Carreira Dev

22 jun, 2011

Características de um bom desenvolvedor – Parte 03

Publicidade

Como a maioria dos profissionais de programação fica tentando responder essa questão todos os dias na prática, resolvi promover uma jornada através de tópicos com características de um bom desenvolvedor.

Agora chegamos ao final da nossa jornada após dois artigos em que você pode conferir todos os itens essenciais ao bom profissional já citados aqui:

Saiba agora os últimos atributos relevantes aos profissionais de desenvolvimento.

Segue os padrões de codificação

Um grande desenvolvedor internaliza e usa continuamente um conjunto de padrões de codificação. Ele pode não ser capaz decorar todas as regras, mas quando questionado sobre um ponto particular a resposta correta é imediata.

O bom profissional escreve o código dentro das normas sem o auxílio de ferramentas de verificação, mas sempre as usa para certificar seu código.

Utiliza (e sabe usar) o controle de versão

Ele sabe que o controle de versão é tão importante para projetos pessoais como para projetos empresariais. Sempre versiona e guarda tudo.

Faz muitos checkins

Um grande desenvolvedor sabe que o controle de versão é mais útil quando o código modificado é guardado constantemente, mesmo quando existe somente uma única mudança lógica. Ele se esforça para verificar cada mudança de forma independente de cada alteração.

Testa seu próprio código

O bom profissional fica constrangido quando alguém encontra um erro no seu código. Ele cria programas de teste unitário para validar cada alteração/adição de código. Não há objetivo de ser um grande testador, mas há esforço para ser considerado um bom testador.

Tem paixão pelo seu cliente

Um grande desenvolvedor entende o que o cliente precisa fazer e como o cliente quer usar o produto. Ele vai além das necessidades do cliente para ver como o produto pode revolucionar as tarefas solicitadas.

Ele promove o ponto de vista do cliente durante todo o ciclo do produto, desde a primeira visão emergente através da especificação e implementação de recursos, triagem de bugs para lançamento de produtos e manutenção. O bom profissional ajuda para que o resto da equipe de produto entenda a demanda do cliente.

Sabe avaliar o código

Entende o caso de uso para o código que está escrevendo. Ele usa isso como base para qual código deve ser escrito e qual não deve ser.

Também utiliza esse fator como uma base para decidir quando escrever código e ao escrever código, o que deverá ser escrito primeiro. Um grande desenvolvedor usa isso para projetar para o futuro com a necessidade de que algo seja feito em tempo hábil.

É humilde

Um grande desenvolvedor traz seu parecer fundamentando a concepção e codificação, mas ouve atentamente quando as alternativas são oferecidas. Ele pesquisa e analisa os detalhes dessas outras opções.

Aprecia sugestões para melhorar o seu código ou design. Também sabe que vai acabar codificando bugs e vai gostar de entender os erros que são levados ao seu conhecimento. O bom profissional segue um processo porque o processo o protege de si mesmos.

Consegue tempo para treinamento

Ele sabe que a única maneira de continuar a ser um grande desenvolvedor é nunca parar de aprender. Não se limita a aprender apenas assuntos relacionados com programação, mas também pesquisa sobre testes, gerenciamento de programas de marketing e tudo o que é relacionado ao processo de criação de software.

Conclusão

É isso pessoal! Eis as características que considero as mais importantes ao desenvolvedores. Se você ainda precisa melhorar em alguns desses tópicos ou até mesmo aprender mais sobre alguma função descrita aqui, não perca tempo e desenvolva seus conhecimentos. No final das contas, quem ganha é você mesmo.

Espero que tenham gostado dessa série adaptada do artigo Hallmarks of a Great Developer.

Até a próxima!