Carreira Dev

4 nov, 2013

Qualificação profissional em TI: como escolher?

Publicidade

Este artigo é um publieditorial. 

 

Robôs enfrentam-se em uma luta em que apenas um sairá vencedor. Propulsores estrategicamente posicionados lançam minifoguetes recém-saídos de uma impressora 3D. Drones sobrevoam o campus à procura de QR codes para solucionar problemas. E você, no centro deste cenário, desenvolve toda a programação responsável por dar “vida” aos pequenos andróides, trabalhando em soluções computacionais, utilizando softwares de simulação balística para minifoguetes e pilotando drones equipados com web-câmeras que serão utilizadas para trazer os desafios que terão de ser vencidos com seus conhecimentos em programação de computadores. Parece ficção científica? Pois esses são apenas alguns dos projetos desenvolvidos em aula pelos alunos da faculdade de tecnologia FIAP.

Considerada uma das melhores em tecnologia e gestão do país, a FIAP oferece oito cursos superiores voltados para a formação altamente qualificada de profissionais em Tecnologia da Informação – um dos setores mais promissores do Brasil e um dos que mais se ressentem da falta de especialistas. De acordo com a consultoria IDC, hoje são cerca de 40 mil vagas em aberto no setor e esse número deve crescer para 117 mil até 2015.

“Para decidir qual curso fazer, o jovem deve se perguntar o que o atrai na área de TI. São várias linhas de estudos e a duração dos cursos varia de 2 a 5 anos”, informa Wagner Sanchez, diretor acadêmico da faculdade FIAP. “A grande diferença entre os cursos de bacharelado e os tecnológicos é o tempo de formação. Outro grande diferencial é a especificidade do curso perante o mercado”, afirma Sanchez. O curso tecnológico permite que o estudante se transforme em um profissional mais especializado em uma determinada área, em um curto período de tempo. Já o curso de bacharelado, por ser mais abrangente, permite englobar mais áreas de atuação, mas ambos são considerados cursos de nível superior, permitindo ao formado em qualquer um dos cursos fazer uma pós-graduação.

Dentro do leque de cursos oferecidos pela FIAP  estão os de bacharelado (com duração entre 4 e 5 anos): Engenharia de Produção 2.0, Engenharia da Computação, Administração com formação específica em TI; e os tecnológicos (com duração de 2 anos): Redes de Computadores, Banco de Dados, Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Sistemas para Internet.

“Estamos vivendo um momento único no mercado nacional de TI, pois não temos mão de obra qualificada em TI suficiente para suprir os cargos em aberto nas empresas, o que transforma a área em um grande negócio para todos aqueles que optarem por seguir essa carreira”, avalia Guilherme Estêvão, consultor na área de Recursos Humanos, especialista em captação de profissionais de TI.

As inscrições para o processo seletivo da FIAP estão abertas. Os interessados podem se inscrever para participar do vestibular 2014 até 5 de dezembro pelo site.