Back-End

18 ago, 2015

Dicas rápidas para projetos WordPress

Publicidade

Você já fez algum projeto usando WordPress? Pois é! Eu também. Gostando ou não, você já deve ter se deparado com algum WP na sua vida. Seja num projeto no trabalho, freela, ou até mesmo aquele blog que você costuma ler, possa ter sido feito em WP.

Acredito que o WordPress seja tão popular pelo fácil aprendizado de ambos os lados: cliente e desenvolvedor. Falando do lado do cliente, acredito que seja a plataforma pra blog mais conhecida e admito que já ouvi falar (inclusive já aconteceu comigo) de falarem que tal pessoa precisava de um wordpress. Do lado do desenvolvedor, acredito eu que ele seja uma solução escolhida principalmente pela facilidade em se criar coisas; talvez você não precise de um conhecimento tão avançado em programação para conseguir o que você queira (talvez isso não seja algo bom, da mesma maneira que já vi alguns programadores falando não muito bem do core do WP, mas isso pode ficar pra depois…).

Da mesma maneira que é fácil de construir qualquer coisa com WP, surgem também muitas aberturas a falhas no projeto, que lá na frente podem trazer sérias dores de cabeça.

Tenha uma cópia do projeto (assets e banco)

Sempre tenha uma cópia do seu projeto, tanto dos assets, como do banco de dados. Para os assets, acredito que já estamos acostumados com um GitHub ou BitBucket da vida. Para o banco, existem alguns plugins como ManageWP e o WP DB Backup, onde é possível gerenciar e agendar rotinas de backup. Acredite, é importante! Só daremos importância a isso quando perdemos tudo!

Tenha cautela nas atualizações

Principalmente quando seu projeto não é pessoal e uma outra pessoa (provavelmente um cliente) que administra o site. Atualizações saem quase que semanalmente, e a ansiedade por ter tudo atualizado geralmente é grande. Por isso é natural que, muitas vezes, a pessoa que administra o site clique para fazer todas as atualizações sem dó. Aí que temos que tomar cuidado, pois muitas vezes aquele plugin mega legal que você está usando não foi testado com a nova versão do WP e aí lascou! Quebra tudo e em produção! Acho que a melhor saída talvez seja tirar essa opção de atualização para determinados usuários do projeto e, que só uma pessoa (provavelmente o dev) tenha o poder de fazer essas atualizações (e mesmo assim recomendo sempre fazer uma boa homologação antes).

Capriche no SEO

Você (e provavelmente seu cliente, caso freela) quer que seu projeto seja visto, correto? Uma das táticas (e que é gratuita), para atacar é o SEO. Tem um cara chamado WordPress SEO by Yoast que é bem famoso. Ele te ajuda a configurar praticamente tudo: title, meta tags, detalhes de compartilhamento e por aí vai.

Ative os permalinks

A estrutura de links padrão do WP é algo meio feio. Não é fácil de entender por uma pessoa normal e também não é nada bacana do ponto vista de SEO. Você já deve ter visto algo do tipo => www.nomedosite.com.br/?p=123. Não ficaria melhor algo como www.nomedosite.com.br/sobre ?

Imagens no tamanho correto

Um dos problemas que podemos perceber frequentemente em diversos blogs/sites é em relação as imagens e seus tamanhos. Por exemplo, imaginemos que numa página simples temos uma área destinada a uma imagem que pode ser trocada pelo painel do administrador. O que muitas vezes acontece é essa imagem não receber um tratamento antes de ser renderizada no HTML o que acaba resultando em imagens gigantescas em uma área de 300 ou 400 pixels; e aí o que acaba controlando o seu tamanho é o HTML (#chateado) ou o CSS (um pouco menos, mas ainda #chateado).

Isso pode ser resolvido através do add_image_size do WP, onde é possível setar novos tamanhos de imagens para serem utilizados ao longo do projeto (aqui você encontra mais sobre o image size). No entanto, muitas vezes, acontece durante o projeto de uma parte do layout ou até mesmo ele inteiro mudar. Consequentemente, o tamanho dessa imagem que comentamos acima muda também. Aí que entra o brother Regenerate thumbnails: com ele é possível ajustar todas as imagens do projeto (ou as que você quiser) de acordo com os novos tamanhos que foram definidos no layout.

Melhore sua busca interna

Uma das coisas mais frustantes em um site é quando nossa busca por algo não retorna nada, sem nenhuma sugestão para auxiliar. Um cara que pode ajudar nisso é o Relevanssi. Com ele é possível customizar uma série de parâmetros de acordo com a sua necessidade. Já o utilizei na versão free e atendeu perfeitamente aos requisitos do que precisava. Ainda tem a possibilidade da versão paga, que oferece alguns recursos a mais, como sugestões de pesquisa e uma customização muito mais personalizada com um leque muito maior de opções.

Repense o seu usuário e senha

Muitas vezes (mais do que a gente pensa), acontece de na correria do desenvolvimento, criarmos um usuário padrão admin e sua senha mais criativa ainda como admin ou admin1234 e por aí vai… Até aí tudo bem, pois estamos em dev, certo?! O negócio fica feio quando isso vai pra produção, pois vira uma porta aberta para ataques. Caso você não tenha controle do banco e da parte dos assets, acabei caindo em um plugin que promete ajudar nisso: o Username Changer (não o testei ainda mas vale a tentativa).

Keep calm and escolha bem

Uma das coisas mais legais do WP é a grande quantidade de temas e plugins disponíveis. E uma das coisas que pode atrapalhar um pouco também é a questão da grande quantidade de temas e plugins disponíveis. Ahn?! Confuso? Pois é… Se por um lado temos um leque enorme de recursos para se recorrer, temos que sempre pesar e pesquisar a respeito de qualquer plugin ou tema a se adicionar no projeto com o objetivo de evitar qualquer problema futuro.

Resumindo…

Um projeto bem bacana pra quem se interessar na parte de plugins é o WP Plugins da antiga A2 Comunicação, nova A2ad. O projeto nasceu como uma ideia de documentar os principais plugins usados nos projetos internos e acabou ficando aberto.

***

Este artigo foi publicado originalmente no blog do Raphael Fabeni: http://www.raphaelfabeni.com.br/dicas-rapidas-wordpress/