Carreira Dev

3 fev, 2020

Programadores criam código aberto para protestar contra abuso financeiro na Europa

100 visualizações
Publicidade

Um grupo de programadores da República Tcheca fez e entregou ao governo local de maneira voluntária um sistema de informática, que tinha sido encomendado a outra empresa.

De acordo com informações do Blog de Milton Ribeiro, os devs tomaram essa atitude em protesto contra o Ministério dos Transportes do país, que tinha assinado um contrato considerado muito caro para este serviço.

O primeiro-ministro tcheco demitiu o ministro dos Transportes, após ter conhecimento sobre o caso.

Programadores em protesto

O protesto veio à tona depois que a comunidade Dev descobriu a compra, sem licitação, por parte do governo theco, que queria criar um serviço para a venda de autorizações eletrônicas de viagem para rodovias com pedágio.

O contrato no valor de 400 milhões de coroas tchecas (quase 16 milhões de euros) incluía o desenvolvimento de uma loja online e dois aplicativos para iOS e Android.

A empresa contratada teria quatro anos para o desenvolvimento e suporte do site. Mas a situação causou revolta na comunidade de TI local, por causa do desperdício de dinheiro.

Foi aí que Tomas Vondracek, dono da Actum Digital, convidou programadores locais para criarem um sistema análogo.

Eles planejaram fazer tudo durante um único fim de semana e, em seguida, simplesmente transferir o código para o governo tcheco como presente e um exemplo de como os impostos dos cidadãos são gastos.

Programadores em ação

Ao todo, mais de 300 programadores da República Tcheca responderam às chamadas nas redes sociais.

De acordo com o Blog, na sexta-feira, 24 de janeiro, 60 técnicos se reuniram na cidade de Praga. No domingo (26) à noite, eles criaram a plataforma fairznamka.cz, que atendia aos requisitos do serviço de 16 milhões de euros.

Na segunda-feira, 27 de janeiro, o site ganhou um módulo público de teste.

Durante o primeiro dia, o serviço foi visitado por mais de 175 mil pessoas. Os pagamentos pelo acesso à rodovia foram feitos simbolicamente.

O governo tcheco se ofereceu para pagar pelo sistema, mas depois aceitou o site fairznamka.cz de presente, como pretendiam os programadores.

Segundo Vondrachek, o desenvolvimento voluntário é um importante precedente, que fará com que a República Tcheca reflita sobre o valor de cada serviço.