Banco de Dados

6 ago, 2008

Avaliando o livro Use a Cabeça SQL

Publicidade

Olá pessoal. Neste artigo vou avaliar um dos livros mais didáticos sobre SQL lançados recentemente: Use a Cabeça SQL. Com o título original de Head First SQL, este livro é mais um exemplar da ótima série Use a Cabeça (Head First), cuja proposta é trazer livros com assuntos técnicos da área de forma didádica, engraçada e bem visual.

Tive a oportunidade de entrar em contato com a versão americana do livro no final de 2007 e não conferi a versão nacional. Devido à isso vou fazer a avialção baseado na versão original, publicada em setembro de 2007. Recentemente a editora Alta Books trouxe para o Brasil uma versão traduzida e revisada, porém já adiantando que por melhor que tenha sido o trabalho de tradução/revisão acho difícil adaptar todas as piadas e trejeitos da versão original sem perder o sentido original proposto pela autora. Apenas para constar, não recebi nenhuma edição do livro por meio das editoras, ou seja, estou fazendo esta avaliação em um livro que fui até a livraria e comprei como qualquer pessoa.

Capa inusitada da versão original do livroCapa inusitada da versão original do livro

Eu já tinha tido contato com os livros da série Head First, mais específicamente o livro sobre padrões de projeto, Head First Design Patterns, e por isso já estava preparado tanto para o formato como para a maneira de se apresentar os conceitos.

Logo de cara já dá para ver que este livro se distancia dos tradicionais livros de SQL encontrados nas seções de informática das livrarias. Uma moça com um olhar desafiador ilustra a capa, seguindo de algumas figuras que dão o tom do conteúdo. Antes de começar a avaliar o conteúdo é bom avisar que este livro é para inciantes e possui o foco apenas no SQL e não em um produto específico com o SQL Server ou o Oracle. Aqueles leitores mais hardcores podem se decepcionar com a simplicidade dos exemplos ou a falta de instruções complexas.

Uma pequena observação sobre a autora, a Lynn Beightley. Apesar de ser bem didática e abordar bem os conceitos de SQL, não é considerada uma guru da área como, por exemplo, o Joe Celko. Além disso pude perceber que mesmo com todos os recursos didáticos o livro ainda é, na minha opinião, um pouco inferior aos outros da série. Ainda considero a Katty Sierra, do Head First JAVA, e o casal Freeman, do Head First Design Patters, os autores que melhor conseguem explicar conceitos complicados de forma simples. Obviamente é injusto comparar os autores, mais ainda assim não considero o Hear First SQL como o melhor livro da série. Depois deste parênteses posso começar a avaliar o livro.

O livro é ilustrado com fotos em branco em preto de pessoas nas décias de 50 e 60O livro é ilustrado com fotos em branco em preto de pessoas nas décadas de 50 e 60

Logo no começo, após o índice, existe uma seção que explica bem o propósito, a audiência e como os assuntos serão aborados. Isso é interessante para situar o leitor que nunca leu algum livro da série Head First, pois ela traz algumas dicas importantes sobre a melhor maneira de utilizar o livro e de como aprender também.

O livro é dividido em 12 capítulos e três apêndices (leftovers) que abordam deste os conceitos básicos de armazenamento de informações e banco de dados até as questões de segurança (GRANT, REVOKE) passando uma boa parte explicando as principais cláusulas da instrução SELECT. Em um dos apêndices há básicas instruções para instalar e configurar o MySQL, para aqueles que desejarem executar os scripts do livro, que podem ser baixados diretamente no site do livro.

Após cada capítulo existem diversas brincadeiras que são utilizadas para fixar os conceitos, como palavras cruzadas, preenchimento de lacunas nas frases e ligação de conceitos entre outros. Após os exercícios o capítulo termina com uma pequena revisão dos conceitos apresentados e as respostas dos exercícios.

O destaque vai para os capítulos de joins e subconsultas, que apresentam os conceitos de forma bem didádica. Porém senti falta de um capítulo exclusivo que explicasse os conceitos de agregações, totalizações e agrupamento de informações, uma vez que este é um assunto que muitos principiantes sentem dificuldade e é muito importante para quem monta relatórios no dia a dia.

