Back-End

Publicidade

Olá leitores do iMasters.

Essa semana trago a vocês algumas novidades que o PHP vem preparando para 2007, para o delírio geral dos programadores PHP de plantão.

Quando estávamos nos preparando para executar o upgrade da versão de nossos sistemas para o PHP 5.2.0, além de ainda estarmos extasiados com as mudanças significativas que essa versão nos trouxe, recebemos uma noticia muito interessante, o PHP 6 já está a caminho!

Não é de espantar a velocidade com que o planejamento de novas versões do PHP são elaboradas, aliás, com o mercado de linguagens de programação, as atualizações são quesitos necessários para uma maior adoção entre as comunidades de profissionais que são responsáveis por escolher as melhores linguagens e ferramentas de trabalho. E esse mercado tão acirrado, com profissionais cada vez mais competentes e exigentes quanto às funcionalidades, uma boa escolha da linguagem pode definir o sucesso do projeto, além do investimento no estudo.

Mas essa velocidade de atualizações levanta algumas questões, dentre as quais:

  1. Como posso manter os sistemas de minha organização atualizados com um pequeno impacto de mudanças?
  2. Devo atualizar os sistemas que já são executados, pelo risco de talvez não mais funcionarem ou devo somente utilizar em novos módulos de meu sistema a serem implementados?

Em novos releases de linguagens temos a promessa que a atualização pouco alteram nossos sistemas já em execução, na pratica nem sempre isso acontece. Ocorre casos em que a atualização acaba por eliminar aqueles detalhes que foram resolvidos ou contornados com alguma técnica obscura do programador e que simplesmente deixam de funcionar após o upgrade. Não preciso dizer que manter software acaba gerando um maior custo do sistema além de descontentamento do cliente. E pior de tudo, que esse custo e aborrecimento poderiam ser evitados apenas não atualizando a versão.

Com a liberação do PHP 5.2.0 ganhamos melhorias nas funcionalidades para leitura de arquivos XML, conserto de bugs além de adição de várias características que são idealizados pelos adeptos da POO (Programação Orientada a Objetos) como adição de métodos privados e protegidos, classes e métodos abstratos, declaração de interfaces e melhor controle de erros.

Mas será que realmente vale a pena atualizarmos agora nossos sistemas já implantados no cliente, com os requisitos já cumpridos e a satisfação garantida, por uma nova versão do PHP que ao mais tardar já estará obsoleta? Seria como procurar chifre em cabeça de cavalo.

Essas ações de atualizações devem ser discutidas e planejadas e só depois de confirmada sua viabilidade, executadas.

Não posso esconder o contentamento de aguardar mais uma nova versão do PHP, intitulada não oficialmente (mas que já é do conhecimento de todos) com o nome de PHP 6, ainda mais com as promessas de Rasmus, criador da linguagem, que já se pronunciou à respeito das funcionalidades pretendidas, das quais são destaques:

  • Remoção completa das register_globals;
  • Remoção dos magic_quotes_*;
  • Remoção do safe_mode, que tanto incomoda os programadores em servidores terceirizados
  • Os identificadores serão interpretados por case-sensitive (Isso pode aborrecer muitos programadores).
  • Suporte ao Unicode, retirando o uso da funções de extensão como mbstring e iconv, permitindo uma melhor implementação de sistemas internacionalizados e melhorando a performance.

Com o advento de tecnologias com o AJAX, não seria de todo mal se o PHP pudesse retirar a necessidade do uso de frameworks incluindo em seu código nativo a implementação dessa funcionalidade, não acham?

Bem pessoal, basta agora somente esperar pela versão que promete, e torcer que sua atualização não afete drásticamente os sistemas em produção.

Abraços!