URLs amigáveis, também conhecidas como Friendly URLs, é como são chamados os endereços de conteúdos que são amigáveis à nós e aos robôs de busca.
Neste artigo abordarei as vantagens e desvantagens de usarmos URLs amigáveis. Na segunda parte, mostrarei as diferentes técnicas que conheço.
Todo desenvolvedor que se preze deve estar antenado em como trazer sempre os melhores resultados para os seus clientes. É sabido que a maior parte dos acessos a algum conteúdo se dá diretamente (através da digitação do endereço ou de bookmarks) ou através de sites de busca.
Se é assim, devemos fazer os endereços dos conteúdos mais amigáveis, inteligíveis e fáceis de gravar.
Exemplos de URL amigável:
http://www.seusite.com.br/produtos/livros/
http://www.seusite.com.br/artigo/27/urls-amigaveis
As mesmas URLs, mas agora sujas:
http://www.seusite.com.br/?pag=produtos&cat=livros
http://www.seusite.com.br/?pag=artigos&id=27
E então? Qual é melhor? Como saber quando usar uma ou outra? Continue lendo…
URLs Sujas
Como já vimos, URLs sujas são aquelas onde a informação é passada através de query strings.
Como falar das vantagens das URLs sujas é difícil, vou começar pelas desvantagens. Mas há vantagens!
O problema é que essas URLs são largamente utilizadas por pura ignorância. O desenvolvedor não sabe quando usar uma ou outra e, para não errar, acaba usando-as mesmo.
Desvantagens
Difíceis de Escrever
A quantidade e tipos de caracteres de controle, que determinam onde termina o nome do arquivo e começam a declaração de variáveis e que separam as variáveis, tornam essas URLs difíceis de escrever. Soma-se a isso, o comprimento: normalmente têm muitos caracteres.
Pouca Usabilidade
Por ser complexa e longa, esse tipo de URL tem pouca usabilidade. Elas são difíceis de lembrar, de falar no telefone e de escrever. Imagine um catálogo de produtos de uma empresa com URLs sujas. Elas também passam pouca informação sobre o conteúdo do seu endereço.
Inseguras
Elas mostram aos usuários: a tecnologia empregada no desenvolvimento (PHP, ASP, JSP, PL, etc) e o nome das variáveis de entrada de dados. Esses dados são freqüentemente usados por hackers para tentar atacar sites.
Na melhor das hipóteses, o usuário pode gerar erros em seu site se passar letras numa variável que você esperava receber >um número.
Concretas e com Manutenção Cara
Concretas porque elas demonstram a tecnologia empregada. Imagine que você tem um site por 5 anos e muito famoso – feito em PHP. Agora você decide mudar para ASP. Além de mudar todo o seu código, os usuários do seu site terão problemas de acesso, pois vão ficar tentando encontrar páginas em PHP que já não existem mais. Como tudo em desenvolvimento, devemos sempre trabalhar na camada de abstração mais alta.
Manutenção cara porque, para trocar de tecnologia, será necessário muito tempo de manutenção. E tempo é dinheiro, lembra?
Vantagens
Mas as URLs sujas não só desvantagens. Há situações em que é melhor usá-las.
Portabilidade
Em buscas de sites, por exemplo, o uso de URLs sujas é interessante. Imagine:
http://www.seusite.com.br/busca/?keys=blog+do+tmferreira
Você pode acessar quantas vezes quiser essa URL que ela sempre lhe levará para o mesmo lugar. Repare no Google: ele usa mais ou menos a estrutura acima.
Desencorajam o Reuso
Parece controverso, mas não é. Às vezes você não quer que o usuário do seu site lembre ou grave aquele endereço. Observando por esse ponto, a desvantagem vira vantagem, dependendo do uso.
Suponha que você deseja monitorar uma seqüência de passos que o seu usuário faz no seu site para chegar ao seu objetivo. Se você tiver uma query string bem grande e complexa, ele ficará desencorajado de gravar essa URL.
URLs Amigáveis
Alguns especialistas apontam que com o crescimento da utilização da internet e da complexidade dos sistemas web, a utilização em massa das URLs amigáveis é uma questão de tempo. Eu diria muito pouco tempo.
Em geral, as vantagens das URLs amigáveis são as desvantagens das URLs sujas. Assim, vou dar algumas dicas de como fazer as URLs amigáveis mais eficientes.
Devem ser Curtas (Pequenas)
O melhor caminho para ter URLs amigáveis eficientes é projetando-as bem. E para isso, comece com os nomes dos aquivos e diretórios. Torne-os curtos e compreensíveis.
Veja bem: curto, mas compreensível.
Evite Utilizar Caracteres de Separação
Freqüentemente, vemos arquivos como: maquina_de_lavar. Nomes assim são mais difíceis de escrever. Se tiver que usar esse tipo de separação, releia a dica anterior e tente projetar melhor.
Se mesmo assim ainda precisar usar, prefira o hífen: maquina-de-lavar.
Use Letras Minúsculas
Dependendo do sistema operacional de onde você hospedará o seu site, ele pode diferenciar maiúsculas e minúsculas.
Os servidores UNIX, por exemplo, fazem essa diferenciação, enquanto os servidores Windows não.
Assim, se você hoje utiliza uma hospedagem Windows, a url a seguir funciona sem problemas:
www.seusite.com.br/Produtos
Mas se você migrar de hospedagem e passar a utilizar um servidor Linux, por exemplo, não funcionará.
Pelo sim, pelo não, prefira minúsculas.
Atenção para o Nome do Host
Todos sabemos que normalmente os domínios tem como nome do host “www”. Então, se o usuário quer entrar em seu site, ele digita: www.seusite.com.br
Mas e se ele digitar um “w” a menos ou a mais?
Pensando nisso, você cadastra também os nomes “w”, “ww” e “wwww” e os redireciona para o host principal.
Atenção para o Nome do Domínio
Se o domínio do seu site tem a escrita difícil, como a utilização de ch, ss, etc, pode acontecer do usuário digitar errado. Vamos supor que você está fazendo um site sobre o Chaves, e você registra o domínio www.chaves.com.br. Mas alguns “desavisados” com certeza tentarão “xaves”. Assim, tente sempre registrar os domínios que podem ser acessados erradamente pelos usuários e redirecionar ao principal.
Eu sei que o exemplo que dei foi ridículo, ma é por aí.
Conclusão
Vimos nesse artigo as vantagens e desvantagens do uso de URLs sujas e URLs amigáveis. Também vimos que há casos em que é interessante usarmos URLs sujas, mas isso deve ser uma exceção e que o futuro aponta para a utilização massissa das URLs amigáveis.
As URLs amigáveis são muito mais simples de entender e têm muito mais significado para os usuários e mecanismos de busca.
No próximo artigo veremos 3 formas de implementarmos as URLs amigáveis.
Aguardo os comentários! Abraços!