Carreira Dev

9 jun, 2011

A grande divisão da realidade web

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Há dois anos,Tim O’Reilly convidou
a audiência do Web 2.0 Expo
a “parar de jogar ovelhas” e a começar a fazer algo que realmente
valesse a pena. De lá para cá, vários bons artigos e posts já surgiram, falando sobre a falta de inovações significantes nos Estados Unidos, questionando a habilidade e a vontade de empresas americanas (particularmente
empresas web) de serem inovadoras.

Quase três anos depois, e até
hoje, estamos “atirando pássaros em vez de ovelhas”. E pássaros muito bravos.
No entanto, a questão poderia girar em torno do fato de que ainda estamos atirando
animais em vez de fazer algo supostamente valioso (como uma startup de web
típica que não está exatamente revolucionando o sistema de saúde, a indústria
de energia, o meio ambiente, ou outras áreas de grande importância para o
futuro da civilização).

Porém, podemos discutir se o
entretenimento é uma parte importante da vida. Entretenimento garantido não faz
nada tão necessário e urgente quanto a cura do câncer, mas isso não significa
que os empresários deveriam focar apenas em questões nobres e praticamente
inatingíveis também. Além disso, a inovação pode – e irá – acontecer em lugares
que você nem imagina.

A equipe do Angry Birds
poderia, por exemplo, fazer várias melhorias no WebGL, o que iria, em troca,
servir para startups que estão focadas em questões mais solenes e
verdadeiramente inovadoras. De certo modo, isso seria similar ao que fizeram o Wii
e o Kinect, que não se tornaram úteis somente para jogadores.

Os dois pontos de vista têm
seus méritos, e a verdade está – como normalmente está – em uma área cinza entre
as duas. É por isso que não gosto de pensar em startups em termos de seu
quadrante no plano Cartesiano de merecimento ou inovação.

O’Reilly não pode ser culpado
por querer inspirar uma nova geração de desenvolvedores e empresários high-tech.
Mike Eaton e seus pensamentos sobre inovação devem ser desconsiderados
também. Não estou completamente confortável em julgar pessoas que trabalham duro
em projetos como Angry Birds, Minecraft, ou outras startups de menor
importância.

Gosto de olhar para o
problema de uma perspectiva diferente. Começo por presumir, axiomaticamente,
que cada startup lucrativa que está tentando resolver o problema de alguém, em
algum lugar, merece existir e tem potencial para ser inovadora em certa
capacidade. Então as coisas se tornam uma questão de encontrar problemas que as
pessoas têm, e como você pode resolver tais problemas.

Desenvolvedores têm uma
tendência de se sentirem atraídos para um conjunto comum de problemas. Isso leva a
um grande número de startups competindo uma contra a outra, na tentativa de
resolver o mesmo tipo de problema (p.e. rastreamento de tempo freelance e faturas
do Freshbooks). Isso não é algo negativo; a competição é boa e a solução para
todos os problemas; até o problema mais trivial pode ser melhorado.

No entanto, isso não é o
ideal. Acabamos não atendendo perfeitamente a uma série de nichos e mercados
que precisam da nossa ajuda. Isso também deixa a vida das startups citadas
acima desnecessariamente difíceis. É difícil ser bem sucedido quando você está
competindo com tantas pessoas inteligentes, todas trabalhando em um problema
largamente resolvido (você pode aperfeiçoar o Freshbooks, o Freckle, e outras
centenas de serviços legais, mas o mercado não está implorando por uma nova
solução de rastreamento).

Esse problema é
particularmente grande porque existe um grande divisor de realidades web.
Quando você passa sua vida profissional na internet é difícil perceber, mas o
mundo ainda é, na sua maioria, offline. Como um exemplo simples, um número
espantoso de pequenos negócios ainda não tem presença na web e, na maioria das
vezes, sua melhor chance de conseguir informações sobre eles é consultando uma
das boas e velhas páginas amarelas.

Temos a web, que é
extremamente conectada e produz uma enormidade de dados, e temos um mundo
offline que é, na sua maioria, desconectado e local.

Existem dois grandes desafios
para a próxima década, e é neles que acredito que os desenvolvedores deveriam
procurar por problemas para resolver.

Filtrar, organizar e
compreender o imenso volume de dados que está disponível online é certamente um deles. O segundo é criar uma ponte entre o mundo offline
e o online, e trazer o volume massivo de dados offline para o reino do mundo
digital, no qual ele possa ser analisado, organizado, extraído, buscado e tornado
disponível imediatamente.

Na medida em que trabalhamos
em direção a esses objetivos ambiciosos, não podemos invejar aqueles que optam
por criar pequenos aplicativos de jogos, ou decidem ganhar um salário justo com
aplicativos web que não são nada mais que revolucionários. Tudo faz parte de um
ecossistema que contribui para que a sociedade continue evoluindo.

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Texto original disponível
em http://programmingzen.com/2011/05/16/the-great-web-reality-divide/