Back-End

1 fev, 2007

Fique atento às ferramentas que auxiliam o desenvolvedor

Publicidade

Ei você desenvolvedor! É você mesmo, que passa horas, todos os dias, desenvolvendo sistemas com inúmeras funcionalidades, com uma programação organizada e acima de tudo com agilidade! Na área de desenvolvimento há prazos, certo? Costuma utilizar Frameworks? Será que faz uso de bibliotecas prontas? Que tal editores arrojados?

Bem, não importa para quais ferramentas iremos recorrer, tudo ajuda na hora de executar os projetos.

Em meio a tantos Zends, Adodbs, Eclipses, entre outros, há sempre algo novo a descobrir.

Que tal um editor chamado Codificar a Carga. Estranho não!?

Bem, essa seria a tradução para um poderoso editor ASP, C.NET, VB.NET, PHP, entre outras tecnologias, mais conhecido como CodeCharge. Posso afirmar aos leitores que podemos levar bem ao pé da letra essa tradução. Muitas vezes o projeto em questão é tão grande que se torna literalmente uma carga.

E agora? Não sou dois, como codificá-la? Está aí sua resposta: CodeCharge!

Esta ferramenta ainda é pouco utilizada em nosso país, e a pouca divulgação faz com que muitos nem ao menos tenham ouvido falar, porém lá fora, como por exemplo nos Estados Unidos, é bem vista e muito utilizada.

O importante é entender em que ela pode nos ajudar, como ela pode ajudar e quais os tipos de aplicações que poderemos desenvolver nela.

A princípio trago uma breve descrição fornecida pela OM, empresa que representa o CodeCharge no Brasil: CodeCharge Studio é uma completa e indispensável ferramenta CASE para auxiliar no desenvolvimento de sistemas para Web. Têm suporte as linguagens e bancos mais utilizados atualmente(MS Access, SQL Server, MySQL, Oracle, etc.).

Seja um simples desenvolvedor a um experiente engenheiro da Web, você pode utilizar o CodeCharge Studio para desenvolver rapidamente de simples aplicações Web à complexas soluções de e-business.

Gostaria apenas de ressaltar que esta ferramenta ainda não faz tudo em um passe de mágica, principalmente se forem aplicativos mais ousados.Porém é de grande benefício para aqueles que querem agilidade e boa programação.

Não devemos nos esquecer que esta ferramenta se torna mais poderosa e eficiente para aqueles que já tem vivência com as linguagens que este editor suporta. Dou créditos ao CodeCharge, mas ressalto que programadores que têm habilidades e conhecimentos para o desenvolvimento de projetos na unha são melhores vistos e mais propensos a se familiarizarem com editores como este.

Se quiserem obter maiores informações sobre esta ferramenta, acesse o site: www.codecharge.com.br

No próximo artigo falarei mais a respeito deste Editor, e darei exemplos de algumas aplicações que podem ser desenvolvidas com o CodeCharge.