Back-End

26 dez, 2012

Melhores de 2012 – Programação Literal usando Sphinx e Haskell

Publicidade

O que tivemos de mais interesse em 2012? Quais foram melhores artigos, as opiniões que geraram maiores discussões? Isso é o que você vai encontrar nessa seleção de artigos que fizemos especialmente para você: os melhores conteúdos de 2012. Já que final e início de ano é sempre um tempo propício para fazer um balanço do que passou e o planejamento para o que ainda virá, esperamos que os artigos publicados aqui te ajudem nisso!

Boas festas e feliz 2013! Um abraço da equipe de Redação do iMasters!

 

Quando trabalhamos em novos projetos, procuramos anotar todas as ideias que temos em documentos, para referência futura. Depois de um tempo, alguns desses documentos tornam-se documentos de referência.

Às vezes, é útil fornecer alguns exemplos de código em tais documentos, para esclarecer certas coisas, por exemplo, fornecer uma implementação básica de um algoritmo.

Essas amostras devem estar na forma de pseudocódigo, de modo que não cresçam e nem exponham muitos detalhes. Entretanto, utilizar uma linguagem de programação falsa possui uma desvantagem séria: não há nenhuma maneira para validar a consistência, verificar os tipos… de uma forma automatizada.

Para escrever documentos no projeto mais recente, é usada a ferramenta Sphinx, que permite escrever documentos usando ReStructured Text reestruturado, e compilá-los em HTML, LaTeX/PDF ou outros documentos, incluindo funcionalidades úteis como destaque de sintaxe de blocos de código.

 

Confira o artigo completo.