem apenas pra você ter moral com o seu atual empregador. Todos os itens mencionados acima são muito importantes para um programador, mas para ser um cara bom, respeitado e um engenheiro classe A, sinceramente, é preciso muito mais.

Ser um engenheiro de software vai além de programar. Muitas funções requerem que o desenvolvedor tome conta de todo o ciclo de vida do desenvolvimento de software, sempre tentando melhorar o produto como um todo, procurando diferentes alternativas e tecnologias para alcançar o objetivo principal do projeto.

Ser um desenvolvedor alto nível é conhecer todo o processo de desenvolvimento de software e ter considerável expertise nas partes chave do processo.

Para isso, vai precisar de conhecimento sobre design, arquitetura e algoritmos, enquanto segue as melhores práticas de desenvolvimento de software, criatividade e pensar fora da caixa para oferecer diferentes soluções para diferentes problemas.

Conseguir ser um profissional acima da média na área de TI vai requerer habilidades no desenvolvimento back-end, front-end, DevOps, Cloud Computing, Web Design, sistemas distribuídos, database, melhores práticas, gerenciamento de código, gerenciamento de infraestrutura, escalabilidade, segurança e muito mais.

Certamente você não será expert em tudo que listei acima, mas você deve tentar entender a maioria deles, mesmo que de uma forma superficial e escolher os principais para adquirir um conhecimento profundo.

Recentemente eu escrevi um artigo listando alguns pontos essenciais que todo desenvolvedor experiente deveria conhecer e importantes para o desenvolvedor que está trilhando o caminho pra ser um desenvolvedor respeitado.

Será muito difícil um desenvolvedor ser grande se ele não for apaixonado pelo que faz. Um desenvolvedor bom sente uma emoção maior em aprender algo novo do que uma criança abrindo um presente no natal.

Open source é uma forma que muitos desenvolvedores bons expressam sua paixão – mas não é a única. Outros desenvolvedores apaixonados, por exemplo, fazem desafios de programação, ajudam outros no Stack Overflow, dão palestras, participam de meetups, têm projetos pessoais e alguns escrevem artigos.

Desenvolvimento de software é uma área gigante, e para ser considerado um profissional alto nível, o desenvolvedor vai precisar ser motivado, proativo para aprender novas tecnologias e exercer diversas funções na carreira. Continue sempre se desafiando e você naturalmente vai se tornar melhor em resolver problemas, a essência da nossa profissão.

Voltando na minha história inicial, três anos depois do evento citado, não trabalho no Facebook, porém, já fui convidado a participar de um processo seletivo da empresa e de outras empresas famosas, mas recusei, por considerar que a oferta não era compatível com o esperado para um profissional alto nível e auto confiante.