Back-End

28 jun, 2013

Seja um Perl core hacker

Publicidade

Existem muitos rituais de passagem em desenvolvimento de software. Começamos pequeno, com um simples “Alô, Mundo”, mas ganhamos confiança rápido e, quando nos damos conta, já estamos criando nosso próprio sistema de templates ou framework web. Lá no final da lista, quase que como um sonho inalcançável de glória definitiva, está o santo graal de todo programador: contribuir com o código fonte da própria linguagem.

Ao longo dos anos, uma série de mitos sobre como se tornar um core hacker de Perl foram surgindo: era preciso saber C, ter conhecimentos avançados de Perl, dominar todas as entranhas do código fonte ou mesmo ser indicado por um core hacker atual.

Tudo mentira!!!

A verdade é que você não precisa ser um ninja com o poder dos nove cortes ou saber um aperto de mão secreto para ajudar no core do Perl. De fato, mais de 65% dos tíquetes abertos são de severidade baixa, muitos dos quais exigem pouco ou nenhum conhecimento de Perl, muito menos de outra linguagem. Problemas simples, como documentação incompleta ou com pequenos erros de formatação, testes sem descrição, ou mesmo criação de commit hooks no repositório central, podem ser facilmente atacados por iniciantes e fazem toda a diferença para o projeto.

O processo é tão simples que cabe em um parágrafo: clone o repositório em git://perl5.git.perl.org/perl.git ou no mirror do Github; abra o arquivo Porting/todo.pod ou acesse http://tiny.cc/perl5 para achar uma tarefa simples e rápida para atacar; crie um branch, faça suas mudanças, teste e envie para perlbug@perl.org com uma descrição em inglês. Pronto. Se o patch for aceito, seu nome estará imortalizado na próxima versão do Perl 5!

Pode parecer pouco, mas o tempo que você gasta resolvendo esses probleminhas é o tempo que um desenvolvedor experiente do core pode gastar com bugs mais urgentes ou novas features. Sem falar que é uma ótima forma de perder o medo e ir conhecendo melhor o código. E aí, tá esperando o quê? Contamos com você!

Assista ao vídeo:

http://videolog.tv/video.php?id=959787

***

Este artigo foi publicado originalmente na Revista iMastersAcesse e leia todo o conteúdo.