Carreira Dev

6 out, 2008

Scrum sem fronteiras

Publicidade

Caro leitor, estamos vivendo um momento muito interessante na área de desenvolvimento de software, o momento das metodologias ágeis.

Vocês já devem ter ouvido falar de Scrum, FDD , XP e mais um monte de outras siglas do gênero. Pois então, o conceito por trás destas siglas já existe há um bom tempo, antes mesmo do Manifesto Ágil que foi criado em 2001 por alguns gurus do mundo do desenvolvimento de software.

Como toda novidade, quando surgiram estas metodologias algumas foram criticadas duramente e em alguns fóruns de discussão até ridicularizadas, mas hoje é fato que as mesmas pessoas que criticaram estão utilizando alguma prática ou método ágil e isso é bom.

O que não é bom é ver empresas e pessoas despreparadas, sem ou com pouca vivência no assunto oferecendo cursos, mentoring, coaching e etc. Isso me preocupa bastante porque percebo que quase sempre é deixado de lado o manifesto ágil e a filosofia por trás disso tudo para simplesmente ensinar o ciclo de vida dessas metodologias. Sinceramente, o ciclo de vida é tão simples que você não precisa de um curso para entendê-lo.

Recentemente existe uma procura muito grande pelos cursos de Scrum. Realmente é uma metodologia para gerenciamento muito interessante, fácil de entender, mas difícil de se aplicar.

O Scrum força uma mudança cultural, uma mudança na forma de pensar, na forma de agir e tira todas as pessoas da zona de conforto. Dependendo da cultura da empresa, ele não irá se encaixar e se for implantado forçadamente será rejeitado pelas pessoas envolvidas. Apesar do Scrum ser uma metodologia ligada à area de exatas, ela tem muito de humanas e isso tem que ser levado em conta o tempo todo.

E sobre querer ser um Scrum Master, devo alertar sobre um pequeno detalhe: não é para qualquer um. Esta figura tem que transitar naturalmente entre o campo do raciocínio lógico muito presente no nosso dia-a-dia e o campo onde deve ter um lado humano muito forte, uma presença de espiríto marcante, um lider nato e quase que um psicólogo. Scrum tem muito de filosofia e psicologia, podem acreditar.

O comando-controle não existe no mundo ágil. Estamos na era da informação onde os profissionais desta área são pagos para resolverem problemas de forma criativa e para isso tem todo um processo mental de organização das idéias que deve ser respeitado. Entretanto, é a quebra deste paradigma que incomoda muitos gerentes, coordenadores e desenvolvedores (!!!) que ainda estão acostumados com a mentalidade da era industrial.

Sabendo o quanto essa mudança irá influenciar a cultura e as pessoas da sua empresa é que você poderá decidir se irá contratar algum tipo de consultoria em métodos ágeis e se você optar por sim, fique sabendo que o Scrum ou qualquer outra metodologia só irá funcionar quando a filosofia por trás delas estiver no sangue de todos, ou melhor, quando todos os envolvidos estiverem comprometidos com a causa. Caso contrário, mesmo depois de “implantado”, é melhor não dizer que está utilizando a metodologia porque na verdade você não está.

A grande mensagem que quero deixar para os amigos leitores é que tomem cuidado quando forem contratar algum curso ou consultoria, verifiquem antes o histórico do instrutor e não abandonem a fonte da informação. Buscar a verdade sobre um assunto é o melhor caminho para não ser enganado.

Gostaria de fechar este artigo dizendo que mencionei mais sobre o Scrum porque é a vedete do momento, mas a mensagem serve para qualquer metodologia ágil e até mesmo para qualquer outro curso onde o conteúdo seja sobre alguma novidade do momento.

Obrigado a todos!

Abraço e até a próxima.