Carreira Dev

19 mar, 2024

Empoderando as mulheres na tecnologia: 8 maneiras de quebrar o teto de vidro

Publicidade

O setor tecnológico permanece como uma das forças motrizes essenciais para o crescimento econômico, orientando os avanços que moldam a nossa sociedade. No entanto, também continua a ser uma arena predominantemente frequentada por homens. As mulheres na tecnologia estão historicamente sub-representadas. Menos de 35% de nós trabalham na indústria neste momento, um número que, apesar dos aumentos graduais, sublinha a disparidade de gênero.

Além disso, um ritmo lento de mudança sugere um longo prazo – mais de 130 anos – antes de podermos antecipar o encerramento desta disparidade de género.

No mês que traz o Dia Internacional da Mulher, aproveito o momento de reflexão como um ponto de verificação para as mulheres e para a comunidade em geral avaliarem o progresso e traçarem estratégias para o futuro. Com este espírito, também eu contribuo para a conversa partilhando 8 estratégias extraídas da minha experiência pessoal. Espero que estas ideias possam de alguma forma lançar luz sobre o assunto e apoiar outras mulheres na sua jornada para quebrar o teto de vidro na indústria tecnológica.

Mulheres na tecnologia: algumas estatísticas para compreender o cenário

 

Gráfico de estatísticas de mulheres na indústria de tecnologia

 

Aqui estão alguns fatos que ajudam a retratar o cenário atual para as mulheres na tecnologia:

As estatísticas acima sublinham a nossa necessidade urgente de diversidade de gênero no setor, tanto como um imperativo ético como também como um caminho para impulsionar o sucesso das empresas. Equipes diversas não são apenas mais inovadoras; refletem também o amplo espectro de utilizadores de tecnologia, defendendo que estes utilizadores tenham voz no processo de tomada de decisão.

Portanto, é hora de explorar o que pode ser feito para capacitar as mulheres para avançarem em suas carreiras tecnológicas e quebrar o chamado “teto de vidro”. Ao fazê-lo, comprometemo-nos a criar uma indústria mais inclusiva, onde esperamos que cada contribuição seja valorizada e que cada voz seja ouvida.

8 maneiras de ajudar as mulheres na tecnologia a quebrar o teto de vidro 

Mulher escalando uma parede representando uma das barreiras enfrentadas pelas mulheres na tecnologia

Barreiras invisíveis, preconceitos e estereótipos que impedem as mulheres e as minorias de alcançarem as posições que desejam são geralmente referidas como “teto de vidro”. Não é imediatamente aparente, mas está lá e está bloqueando o movimento ascendente em suas carreiras.

Se você é uma mulher interessada em seguir carreira na área, aqui estão algumas dicas para ajudá-la a entrar no setor:

 

1. Rede

Certifique-se de participar de eventos do setor e fóruns online e conectar-se com profissionais e outras mulheres da área. Uma rede de contatos pode ajudá-lo a se manter atualizado sobre as últimas tendências e abrir portas para novas oportunidades.

2. Conecte-se com um mentor

Procure mentores que possam oferecer orientação, incentivo e apoio à medida que você avança em sua carreira. Uma mulher que enfrentou as complexidades da indústria de tecnologia pode ajudá-lo, compartilhando suas experiências e dando conselhos sobre como ter sucesso. Nós somos melhores juntas!

3. Eduque-se no ecossistema tecnológico

Aproveite recursos online gratuitos como FreeCodeCamp , Coursera e Codecademy para aprender linguagens de programação e outras habilidades tecnológicas essenciais. Sua empresa oferece orçamento para educação ou treinamento de funcionários? Certifique-se de explorar esta opção também.

4. Ganhe experiência por meio de estágios

Embora criticado com justiça pelas habituais inequivalências nas taxas salariais, procure candidatar-se a estágios que reconheçam o seu tempo e contribuições para ganhar experiência prática e demonstrar o seu compromisso com potenciais empregadores. Começar em cargos de nível inicial ou funções adjacentes pode ajudá-lo a seguir seu caminho em direção a uma carreira gratificante.

