Carreira Dev

29 set, 2025

Dicas para usar o Github como Portfólio

Publicidade

Olá galerinha!

Hoje eu vim falar pra vocês sobre um tópico que eu adoro palestrar sobre, porque se aplica a pessoas de todos os níveis técnicos e qualquer área dentro de tecnologia: Como usar o GitHub como Portfólio!

Apesar de não ser algo mandatório, é normal que recruiters queiram ver seu GitHub e às vezes também pedem um Portfólio, então porque não unir os dois?

O GitHub é o lugar ideal, porque lá você pode mostrar exemplos do seu código, sua evolução, seus estudos e iniciativas em que participou, e no artigo de hoje eu vou compartilhar umas dicas de como fazer isso.

1. Seu README

Vamos começar com a parte mais importante, a sua página inicial no GitHub: O REAME.

Aqui você consegue usar texto, gráficos e Gifs para deixar sua mensagem. Olha o meu:

Como faz?

Primeiramente você tem que criar esse arquivo.

  • Vá em Novo Repositório.
  • O nome desse novo repositório tem que ser seu @ do GitHub
  • Se você digitar certinho, vai aparecer essa mensagem:

  • Cheque a caixinha de Add a README file se já não estiver checada.
  • Cria o Repositório,

Agora você tem acesso a esse repositório 🌟especial🌟

E o que eu coloco aqui?

Você pode colocar várias coisas. No meu, eu tenho minha Bio, minhas Skills, Redes sociais e uma lista dos meu 5 artigos mais recentes.

Minha recomendação é que você tenha no mínimo a bio. A minha está em inglês, mas escreva no idioma que for mais relevante pra você!

Se você está sem criatividade, te recomendo usar esse site https://www.profileme.dev/. Aqui tem um template para preencher e no final você tem acesso ao arquivo .md, aí é só copiar e colar no seu README.

Se você manjar de markdown e for uma pessoa criativa, dá pra deixar isso aqui bem bonitinho, tipo o perfil da GitHub Star alumm Levxyca que é simples, mas uma gracinha:

2. Preencha a Coluna Esquerda

Quando você entra em um perfil no GitHub, mesmo que a pessoa não tenha criado o README que falamos acima, ela tem uma coluna na esquerda com as informações básicas e é importante que você tenha esse cantinho preenchido.

Vou usar de exemplo outro GitHub Star, o Julio Arruda:


O perfil dele está completinho, e você pode seguir esse exemplo preenchendo:

  • Seu nome
  • O @ é automático mas agora você pode adicionar seus pronomes pessoais aqui!
  • Uma bio curtinha: Aqui é coisa rápida Seu título ou aspiração. O meu é o mesmo da Bio do Twitter.
  • Onde você trabalha (ou estuda)
  • País de residência e você pode mostrar também seu fuso horário
  • E abaixo você pode colocar todos os links que achar relevantes.
  • Se você está em busca de emprego ou está disponível para parcerias, recomendo deixar seu email aqui também.
  • Se a opção de email não aparecer aqui, você terá que ir em configurações > e-mails e desmarcar a opção Keep my email addresses private.
  • Agora você pode voltar lá no perfil que vai aparecer a opção de adicionar o seu e-mail.

Olha que legal, agora você tem sua coluna de perfil bem completa, e seu README bonitinho! Esse é o básico, mas podemos fazer um pouco mais.

3. Projetos “Pinados”

Logo abaixo do seu README você tem a opção de “pinar” projetos, pinar nada mais é do que deixar em destaque.

Você pode escolher de 1 a 6 projetos seus. Escolha os projetos dos quais você mais se orgulha! Aqui você pode ver os escolhidos da GitHub Star Erika Heidi:

Uma dica que eu dou para todos os repositórios, mas que é especialmente importante para aqueles que você quer deixar em destaque é escrever uma pequena descrição sobre o projeto. Só o que o projeto faz e a tecnologia usada.

No exemplo da imagem acima, para o projeto MiniCli, a descrição é: Um framework minimalista para aplicações da linha de comando em PHP.

Isso é importante, porque essa informação é vista sem a pessoa ter que clicar no repositório para saber mais, então quando ela abrir o repo vai ser porque ele a interessa. Isso facilita a vida de recruiters olhando seu perfil.

Desafio: Como está seu perfil?

Bom pessoal, essas são as minhas dicas principais para que seu perfil seja não apenas atrativo, mas também funcional. Essas dicas parecem simples, mas com o mercado atual tão competitivo, pequenas coisas podem fazer a diferença na hora do processo seletivo.

O desafio da semana é que você aplique uma (ou todas) essas dicas lá no seu perfil