Back-End

21 out, 2011

WebMatrix + WordPress = fazendo a web de forma mais simples

Publicidade

Este artigo foi escrito por Vinicus Souza, com a colaboração de Fernando Martin.

***

O WebMatrix é, sem dúvida, a maneira mais simples de fazer web, tarefa esta que muitas vezes exige a presença de um desenvolvedor que permita que as ideias saiam do papel e se tornem realidade. Em outras palavras, que seus projetos ganhem uma extensão .html e finalmente estejam disponíveis na internet para bilhões de usuários.

Antes de continuarmos, vale lembrar que o WebMatrix é gratuito! E se você não é desenvolvedor, mas gostaria de criar um blog, por exemplo, você pode desfrutar de robustas plataformas também gratuitas, como é o caso do já renomado WordPress.

Escrito em PHP e executado em MySQL, o WordPress também é muito simples e permite que você customize seu blog sem conhecer absolutamente nada de desenvolvimento.

Já que o assunto é simplicidade e WordPress, hoje você aprenderá como criar um blog utilizando justamente o WebMatrix com o WordPress, que nada mais é do que chamamos de “Web Application”.

Para começar, você precisa baixar o WebMatrix. No momento em que estamos escrevendo este artigo, o WebMatrix está na versão 2.0 Beta, e será ele mesmo que utilizaremos.

Acesse agora mesmo http://bit.ly/WebMatrix2Beta para baixá-lo. 

Importante: caso uma janela do seu navegador seja aberta e nela conste o download e um programa chamado “Web Plataform Installer”, não estranhe e continue normalmente.

O “Web Platform Installer”, que daqui em diante chamaremos de “Web PI”, é uma ferramenta gratuita que facilita e automatiza o download e a instalação da plataforma web que está sendo utilizada.

O Web PI (atualmente na versão 4.0) abrirá uma janela oferecendo o download e a instalação do WebMatrix 2.0. Clique em Install.


Em seguida, será apresentada a janela de pré-requisitos de instalação. Clique sobre o botão I Accept para iniciar o processo de instalação.

O processo de instalação é bem simples e a próxima tela permitirá que você acompanhe o progresso.

 
Assim que a instalação estiver concluída, clique em Finish e o WebMatrix será automaticamente iniciado! Já na tela inicial teremos três opções, Open Site, Templates e App Gallery.
 
Neste exemplo, como dissemos no começo do artigo, faremos um blog utilizando o WordPress.

O WebMatrix permite que criemos aplicações como blogs, fóruns, e-commerce e outros, e todos eles estão disponíveis no terceiro ícone da tela, com o nome App Gallery.

Clique nele e a janela Site from Web Gallery será aberta. Nela você pode facilmente encontrar o WordPress ao lado do DotNetNuke.

No campo Site Name digite o nome de seu blog, exemplo “MeuBlog”. Esse nome é utilizado somente para nomear o projeto. O nome que será visualizado pelos visitantes do blog será configurado posteriormente no próprio WordPress.
 

Clicando em Next, será apresentada a janela para instalação do MySQL.

E se nesse momento você achou que a coisa complicou um pouco, fique tranquilo. MySQL é o nome de um SGBD (Sistema Gerenciador de Banco de Dados) utilizado pelo WordPress para salvar informações, como os seus posts, por exemplo.

Você não precisa entender como funciona um banco de dados para utilizá-lo, simplesmente saiba que o WordPress requer um banco MySQL e é exatamente isso que o WebMatrix fará por você.

Escolha uma senha e clique em Next (certifique-se de anotar essa senha, pois poderá precisar dela depois).

Aceite o termo apresentado na janela seguinte para realizar a instalação do WordPress e também do MySQL.
 
Na janela a seguir você poderá acompanhar o processo de instalação.
 
Quando terminar a instalação, será apresentada a janela abaixo com um resumo dos componentes instalados.
 
Se desejar, clique em Copy To Clipboard para salvar em um bloco de notas o nome da base de dados, o usuário e a senha criados pelo WebMatrix.

Agora temos o WebMatrix instalado e pronto, já com seu blog utilizando a plataforma WordPress e um banco MySQL! Tudo muito simples, não? Não precisamos de um desenvolvedor ou de especialista em programação para criarmos o blog. 

Já dentro do WebMatrix, veja que do lado superior esquerdo temos o botão Run.
 
E veja no destaque que você pode testar sua aplicação no navegador que preferir, seja no Internet Explorer, no Firefox, no Chrome ou em outros. Ou clicar em Open in all browsers e já testar seu blog em todos navegadores disponíveis e ao mesmo tempo!
 
Surpreso? Não fique. Este é só o começo da sua experiência em fazer web de um jeito simples.

Já no navegador, você verá uma página de configuração padrão do WordPress, na qual definirá o Título do seu blog (momento de mostrar sua criatividade, hein?) e uma nova senha.

Já com sua senha definida, utilize-a para finalmente acessar o módulo administrativo, também conhecido como “admin”.
 
 
Clique em Log in para acessar o admin e pronto, seu blog já está preparado, aguardando somente seus criativos e fantásticos posts!

Vamos fazer o primeiro. Do lado direito da nova tela, conhecida como Dashboard, encontre o painel QuickPress.

Dê um título para a sua publicação, preencha o campo conteúdo e também insira algumas tags para permitir que seu blog seja mais facilmente encontrado pelos principais sites de busca como Google, Bing, Yahoo! e outros.
 
Clique em Publish e em seguida em View Post para conferir seu trabalho!

Uma ferramenta gratuita, em que você utiliza uma plataforma de blogs também gratuita e que é compatível com os principais navegadores do mercado? Este é o WebMatrix! Simplicidade ao extremo.

Acompanhe os próximos artigos para que você descubra como customizar e aplicar temas ainda mais atraentes no seu novo blog!

Bom, este projeto ficou bem bacana para ficar somente na sua máquina. Nos artigos futuros, ensinaremos tudo o que você precisa saber para finalmente publicar seu projeto na internet e receber centenas (e por que não dizer milhares) de visitas diariamente!

Até mais.

*

Veja mais detalhes sobre o WebMatrix.

***

Autores

Vinicius Souza@vbs_br – Bacharel em Ciência da computação
com experiência de mais de 10 anos em desenvolvimento utilizando
diferentes plataformas, com ênfase em Java e .Net. Atualmente trabalha
como especialista em desenvolvimento na Microsoft.
Fernando Martin (Caverna) – @fernandomartin – Developer desde 2001,
entusiasta por ferramentas de desenvolvimento, frameworks e games.
Apaixonado por novas tecnologias e inovação, XBOX e fotografia,
integrante do time de especialistas da Microsoft.