Uma solução de um dos exercícios de completar do livroUma solução de um dos exercícios de completar do livro

Dentro de cada capítulo, que por sí só já possuem títulos engraçados como Smart Table Table Design: Why be normal para o capítulo sobre normalização, o leitor é apresentado aos conceitos que serão apresentados. Fica clara o uso de muitas figuras ilustrativas de pessoas, animais, situações, desenhos e até diálogos entre o leitor e o autor. Em determinados momentos parece mesmo que há alguem conversando com você, tornando leve a leitura. Pena que a maioria da situações é focada para o público americano, o que torna a internalização deste livro uma tarefa complicada. Infelizmente algumas piadas se perdem na tradução, mas nada que chegue a atrapalhar o apreendizado. Outro ponto fraco é a utilização de analogias não tão intuitivas, como a do capítulo que fala sobre permissões onde os sete anões são utilizados para exemplificar quem pode e quem não pode utilizar certo comando.

Personagem do livro conversando com a autora e o leitor. Note a resposta do autor logo abaixoPersonagem do livro conversando com a autora e o leitor. Note a resposta do autor logo abaixo

Do ponto de vista técnico o livro é adequado. Nem todas as sintaxes são mostradas e nem mesmo usos mais avançadas dos comandos são apresentados. Porém quando está explicado uma sintaxe a diagramação das notas e explicações facilitada o entendimento dos iniciantes, mas pode aborrecer um pouco os mais experientes que se sentem na obrigação de ler todos os comentários para contextualizar o comando ou instrução sendo apresentada. Percebi que em algumas sintaxes o uso de notas ficou um pouco exagerado, poluindo a instrução e, algumas vezes, tirando um pouco da atenção do que está em evidência. Também senti falta da ênfase na flexibilidade e formalidade das instruções, pois apesar de ser uma linguagem de alto nível o SQL ainda é uma linguagem de programação com todo o formalismo e rigor que cabe a ela.

Os comandos e instruções são apresentados com notas rabiscadas.Os comandos e instruções são apresentados com notas rabiscadas.

Outro ponto que deixou a desejar no livro foi a aplicação prática dos conceitos. Por exemplo: na maioria dos capítulos o exemplo de um banco de dados de contatos é utilizado, sempre focando no armazenamento e retorno das das informações, sem deixar claro que um banco de dados é muito mais do que armazemento e retorno de informações. Contudo na vida prática muitas vezes nos deparamos com situações mais complexas e as vezes mais contextualizadas, principalmente em bancos de dados voltados para aplicações Web ou sistemas do tipo ERP. Além disso, no meu ponto de vista, o livro é um pouco passivo, pois não há uma pausa sugerida para que o leitor execute uma instrução SELECT, veja os erros, saiba identificar onde errou e persistir lutando com a instrução até aprender como se faz. Neste caso sinto-me compelido a comparar o formato de um livro com um curso de SQL, como aquele que eu montei para o iMasters (disponível aqui). Sem querer favorecer um ou outro, cada um deve ser utilizado de uma maneira. O livro e o CD são complementares, pois um é mais focado para o aprendizado teórico (livro) e outro mais para o aprendizado prático (CD). Cabe aqui dizer que o leitor deve primeiro identificar como ele aprende antes de escolher bem o material a ser utilizado em seus estudos.

Em geral posso dizer que o livro Use a Cabeça SQL é uma leitura gostosa, didática e faz bem o que se propõe a fazer. Estudantes e profissionais que nunca virão SQL e nem sabem para o que significa esta sigla vão encontrar um bom material. Contudo, o livro apresenta apenas os conceitos básicos logo recomendo outro material de apoio para quem realmente deseja trabalhar na área ou ficou com um gostinho de “quero mais”.

Link oficial: http://www.altabooks.com.br/livro.asp?codigo=978-85-7608-210-1

ISBN: 978-85-7608-210-1

Autor: BEIGHLEY, Lynn

Páginas: 488

Média de preço: em torno de R$ 100,00

Um grande abraço e até a próxima pessoal.