Banco de Dados

5 jan, 2012

Exportando dados do SQL Server para Oracle com assistente de importação

Publicidade

Há pouco tempo precisei exportar várias tabelas que tinha em minha base de dados SQL Server para uma base de dados no Oracle.

Uma opção interessante para fazer isso é utilizando o assistente de importação do SQL Server. É bastante fácil e rápido, a única coisa que não gostei é que na versão Express do SQL não é possível salvar os dados da importação para, se necessário, fazer uma nova importação. Se for necessário, será preciso montar tudo do começo. Vamos ao passo-a-passo:

A primeira coisa a ser feita é iniciar o assistente de importação SQL Server, que geralmente fica em Iniciar / (Todos) Programas / Microsoft SQL Server / Importar e Exportar Dados.

Agora vamos definir a origem de nossos dados em nosso servidor SQL. Precisamos ter apenas o nome do servidor/ip e porta, usuário e senha.

Após preencher esses campos, basta escolher a base de dados que contém as tabelas que vamos exportar.

A próxima fase será definir o local de destino dos dados que é o nosso servidor Oracle. Para isso, é necessário selecionar a opção “.Net Framework Data Provider for Oracle” e configurar os dados de conexão com nosso servidor que são data source (composto por [servidor]:[porta]/[serviço]), usuário e senha.

Agora vamos selecionar a primeira opção “Copiar dados de uma ou mais tabelas ou exibições”.

Nesse passo, vamos selecionar as tabelas e views do SQL Server que desejamos levar para o Oracle.

É muito importante “Editar Mapeamentos” das tabelas, pois há tipos de dados que o assistente de importação não consegue resolver e por isso é necessário decidir qual o melhor tipo para receber esse dado no Oracle.

No momento da edição de mapeamento, marque a opção “Ignorar e recriar tabela de destino”.

Como no exemplo de:

Para:

Após editar todos os mapeamentos, vamos validar inconsistências nas tabelas que serão importadas e voltar para configurar, se for necessário.

Agora, para o próximo passo, apenas selecione “Executar imediatamente”.

Veja o que o assistente exibe e valida os dados antes efetuar a importação.

Agora basta concluir e acompanhar.

No erro caso de erro, volte e refaça a configuração.

Dica DateTime no SQL vira DATE no Oracle.

Espero que isso ajude no crescimento da comunidade.

Um forte abraço e até a próxima!