5. Saiba que as habilidades interpessoais são importantes

Habilidades como comunicação, trabalho em equipe e adaptabilidade também são importantes em setores que, à primeira vista, parecem tão exigentes, como o da tecnologia. Desenvolva e destaque esses recursos para demonstrar como você pode contribuir para resultados bem-sucedidos do projeto.

6. Lute contra a síndrome do impostor

Às vezes, a incapacidade das mulheres de acreditar que o nosso sucesso é merecido pode ser uma barreira, especialmente numa indústria tecnológica dominada pelos homens. Aborde-o pessoalmente e no local de trabalho para que outros possam se sentir confiantes em seus esforços e habilidades. Encorajo você a conferir os conselhos dessas cinco mulheres sobre como superar esses sentimentos de dúvida.

7. Comemore marcos

Reconheça suas conquistas e entenda que seu sucesso é produto de seu trabalho árduo, dedicação e desejo de estar onde deseja. Lembre-se sempre de suas capacidades, especialmente em momentos de dúvida.

8. Fique curiosa

A indústria tecnológica está em constante evolução, por isso é importante manter-se informado e estar disposto a aprender e a adaptar-se às novas tecnologias e metodologias. Não se preocupe, todos estão em um caminho de aprendizagem quando se trata dos tópicos que desejam aprender.

Além disso, um senso de comunidade é fundamental neste assunto. Promover um ambiente de apoio onde as mulheres se elevem umas às outras pode ajudar a amplificar as nossas vozes e criar caminhos para o sucesso individual e colectivo.

Como o Nearsure está fazendo a diferença  

Na Nearsure, acreditamos que a diversidade leva a soluções mais criativas e resultados inovadores; e o empoderamento feminino e as oportunidades de carreira igualitárias são fundamentais para a nossa missão.

Nesse sentido, 40% da liderança atual da nossa empresa é composta por mulheres, e esse número cresce à medida que implementamos políticas e iniciativas ainda mais inclusivas. Além disso, à medida que nos esforçamos para promover a entrada de mais mulheres na indústria, estamos engajados em ações voltadas para a comunidade tecnológica, como:

  • Em parceria com a MediaChicas, oferecemos bolsas de estudo que proporcionam educação para mulheres latino-americanas que desejam acessar a indústria de tecnologia. Juntos, criamos o programa “CodearFutura”, que alcançou mais de 3.000 mulheres em 2023. Inclui treinamento em desenvolvimento de frontend e análise de dados, ao mesmo tempo que foca no desenvolvimento de habilidades básicas e sociais em mulheres da Argentina, Brasil, Colômbia e República Dominicana .
  • Patrocinamos eventos liderados por mulheres, incluindo Django Girls, Women Techmakers, Frontin Elas Programam, Jump Conference e FemIT.
  • Colaboramos com organizações que trabalham pela igualdade de gênero na indústria.

As mulheres pertencem a todos os lugares onde as decisões são tomadas
Palavras de Ruth Bader Ginsburg

 

Num mundo cada vez mais digital, a indústria tecnológica desempenha um papel fundamental na definição do nosso futuro. Defender a diversidade de gênero não é apenas uma necessidade ética, mas também estratégica. Ao fazer isso, podemos garantir que as mentes mais brilhantes trabalhem juntas para impulsionar a inovação e criar soluções que beneficiem a todos.

O caminho para quebrar o teto de vidro é pavimentado a cada conversa, e cada ação em direção à igualdade nos aproxima desse objetivo. Nossa jornada está longe de terminar? Absolutamente. Mas unidos, podemos acelerar o processo.

Persistamos nestes esforços, garantindo que o diálogo sobre a diversidade de género na tecnologia se mantenha vivo e em andamento. Juntos, construímos sobre as bases estabelecidas pelas mulheres antes de nós, abrindo assim o caminho para uma indústria verdadeiramente inclusiva.