Back-End

22 abr, 2016

POST de dados de formulário com cURL

100 visualizações
Publicidade

cURL é o utilitário mágico que permite que os desenvolvedores baixem conteúdo de uma URL, explorem cabeçalhos de resposta, obtenham cotações de ações, confirmem se a codificação GZip está funcionando, e muito mais. Outra grande utilização do cURL para linha de comando é postar dados de formulário para um servidor, especialmente ao testar processamentos de formulários de moderados a avançados.  E, assim como outros comandos cURL, postar dados de formulário é incrivelmente simples.

POSTando dados de formulário com cURL

Comece o seu comando cURL com curl -X POST e depois adicione -F para cada field=value que você deseja adicionar ao POST:

curl -X POST -F 'username=davidwalsh' -F 'password=something' http://domain.tld/post-to-me.php

Se você estiver usando PHP, você pode usar print_r na variável $ _POST para ver se o servidor recebeu os dados POST conforme o esperado:

Array(
  'username' => 'davidwalsh',
  'password' => 'something'
)

Se você precisa enviar um tipo de dados específico ou um cabeçalho com cURL, use -H para adicionar um cabeçalho:

# -d to send raw data
curl -X POST -H 'Content-Type: application/json' -d '{"username":"davidwalsh","password":"something"}' http://domain.tld/login

POSTagem de arquivos com cURL

POSTar um arquivo com cURL é ligeiramente diferente, você precisa adicionar um @ antes do local do arquivo, após o nome do campo:

curl -X POST -F 'image=@/path/to/pictures/picture.jpg' http://domain.tld/upload

Utilizar PHP para explorar o array variável $ _FILES irá mostrar dados do arquivo como se ele fora enviado pelo formulário no navegador:

Array(
  "image": array(
    "name" => "picture.jpg"
    "type" => "image/jpeg",
    "tmp_name" => "/path/on/server/to/tmp/phprj5rkG",
    "error" => 0,
    "size" => 174476
  )
)

POSTar o conteúdo do arquivo com cURL é provavelmente mais fácil do que você pensou, certo?

A primeira vez que eu precisei enviar dados de arquivos a partir da linha de comando eu pensei que iria enfrentar uma luta; em vez disso, descobri que cURL faz esse processo facilmente!

***

David Walsh faz parte do time de colunistas internacionais do iMasters. A tradução do artigo é feita pela redação iMasters, com autorização do autor, e você pode acompanhar o artigo em inglês no link: https://davidwalsh.name/curl-post-file