Carreira Dev

27 mai, 2016

Hack ‘n’ Cast – Bitcoin: Mineração e Carteiras

100 visualizações
Publicidade

Neste novo episódio do Hack ‘n’ Cast, tratamos do assunto mineração de bitcoins, carteiras e onde gastar seu rico dinheirinho, passando também por protocolos e poder computacional. Confira!

hackncast

Para não perder nenhum episódio siga-nos nas redes sociais (Twitter e Facebook) ou inscreva-se (Feed, Podflix, iTunes e Pocket Casts). Você quer colaborar com o Hack ‘n’ Cast? Sugira um tema, nos ajude a produzir uma pauta ou participe conosco! Basta entrar em contato por E-mail, Facebook ou Twitter. E agora temos a nossa lista de discussão no Google Groups!

O que é mineração

A mineração não é simplesmente o processo de encontrar Bitcoins. Na verdade, é um processo de busca por blocos (podemos abstrair como “espaços vazios”) para a blockchain. Ao encontrar um novo bloco, você ganha 25 Bitcoins, e é por isso que muitas pessoas mineram.

Além do processo de busca de blocos, ao minerar, seu computador está processando a blockchain e recebendo transações de terceiros para validação. Dessa forma, ao minerar, você está agindo como um nó de uma rede descentralizada, e você é responsável por validar ou rejeitar transações. Para incentivar a mineração (mesmo após os blocos “vazios” se esgotarem), as transações também “rendem bitcoins”. Quando você, da perspectiva de um cliente, realiza uma transação, você pode (ou não, fica a seu critério) definir uma “taxa” a ser recolhida sobre essa transação, que será entregue ao que processar e validar essa transação. O valor dessa taxa é estipulado pelo cliente que inicia a transação, e pode ser qualquer valor, até milésimos de um bitcoin. Claro que, quanto mais alta a taxa, mais pessoas estarão interessadas em validar sua transação, logo seu “dinheiro” vai chegar mais rápido no destino.

Frações de Bitcoins

É muito importante ressaltar que um bitcoin não é a menor unidade dessa criptomoeda. Na verdade, o bitcoin pode ser dividido em muitas partes, e algumas delas possuem nome. Frações:

  • 1 = Bitcoin;
  • 0.001 = Milibitcoin (mBit);
  • 0.000 001 = Microbitcoin (uBit) ou Bit;
  • 0.000 000 01 = Satoshi;

Vale a pena minerar?

Sendo curto e grosso: não. Atualmente, a “rede bitcoin” é uma das redes computacionais com maior poder de processamento no mundo. Por mais poderoso que seja o seu hardware, você provavelmente não se aproximará das ASIC Farms utilizadas ao redor do mundo.

Onde é usado?

Fontes de aprendizagem

Musicas: Toda a trilha sonora deste episódio é composta por canções do álbum The Slip da Banda Nine Inch Nails, que está disponível no site oficial da banda sob a licença Creative Commons (BY-NC-SA).