Salve! Salve! Pessoal! Na coluna de hoje vamos ver, na prática, como desenvolver uma aplicação no Netbeans 6 usando Servlet & JSP.
Em resumo: JSP é uma página bem parecida com uma página HTML, com a diferença de que podemos inserir Java dentro da página.
No Netbeans 6, criar uma aplicação JSP tem a mesma facilidade que criar um Servlet. Veja:
1. Abra o netbeans 6.
2. Localize o seu projeto .
3. Clique em file > new file.
4. Na tela que aparece escolha em categories WEB e em files types escolha JSP.
5. Clique em next e, na próxima tela, no campo JSP File name, dê um nome ao seu arquivo JSP (se quiser seguir a coluna, o meu chamei de resultado).
6. Feito isso clique em finish.
7. E o netbeans gera a página em JSP. Observe que por padrão ele vai exibir Hello World, porém em HTML. Vamos alterar essa página para ela exibir quantas vezes ela já foi acessada então apague a linha:
<h2>Hello World!</h2>
.
8. E adicione a linha abaixo:
<%! int cont=0;
//declarei como static
%>
Essa página ja foi acessada.
<%=
//usando expressores para imprimir
++cont
%>
9. Salve as alterações. Agora vamos criar nosso Servlet para acessar nosso JSP. Ou seja, quando o cliente digitar, por exemplo http://suaplicacao/acesso, a página que deve ser exibida é a JSP.
10. Clique em File > new file. Na tela que aparece, escolha em categories Web e a direita escolha Servlet. Depois clique em next.
11. Na próxima, dê o nome ao seu Servlet. Para seguir a coluna, dê o nome acesso e depois clique em finish.
12. Feito isso, seu Servlet é gerado pelo Netbeans. Agora vamos configurar para que o arquivo resultado.jsp seja chamado.
13. Clique no sinal de “+” de configuration files e em seguida dê dois cliques em web.xml. Aqui vamos configurar nosso Servlet.
14. Na tela que aparece, clique na guia Servlet (a segunda da esquerda para direita). Como não temos nenhuma outra Servlet além da que acabamos de criar, ela é selecionada automaticamente.
15. Observe que a opção marcada é Servlet Class, mais como vamos usar um arquivo em JSP clique na opção abaixo e em seguida clique em BROWSE… e localize o arquivo resultado.jsp (ou o arquivo que você deu o nome)
16. Agora salve esse arquivo.
17. Clique em cima do arquivo resultado.jsp, na mesma janela que está o arquivo web.xml.
18. Agora aperte Shift + F6 para compilar e executar aplicação.
19. Após isso, ele automaticamente executa o arquivo resultado.jsp. Feche o browser que foi aberto automaticamente e vamos ver se realmente é possível eu acessar uma página JSP via Servlet.
20. Abra outra página de internet e digite http://localhost/seuprojeto/acesso
21. E veja se esse Servlet leva você para a página resultado.jsp e informa o número de vezes de acesso da página.
Reunindo tudo:
- Criamos uma página .jsp com código Java
- Criamos um Servlet que chamará essa página
Por que criamos o Servlet?
Você não quer que seu cliente digite http://suaplicacao/arquivo.jsp. Parece ser fácil, mas lembre-se que tudo depende do nível do usuário do sistema. E por acaso ele pode esquecer do .jsp e ligar para seu suporte dizendo que aplicação não está funcionando. E para se livrar desse telefonema, crie um Servlet. Você também pode mudar o nome do Servlet sem precisar mexer nos arquivos .jsp. Sem falar no aspecto de segurança que, com Servlet, você cria caminhos falsos.
Um abraço a todos e até a próxima coluna! Não deixem de visitar meu blog! Há varias dicas em Java & T.I.