Carreira Dev

12 nov, 2012

Eu estive no III EATI – Encontro Anual de TI, em Frederico West-o-quê??

Publicidade

Na semana passada estive em  uma cidade chamada Frederico Westphalen, no norte do Rio Grande do Sul, para um evento de tecnologia. Confesso que, ao descobrir que era em uma escola agrícola, fiquei um pouco preocupado. Mas na verdade é um campus da Universidade Federal de Santa Maria!

Na ida, encontrei com o Zeno Rocha, que iria palestrar no mesmo evento, e conversamos sobre as nossas expectativas durante as duas horas que separam o aeroporto mais próximo (Chapecó – SC) de “Fred West”. Confesso, estávamos um pouco pessimistas, mas como gostamos de iniciativas malucas e gente fazendo acontecer, pensamos que na pior das hipóteses, iríamos conhecer uma cidade nova e ter história pra contar.

Mas o  que encontramos foi algo totalmente diferente do que esperávamos. Fomos muito bem recebidos pelos organizadores do evento e o que eu vi lá foram pessoas de alto nível de conhecimento e com uma vontade imensa de aprender muito mais!

Antes da minha palestra pude assistir ao pessoal do Grupo RBS, com o Marlon Bifano explicando como eles conseguiram mudar os paradigmas de desenvolvimento da empresa e aplicar metodologias ágeis e boas práticas.

A minha palestra começou às 21h, o que, para um evento de tecnologia que dura o dia inteiro, é um horário bastante ruim. Mas aí que eu me enganei, quando comecei a falar tinham, em média, 100 pessoas na sala, 50 minutos depois, quando terminei, estavam as mesmas pessoas nos mesmos lugares, sem nenhuma baixa! Isso foi muito bacana!

No dia seguinte foi a vez do pessoal do BrazilJS, mais especificamente Zeno Rocha, Jaydson e Felipe N. Moura, detonarem o pessoal com conteúdo de qualidade no Momento BrazilJS. Foram palestras de CSS3, Javascript, HTML5 e Acessibilidade que deixaram todo mundo animado, tanto com a qualidade quanto com a forma como foram apresentadas.
Organização do EATI

O pessoal  ficou bastante impressionado com nós quatro, mas mal sabem eles o quanto conseguiram mudar a nossa cabeça com o evento que eles fizeram. Se todas as ditas “Academias” tivessem a mesma força de vontade e atitude que essas pessoas (não vou citar os nomes porque são tantas, desde professores a alunos, que vou acabar esquecendo de um ou outro e não quero isso) tiveram/têm, o nosso mundo acadêmico e o nosso mercado de trabalho seria outro, o nosso pólo brasileiro de TI seria outro!

Conversei com pessoas de alto nível, conheci trabalhos que dificilmente vejo em grandes centros, resumindo, escrevam este nome: Frederico Westphalen – vocês ainda vão ouvir falar muito deste lugar!

Abaixo os slides que apresentei no evento!

Até ano que vem em Frederico Westphalen!