Carreira Dev

22 out, 2010

O Android está preparado para o mercado corporativo?

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A
conquista do mercado de celulares, com suas taxas de crescimento de
dois dígitos, é o objetivo de muitas empresas como Apple (iOS),
Google (Android), RIM (Blackberry), Nokia (Symbian) e Microsoft
(Windows Phone 7). Cada uma à sua maneira tenta convencer usuários
e empresas a aderirem à sua plataforma. Apesar dos vários
concorrentes, ao que tudo indica, dois deles tem reais chances de
brigar pela liderança: a Apple e o Google.

O
iPhone já conquistou sua legião de adeptos com sua interface fácil,
design diferenciado e uma grande disponibilidade de aplicativos na
loja da Apple.

Do
outro lado o Android, com menos de dois anos de mercado, vem
literalmente “correndo por fora” e ganhando mais adeptos no
mercado doméstico a cada dia. Nos Estados Unidos ele já é a
terceira plataforma mais popular, com 17% do mercado, segundo
pesquisa da consultoria comScore.

A
dúvida é, será que o Android terá a capacidade de repetir este
sucesso no mercado corporativo? Mesmo com as críticas ao sistema por
causa das várias versões utilizadas pelas operadoras eu acredito
que sim, devido as seguintes questões:

  • Um
    ponto importante na aceitação do Android é a sua flexibilidade na
    utilização do sistema em diversos celulares de diferentes
    fabricantes. Isto permite uma oferta diferenciada de aparelhos que
    podem atender a necessidades específicas das empresas. Isto também
    significa concorrência entre os fabricantes, o que é bom para o
    cliente.
  • O
    sistema também inclui nativamente o recurso de ser multitarefa
    permitindo a execução de vários aplicativos ao mesmo tempo. Com
    certeza uma característica necessária para os usuários
    corporativos.
  • A
    forma de acesso aos aplicativos disponíveis também deixa claro a
    diferença entre as duas plataformas. Ao contrário da Apple Store,
    que oferece apenas os aplicativos aceitos pela fabricante, no caso do
    Android Market a oferta de apps é mais democrática e permite que os
    desenvolvedores ofereçam aplicações de acordo com os interesses e
    exigências de seus clientes. 

Nenhum
sistema operacional, móvel ou para desktop pode oferecer uma
segurança completa mas em relação a esta questão parece que não
haver dúvida de que o Android é o vencedor devido a sua origem
baseada no Linux. No Android os aplicativos são executados com
permissões específicas que controlam o que o app pode ou não
fazer. Outra vantagem está na própria filosofia da diversidade,
como acontece com o Linux, a plataforma aberta significa que a
comunidade mundial de desenvolvedores e usuários pode acompanhar e
melhorar a segurança.

Outras
questões como a flexibilidade de personalização, suporte ao Flash
da Adobe e custo, fazem com que o Android esteja pronto tanto para o
mercado doméstico como o mercado corporativo!