Salve! Salve! Leitores iMasters! Mais uma coluna sobre refactoring em código Java. No artigo de hoje irei apresentar algumas ferramentas disponíveis para aplicação de refactoring em código Java e também a importância de usar as ferramentas para uso da técnica. No artigo foi apresentado a aplicação da técnica no modo manual.
Refatorar com suporte de uma ferramenta automatizada é diferente da refatoração manual. Mesmo com a rede de segurança de conjunto de testes, a refatoração não automatizada consome tempo. Porém, não deve se descartar, já que nem sempre as ferramentas automatizadas vão atender todas as técnicas de refatoração.
As ferramentas que automatizam o processo diminuem o risco de erros e inconsistência no código, além de poupar um grande trabalho em se tratando de sistemas com centenas ou milhares de linhas de códigos. Com as ferramentas de refatoração automáticas, o projeto se torna mais elástico, já que alterá-lo é muito menos custoso.
Sendo assim, estender o projeto é adicionar flexibilidade no futuro sem grandes custos. O principal propósito de uma ferramenta de refatoração é permitir ao programador refatorar código sem ter que testar novamente o programa. A Tabela 1 apresenta algumas ferramentas que implementam a técnica de refatoração. Com o crescimento do número de IDE para Java, algumas ferramentas de refatoração foram criadas como plugins para esses ambientes que é o caso do JFactor e RefactorIT apresentado na Tabela.
Tabela 1 – Ferramentas para refatoração em código Java
A cada dia, surgem novas ferramentas para aplicação da técnica de refactoring em outras linguagens. Sendo assim, fica a importância e quanto é produtivo utilizá-las no ambiente de desenvolvimento.
Bom, pessoal, vou ficando por aqui! Espero que tenham gostado do artigo! E até o próximo!
Abraços a todos! Confiram no meu blog http://camilolopes.wordpress.com assuntos como carreira TI, Java e Tecnologia!