Back-End

24 jul, 2008

Instalando e Criando um ambiente JEE

Publicidade

Salve! Salve! Após a publicação da última matéria, recebi alguns e-mails solicitando uma coluna que explicasse como desenvolver um ambiente com Netbeans 6. Alguns leitores tiveram dificuldades em instalar e configurar a nova IDE. Conforme solicitado, está ai a coluna, espero que gostem e vejam como é simples e sem dor de cabeça para configurar um ambiente JEE com Netbeans 6.

Lets go…

Hardware requerido

Uma boa configuração de hardware se faz necessária para trabalhar com aplicações escritas em Java. Um computador para rodar bem o Netbeans na versão 6.0 deve ter as seguintes configurações para uma confortável utilização:

Processador: Pentium 4 ou similar

Memória: 1 GB de RAM mínimo

Porém, já fiz alguns testes em máquinas com configuração inferior e foi possível desenvolver aplicações, mesmo com certa lentidão na primeira compilação e execução da aplicação.

Outros Testes:

Processador: Athlon XP 1.9

Memória: 512 MB

*Ponto importante que não foi aberto nenhum outro programa no momento de desenvolvimento (apenas o netbeans + Browser).

1. Existem dois sites que oficialmente dão a possibilidade de obter o NetBeans na versão 6.0. Um é o site oficial da própria IDE, que se encontra no endereço http://www.netbeans.org. O outro site é o da própria Sun Microsystems, criadora da linguagem e principal mantenedora do NetBeans. O site neste caso é http://java.sun.com.

2. Assim que você entrar no site oficial do NetBeans, há um grande botão escrito Download NetBeans IDE 6.0. Dê um clique neste botão e você irá até a página de downloads da IDE.

Os pacotes:

3. Ao clicar no botão Download NetBeans IDE 6.0, você será levado à área de download, contendo os diversos pacotes que a IDE atualmente oferece.

4. Para desenvolvimento Web, selecione a opção Web & Java EE para uma opção e escolha All (versão completa)

A instalação:

5. O servidor de aplicações oficialmente suportado pelo NetBeans é o GlassFish v2 e o container Web é o Tomcat 6, ambos compatíveis com a versão Java EE 5.

Ambiente Windows:

6. A instalação do NetBeans é tranqüila. Assim que baixar o programa dê um duplo clique sobre o arquivo que iniciará o processo de instalação.

7. No botão Customize, marque ou desmarque os itens que não deseja instalar. Como o Tomcat 6 não está selecionado por padrão, caso não o tenha em sua máquina, selecione-o. Instale apenas o que você for usar. Cada pacote a mais implicará em maior consumo de memória. Confirme a customização e clique logo após no botão Next para prosseguir à segunda parte do assistente.

8. No assistente de instalação, leia a licença se não a conhecer e aceite marcando a opção I accept the terms in the license agreement. Para prosseguir, clique em Next.

9. Especifique um diretório vazio dentro do qual será instalado o NetBeans IDE. Esta instalação da IDE não alterará as configurações de outras instalações do NetBeans, caso você as tenha. Isso ocorre porque a IDE cria automaticamente um novo diretório de usuário quando é aberto. Para modificar o local da instalação, no campo Install the NetBeans IDE to digite ou clique no botão Browse… e selecione.

10. Caso você tenha mais de um JDK instalado em sua máquina, este aparecerá em

uma lista, no qual você deverá escolher o compatível com a IDE. No caso somente

poderá ser as versões Java SE 5(as mais recentes, versões muitos antigas não funciona) ou 6. Clique no botão Next.

11. Na etapa seguinte você define o local da instalação do GlassFish (Install GlassFishto), o JDK e o usuário e senhas administrativas. Mais abaixo existe as portas para rodar o GlassFish em sua máquina.

Atenção: Caso mantenha como está, observe que a senha padrão é adminadmin

A senha do usuário administrativo será guardada em um arquivo chamado .asadminpass. Este arquivo se encontra no diretório do usuário de seu sistema operacional.

12. Se em sua instalação houver também o Tomcat, você pode alterar o seu local de instalação no campo Install Apache Tomcat to.

13. Por fim, veja os itens que serão instalados e clique no botão Install e aguarde a conclusão da instalação (vai depender da configuração da sua máquina).

Pronto pessoal! Simples!

Agora, com um ambiente JEE, basta iniciar seus projetos Web.

Abraço a todos! Aproveitando o momento, venho convidá-lo para dar uma passada no meu blog. Até a próxima coluna!