Carreira Dev

10 dez, 2024

É dev profissional? Performance, Profiling e Benchmarks

Publicidade

No final do dia todo desenvolvedor precisa se preocupar muito com performance na hora de desenvolver um software.

Um software performático ele pode economizar milhões e milhões de dólares para grandes empresas, um software performático, na maioria das vezes não vão não vai conter soluções extremamente inocentes que só funcionam no seu computador, um software performático vai fazer com que você se torne um desenvolvedor muito mais profissional cuidadoso e que realmente dá o melhor de si mesmo.

Performance

A grande questão de tudo isso é: como eu sei se o meu software está performático? E o ponto principal em relação a isso é: para eu saber se algo tem uma boa performance eu preciso comparar essa performance com alguma outra solução ou até mesmo com alguma outra variação do meu próprio software.

Além disso, uma vez que você pega problemas de performance na sua aplicação, como você vai saber onde está esse tipo de problema?

Nesse vídeo, você vai entender como verificar a performance da sua aplicação, e entender quais são os principais gargalos desde CPU e memória. Nós vamos falar sobre performance, e eu vou fazer isso da forma mais prática possível, sem enrolação, para que você consiga de fato ter comparativos, e ter uma linha de trabalho para melhorar as suas soluções.

Eu vou te mostrar tudo isso em Go, mas toda linguagem de programação, de uma forma ou outra, tem formas de trabalhar com profiling, e esse é o ponto que eu trago aqui para você nesse vídeo. 

LEIA TAMBÉM

Mensageria no Mercado Livre: Apache Pulsar e BigQ com Full Cycle