Usando o RSA para desenvolvimento de aplicações JEE é possível unir modelagem + code clear de maneira simples. Aqui você não gasta tempo modelando e depois codificando, pois a própria ferramenta dá esse suporte ao desenvolvedor, arquiteto etc. Um ponto que não posso deixar de fora é que a IDE não gera nada além do código natural da linguagem Java. A ferramenta é uma boa opção para quem não quer perder tempo escrevendo códigos básicos e focar apenas no negócio. Uma notícia boa aos programadores, desenvolvedores que usam o Eclipse: vocês estarão em “casa” com RSA, já que ele tem como base IDE Eclipse. Na verdade é como se fosse um Eclipse Plus.
Lets go…
Links:
Sobre RSA
O IBM Rational Software Architect for WebSphere Software é uma ferramenta de design e desenvolvimento integrada que utiliza o desenvolvimento orientado por modelo com UML para a criação de aplicativo e serviços bem arquitetados.
- Com o Rational Software Architect for WebSphere Software, é possível unificar todos os aspectos de design e desenvolvimento de software.
- Desenvolva aplicativos de forma mais produtiva do que jamais havia feito.
- Explore as últimas novidades em tecnologia de linguagem de modelagem.
- Revise e controle a estrutura de seus aplicativos.
- Utilize uma plataforma de modelagem aberta e extensiva.
- Simplifique sua solução de ferramenta de design e desenvolvimento.
- Integre-se a outras facetas do ciclo de vida.
Fonte: IBM
Download
Você pode fazer download da IDE no site da IBM. Se você participou de alguma palestra minha e ganhou o DVD do kit software Rational, observe que lá tem tanto o Rational Application Developer (RAD) quanto o RSA.
Apresentarei a criação de um simples projeto em java usando classes, interfaces, métodos e atributos, já que o objetivo aqui é mostrar a facilidade que a IDE traz para o desenvolvedor.
Atenção: Para aqueles que ainda estão começando em Java. Por boas práticas, aprenda java no bloco de notas e depois venha para o RSA.
Iniciando
1. O primeiro ponto é criar um projeto
2. Crie um folder chamado diagram
3. Agora crie outro folder chamado lpjava
4. Selecione lpjava e crie um diagrama class como na figura abaixo
5. Dê o nome classdiagram
6. Observe que temos uma paleta para fazer a modelagem
7. Na paleta, clique em package e depois em qualquer lugar em branco na tela do centro da IDE
8. Agora ele vai o nome do package, digite em Name: lpjava
9. Depois dê um ENTER para confirmar o nome
Observe que em package explorer vai atualizando de acordo com as mudanças no diagrama
10. Em seguida, repita o mesmo procedimento para Interface & Class, os nomes, respectivamente, Farol e Carro (marque que essa classe, que terá o método main).
11. Para ver o código basta dar dois clique no diagrama desejado, e percebam que é um code clear.
12. Agora, vamos dizer que a class Carro vai implementar a interface Farol. É bem simples: selecione o diagrama da classe e observe que há umas setas ao redor dele. Clique na ponta dessas setas e arraste em direção à interface e na opção que aparece diga que vai implements
13. Agora vamos adicionar alguns métodos na class. Selecione a classe e clique em adicionar method (clique na bolinha verde)
14. Na tela que aparece, observe a facilidade que você tem de dizer tudo o que esse método vai ter. Portanto crie um do tipo void setName(String nome)
Pronto, tá feita a modelagem e code clear gerado. Agora é só programar :). Bem, com esse pequeno exemplo parece que seria mais fácil fazer na mão, mas lembre-se de que no ambiente de produção não desenvolvemos algo tão simples assim, são N classes, packages, interfaces etc. E 8 horas por dia não é o suficiente.
A pergunta pode ser “para que eu vou aprender RSA/RAD? Se não trabalho na IBM?!”. Para quem tem essa opinião, pode tirar o “cavalinho da chuva”, porque o RSA/RAD é usado pela IBM, parceiros, clientes e outras multinacionais. Para mostrar que não estou mentindo, fiz um teste bem simples. Fui no site Catho e pesquisei por vagas de empregos Salvador/Bahia e coloquei Java. Veja as vagas disponíveis e olhe quem está no requisito: RAD, RSA e WebSphere.
Mas como posso estudar a ferramenta? Simples: a IBM tem um livro gratuito para desenvolvedor que ensina passo-a-passo como usar a ferramenta desde fazer seu primeiro “Hello” até modelagem, BD etc. Você encontra esse livro aqui.
Além disso, existem os cursos através do Academic Initiative, para quem não deseja ler o livro.
Abraço a todos e espero que tenha gostado do artigo. 🙂