Neste novo episódio do Hack ‘n’ Cast, tratamos do assunto mineração de bitcoins, carteiras e onde gastar seu rico dinheirinho, passando também por protocolos e poder computacional. Confira!
Para não perder nenhum episódio siga-nos nas redes sociais (Twitter e Facebook) ou inscreva-se (Feed, Podflix, iTunes e Pocket Casts). Você quer colaborar com o Hack ‘n’ Cast? Sugira um tema, nos ajude a produzir uma pauta ou participe conosco! Basta entrar em contato por E-mail, Facebook ou Twitter. E agora temos a nossa lista de discussão no Google Groups!
O que é mineração
A mineração não é simplesmente o processo de encontrar Bitcoins. Na verdade, é um processo de busca por blocos (podemos abstrair como “espaços vazios”) para a blockchain. Ao encontrar um novo bloco, você ganha 25 Bitcoins, e é por isso que muitas pessoas mineram.
Além do processo de busca de blocos, ao minerar, seu computador está processando a blockchain e recebendo transações de terceiros para validação. Dessa forma, ao minerar, você está agindo como um nó de uma rede descentralizada, e você é responsável por validar ou rejeitar transações. Para incentivar a mineração (mesmo após os blocos “vazios” se esgotarem), as transações também “rendem bitcoins”. Quando você, da perspectiva de um cliente, realiza uma transação, você pode (ou não, fica a seu critério) definir uma “taxa” a ser recolhida sobre essa transação, que será entregue ao que processar e validar essa transação. O valor dessa taxa é estipulado pelo cliente que inicia a transação, e pode ser qualquer valor, até milésimos de um bitcoin. Claro que, quanto mais alta a taxa, mais pessoas estarão interessadas em validar sua transação, logo seu “dinheiro” vai chegar mais rápido no destino.
Frações de Bitcoins
É muito importante ressaltar que um bitcoin não é a menor unidade dessa criptomoeda. Na verdade, o bitcoin pode ser dividido em muitas partes, e algumas delas possuem nome. Frações:
- 1 = Bitcoin;
- 0.001 = Milibitcoin (mBit);
- 0.000 001 = Microbitcoin (uBit) ou Bit;
- 0.000 000 01 = Satoshi;
Vale a pena minerar?
Sendo curto e grosso: não. Atualmente, a “rede bitcoin” é uma das redes computacionais com maior poder de processamento no mundo. Por mais poderoso que seja o seu hardware, você provavelmente não se aproximará das ASIC Farms utilizadas ao redor do mundo.
Onde é usado?
-
- Diretamente (alguns exemplos):
-
- gyft.com;
- Overstock.com (Loja online estilo submarino);
- TigerDirect (Loja online de artigos eletrônicos);
- Dell;
- Lojas físicas podem ser encontradas em coinmap.org;
- expedia.com;
- btctrip.com;
- cheapair.com;
-
- Indiretamente (por meio de cartão presente):
-
- Amazon;
- Best buy;
- GamesStop;
- E diversos outros;
Links adicionais
Alguns links citados no episódio:
- Máquinas Minerando Bitcois #1;
- Máquinas Minerando Bitcois #2;
- Máquinas Minerando Bitcois #3;
- Máquinas Minerando Bitcois #4;
- ASIC Farms | Google;
- Blockchaing.info;
- Ferramentas:
- Carteiras standalone:
- Carteiras web
- App para smartphone
- Mycelium;
- Carteiras de papel;
Fontes de aprendizagem
- Português:
- Bitcoin | pt_BR;
- Livro: Bitcoin – A Moeda na Era Digital;
- Inglês:
- Wiki Bitcoin;
- Vídeos no YouTube;
- Podcast:
- Fórum “oficial”: bitcointalk.org
- Documentário: Rise and Rise of Bitcoin
Musicas: Toda a trilha sonora deste episódio é composta por canções do álbum The Slip da Banda Nine Inch Nails, que está disponível no site oficial da banda sob a licença Creative Commons (BY-NC-SA).