Carreira Dev

14 ago, 2008

A Geração Y e a nova TI

Publicidade

As últimas reportagens e notícias demonstram que a área de TI no Brasil está passando por uma fase turbulenta, onde há um desinteresse generalizado dos jovens em ingressar nos cursos de Graduação de TI. Isso ocorre devido ao grande crescimento profissional e pessoal que outras áreas estão apresentando nestes últimos anos.

Em contrapartida, devido ao crescimento da economia mundial e, consequentemente do Brasil, as empresas estão abrindo inúmeros postos de trabalho em TI e está sendo cada vez mais difícil de preencher estas vagas devido à escassez de profissionais.

A questão é: Como podemos reverter esse fato e trazer os jovens de volta para TI? A resposta não é simples.

As chamadas Geração Y e Geração Z (jovens nascidos no final dos anos 70 e 80 respectivamente), que assistiram ao crescimento tecnológico, às mudanças sociais e à estabilidade econômica mundial, trazem consigo novos comportamentos. Estes jovens são mais dinâmicos, ambiciosos, questionadores, práticos e realizadores do que os da geração anterior (chamada de Geração X), isso se reflete em todos os tipos de relação como as de trabalho, educacionais, interpessoais etc.

Para atraí-los e reverter essa situação de abandono acadêmico é necessário que as organizações, instituições de ensino, professores e profissionais de TI enderecem ações para demonstrar que a TI está se transformando, que está indo além do Bit e Byte agregando novos fatores focando o negócio das organizações e contribuindo para alcançar seus objetivos estratégicos.

A organização de palestras, cursos de extensão, programas de treinees, mudanças organizacionais, programas de incentivo e alterações nas estruturas de cursos universitários devem ser feitas com este novo foco, despertando o interesse do público jovem.

Algumas destas ações já estão sendo feitas, a estruturação da Governança de TI em algumas empresas, cursos universitários de TI já possuem parte de suas disciplinas voltadas a negócio, certificações em Cobit, ITIL e PMBok entre outras, entretanto isso ainda não está sendo suficiente.

A disseminação desta cultura deve ser feita de forma abrangente, pois se ações efetivas forem tomadas neste momento teremos tempo de reverter a situação atual e garantir que a formação de profissionais de TI exista no futuro.