Você acaba de terminar um site que levou dois meses inteirinhos para desenvolver. Entrega ele prontinho na mão do seu cliente, com o usuário e senha, afinal seu cliente precisa atualizar o site.
Duas semanas depois você entra no site e vê cada título de uma cor, de um tamanho, tudo fora do lugar, imagens cada uma de um tamanho, resumindo, uma verdadeira bagunça. Aí você pensa: “meu trabalho foi por água abaixo”.
Amigo desenvolvedor, o seu problema acabou! Vamos ver hoje como limitar as funções do Editor JCE para usuários leigos. Vamos ensinar a você quais são as funções de que o usuário precisa e qual você pode excluir.
Vamos começar:
Primeiro passo
Vamos ao administrador do Joomla para instalar o componente JCE 1.5.2 e o Plugins 1.5.2.
Dica: Procure sempre instalar as versões mais recentes, pois quanto mais novo menos problema.
Obs: Se a instalação foi executada com sucesso, deve aparecer uma mensagem em azul como mostra a próxima figura.
Sengundo passo
Vamos no menu Site administrar usuários, como mostra a figura abaixo:
No administrador do usuário vamos criar um usuário com senha para seu cliente. Basta clicar em Novo.
Clicando em novo você vai se deparar com uma tela igual à tela abaixo:
Em usuário você deve preencher os seguintes campos:
- Nome: (O nome de seu cliente);
- Nome de Usuário: (Um nome para o cliente acessar o administrador do joomla. Tudo minúsculo e sem acento facilita muito);
- E-mail: (O e-mail de seu cliente);
- Nova Senha: (Escolha uma senha para seu cliente “uma senha difícil”)
- Verificar senha: (Repita a senha);
- Grupo: (Em grupo você deve escolher a opção Gerente, essa opção também limita o cliente dentro do administrador do joomla).
- Idioma da administração: (Escolha a opção Português)
- Idioma do site: (Escolha a opção Português)
- Editor do usuário: (Escolha o editor que acabamos de instalar Editor JCE 1.5.2).
Feito tudo isso, basta clicar em salvar.
Terceiro passo
Agora vamos a Componentes JCE Administration Groups, como mostra a figura abaixo:
É exatamente aqui onde vamos definir quais as funções que seu cliente terá acesso.
Vamos criar um novo grupo, para isso, basta clicar em Novo.
Ao clicar em novo, você verá uma tela como a figura acima. Preencha o seguinte campo:
Nome: (Nome do grupo, você pode chamar de clientes para facilitar a identificação)
Se você reparar, existem três quadrados nesta tela. Um chamado de Components, Types, Users.
Vá até o segundo (Types) e clique em cima de gerente.
Vá até o último (Users) e clique dentro dele e depois em Add User(s).
Quando você clica em Add User(s), aparece uma tela como a tela abaixo:
Nesta tele você vai escolher qual o usuário que deseja inserir, (você pode inserir mais de um). Como estamos fazendo para um determinado cliente, escolheremos o usuário que você criou lá em Administrar Usuários. Para escolher basta clicar na caixinha e depois em SELECT no topo da tela.
Essa tele irá se fechar e você vai perceber que o usuário escolhido agora está dentro da caixa User(s).
Obs: Ainda não salve, temos mais coisas a fazer aqui.
Quarto passo
Você reparou um pequeno menu que existe no topo da tela, veja na figura abaixo circulado de vermelho:
Tudo o que fizemos nesta página foi no Setup o primeiro neste menu. Agora vamos pra o segundo: Editor Parameters.
Essa página (acima) é a página Editor Parameters, nesta página não é necessário mexer em nada. Sendo assim, vamos seguir para a próxima: Layout.
Na minha concepção está a página mais importante, pois é aqui que você vai escolher as funções corretas para seu cliente. Você não pode cometer erros para não prejudicar nem a você e nem a seu cliente.
A página Layout se parece com a página abaixo:
Circuladas em vermelho estão as funções a que seu cliente tem acesso. Circulado de verde é o espaço onde você colocará as funções necessárias para seu cliente operar o site.
Para fazer isso basta você clicar em cima do ícone desejado e arrastar até o espaço em verde.
Abaixo veja as funções que recomendamos:
Com essas funções o seu cliente vai operar muito bem o site e não causará nenhum problema nem a você, nem a ele mesmo. Se você, desenvolvedor, achar melhor colocar mais alguma coisa, fique a sua vontade, mas garantimos que com essas já é o suficiente.
Está página já finalizamos, agora vamos para última: Plugin Parameters.
Há página Plugin Parameters está divida em 3 partes, que são elas: Paste, Image Manager e Advanced Link.
Para tornar tudo mais fácil, vamos começar do começo.
Vamos até Paste, embaixo tem um link chamado Standart (padrão), clicando nele abre-se algumas opções. Aqui não é necessário mexer em nada.
Agora vamos até Image Manager, embaixo existem três links: Standart (padrão), Defauls (Pré-definidos) e Permissões.
No primeiro não é necessário mexer em nada. Clicando no segundo aparecem algumas opções.
Encontre a opção Enable Border (Ativar Fronteiras), se tiver marcada como NÃO, troque para SIM.
Depois de alterar a opção Enable Border, você pode Salvar e você terá concluído o processo de limitar usuários no Editor JCE 1.5.2.
Espero que este tutorial seja de grande ajuda para muitos.
Até a próxima.
Fonte original: http://www.joomlarj.com.br
Site para baixar as versões mais atuais do JCE para Joomla: http://www.joomlacontenteditor.net/
Obs.: Baixe e instale o Componente e o Plugin do editor. Após isso habilite o plugin e selecione ele nas configurações globais.