Olá, pessoal! No artigo de hoje veremos como integrar o sonar com o Jenkins. Para quem não sabe, o sonar é uma ferramenta PMD para análise do código. Em outras palavras, o Sonar olha e diz: “o nome dessa variável não está legal”, “Ei! Tem código duplicado nessa classe”, etc. Vamos ver como integrar essa ferramenta com o build, pois logo após fim do build o sonar roda e faz o trabalho dele.
Primeiro passo
Baixe o sonar neste link. Para este exemplo, estou usando o sonar 3.4.1, pois é o que tenho aqui. E a versão SonarQube.
Segundo passo
Vou considerar que você já vem acompanhando a série Continous Integrations com Jenkins aqui no iMasters, então você já tem o Jenkins e um projeto configurado.
Terceiro passo
Após ter baixado o sonar, descompacte o .zip e via prompt de comando vá até:
sonar-3.4.1\bin
Em seguida, entre na pasta referente ao sistema operacional que está usando e execute o arquivo .bat ou .sh.
Quarto passo
Inicie o Jenkins.
Quinto passo
Instale o plugin do sonar no Jenkins sem reiniciar aplicação.
Sexto passo
Após a instalação, vá em Jenkins >> Manage Jenkins >> Configure Systems. Você vai ver que o sonar foi adicionado. Clique em advanced e deixe conforme a seguir:
Apenas informamos a URL onde o sonar está sendo executado, o resto deixamos em branco porque estamos rodando local e com o banco embedded. Para fazer com um banco real, consulte a documentação do sonar.
Clique em save.
Sétimo passo
Vá na configuração do seu projeto no Jenkins:
E em post build actions clique em add. Escolha sonar:
E deixe assim:
Clique em save.
Oitavo passo
Build Now o projeto e aguarde:
Pronto! Simples, não?
Vou ficando por aqui. Espero que tenham gostado!