Back-End

16 fev, 2007

Fique atento às ferramentas que auxiliam o desenvolvedor – Parte 02

Publicidade

Como havia mencionado na 1ª parte desta matéria, nesta 2ª etapa mostrarei o que podemos desenvolver com o editor de aplicações CodeCharge. A princípio, vamos entender quais as linguagens que o CodeCharge suporta.

O CodeCharge está disponível e duas versões: CodeCharge Studio e CodeCarge Studio Personal Edition.

Uma breve comparação entre as duas:

Bem, como vocês puderam observar, o CodeCharge suporta as linguagens mais utilizadas pelos desenvolvedores, além de trabalhar com grandes bancos de dados, como SQLServer, MySQL, Oracle, Interbase, etc.

Mas, o que podemos desenvolver com este Editor?

Como havia dito: desde simples aplicações Web à complexas soluções de e-business.

Um exemplo:

Vocês conseguem ler esta matéria, certo? Quanto trabalho teríamos se fizéssemos para cada novo artigo uma nova página .html, .php, .asp, etc…? Trabalhoso não? Bem, para que não haja um gasto de tempo desnecessário, existe uma página administrativa onde podemos inserir novos artigos. Por esta página mandamos todas as informações para a base de dados que por sua vez são selecionadas nesta página que estamos visualizando agora, mais conhecida como página front-end.

Está aí um exemplo simples do que podemos fazer com o CodeCharge. Por ele podemos desenvolver a página administrativa que envia as informações para o banco.Criamos de maneira fácil a conexão com a base de dados e escolhemos as tabelas e campos que iremos utilizar.

Após isso, ele gera automaticamente os arquivos .ccp (extensão CodeCharge) de cadastro, edição, exclusão e listagem. Este é o padrão de projeto. Detalhe: ele cria isso sem nenhum “esforço”.

A partir disso podemos manipular o nosso projeto como bem entendermos adicionando páginas ou arquivos que atenderão nossa necessidade. Após criarmos a página administrativa pelo CodeCharge, criamos então o front-end, preferencialmente na “unha”, para facilitar, afinal fica mais fácil para trabalharmos em cima de nosso layout. Além disso, esta página receberá apenas os SELECTs que teríamos que desenvolver.

Bem, está aí uma simples solução Admin criada pelo CodeCharge. Podemos desenvolver vários módulos por ele.

Que tal uma página de notícias que preencherão nosso site? Ou então uma agenda da semana onde poderemos colocar eventos que acontecerão, um CMS para editarmos o conteúdo do site, um módulo newsletter onde teremos controle de usuários cadastrados para receber notícias, um módulo de enquete onde poderemos adicionar pergunta e repostas, e assim por diante.

O CodeCharge vai além. Ele pode criar grandes aplicações VB.NET, C#, entre outras linguagens, e se bem desenvolvidas podem virar um ótimo produto de venda.

Ressalto apenas que os códigos gerados por este desenvolvedor de aplicações são um pouco diferentes dos que estamos acostumados a ver, porém não fogem tanto do contexto das linguagens. Na verdade o que o CodeCharge realmente cria por trás daqueles aplicativos inteligentes e funcionais muitas vezes parecem incógnitas.

Aconselho àqueles que pretendem usar esta ferramenta a estudá-lo bem, afinal a manutenção destes aplicativos, se tornará mais complexa, caso não esteja bem familiarizados com o editor.

Primeiramente aprenda a linguagem que pretende trabalhar, se familiarize, estude e acima de tudo se empenhe em adquirir conhecimento.Apesar de parecer simples criar aplicações tão funcionais, isso é apenas o começo.O bom desenvolvedor é aquele que desenvolve bem até no bloco de notas.

Mas uma ajudazinha de vez em quando é boa não é?

Caso queriam ver uma aplicação desenvolvida no CodeCharge, entre no site www.codecharge.com.br e observem que o site foi inteiramente criado em cima dele, até mesmo o fórum.