Criar um projeto na plataforma Web usando o Eclipse é algo simples. Geralmente quem está iniciando os estudos em JEE cria um Java Project e manualmente coloca o ambiente na plataforma JEE como WEB-INF, classes, lib etc. Com o Dynamic web Project, você tem todo o ambiente configurado já pelo eclipse e ainda escolhe o servidor de aplicação, além de testar a aplicação sem precisar sair do eclipse.
Lets go…
Requisitos:
- Instalação TomCat
- Instalação Java
- Distribuindo uma Aplicação Web
1. Após abrir o eclipse clique em File ==> New ==> Dynamic Web Project
2. Deixe sua tela como a seguir.
3. Observe que escolhi o Tomcat. É importante informar a versão que você tem instalada do seu servidor de aplicação.
4. Clique em next e agora temos os nomes dos diretórios que serão criados pela IDE. Eu tenho habito de usar no modo padrão.
= onde vai ficar seus arquivos .java
= onde você coloca seus arquivos .jsp, .html
root = raiz do projeto
5. Clique em finish
6. Pronto, você já tem um ambiente JEE configurado. Observe na imagem a seguir a estrutura montada pelo eclipse.
7. Se quiser testar sua aplicação é bem simples, basta clicar em Run as ==> Run on Server. Assim o tomcat é inicializado e sua aplicação é carregada.
8. A seguir, há um exemplo de uma aplicação chamada “locadora”, que criei apenas para mostrar um dynamic web project em ação. Esse está inserindo informações em um BD Mysql.
9. A primeira imagem é a estrutura do projeto. Quero chamar atenção que coloquei o driver do mysql no diretório do Apache e quando criei o projeto esse já foi importado.
10. O projeto tem apenas uma página index.jsp que chama um formulário de cadastro de carro. Temos também duas classes .java, uma de conexão com o mysql e outra que faz a manipulação no mysql.
11. Agora vamos ver aplicação rodando dentro do eclipse e veja como é bem mais produtivo.
12. Se o eclipse perguntar qual server deseja executar, escolha o mesmo usado para o projeto e depois clique em finish.
13. Você deve receber uma tela como a seguinte. Veja que maravilha, um browser e, no rodapé, o status do tomcat, tudo no mesmo lugar.
14. Vejam como é bem mais produtivo trabalhar usando dynamic web project.
Espero que tenham gostado! Quero lembrar que o objetivo deste artigo foi mostrar a produtividade de desenvolver aplicações JEE usando dynamic web project. Um forte abraço a todos e até o próximo!