Em janeiro tirei duas certificações da Sun Microsystems: SCJP e SCJA. Neste artigo vou fazer um comparativo entre as duas e seus principais focos.
A Sun é a empresa responsável por realizar o treinamento e as provas de certificação do Java e do Solaris. Para fazer o teste, não é obrigatório ter os cursos oficiais, basta apenas ter os conhecimentos requeridos para a prova em questão.
O primeiro passo é adquirir um Voucher, que é apenas um código que te dá direito a fazer o teste. Isso pode ser feito por e-mail (sun.education@sun.com) ou por telefone (0800 55 7863).
SCJA significa Sun Certified Java Associate, ela é identificada pelo código 310-019.
SCJP significa Sun Certified Java Programmer, ela é identificada pelo código 310-055 para a versão 5, 310-065, para a versão 6 (atualmente são as duas possíveis versões).
A primeira característica em comum é que o Voucher para certificação em SCJA vale para SCJP e vice-versa, e mais, para qualquer outra certificação da Sun relacionada à tecnologia Java, pois o Voucher não é específico à prova e, sim, ao prefixo, que no caso é 310, ou seja, todas as certificações para java têm esse prefixo como código (no total, são 8 essas certificações).
Outra característica comum é que ambas as certificações não têm pré-requisitos de outras certificações. Isso ocorre com a maioria das outras: SCJD, SCWCD, SCBCD, SCDJWS e SCMAD, onde todas elas requerem que o candidato tenha a SCJP.
A Sun separa suas provas em níveis hierárquicos, com divisões dos mais baixos até o mais altos (http://www.sun.com/training/images/certpathJava_SCJP.gif ), apesar de a prova de programador estar no nível básico, não quer dizer que é uma prova fácil, é apenas para indicar que ela é pré-requisito para as imediatamente acima. A prova de Arquiteto empresarial (SCEA) está no topo, mas ela não requer pré-requisito nenhum, mas é uma prova totalmente diferente das outras e realmente requer que o candidato tenha larga experiência em Java, não vou dar mais detalhes dela, apenas focarei nas duas primeiras.
As duas certificações são baseadas na plataforma Standard Edition do Java, o que antigamente era Java 2 SE, hoje é apenas Java SE. A prova de Associado Java tem conceitos de Java EE e Java ME, mas apenas de integração, portanto a base da prova não deixa de ser SE por causa disso.
As provas de certificação são preparadas por uma grande equipe que estuda os principais itens de cada tecnologia e definem o que cada profissional (cada prova) precisa ter (no mínimo). Assim, cada prova tem o seu próprio número de perguntas e seu percentual para passar, isso vária de prova para prova e de versão para versão, então a versão 1.4 e 1.5 da prova SCJP têm notas de corte diferentes além, como também é diferente da prova SCJA.
O formato das duas provas é basicamente o mesmo, é composta de perguntas de múltipla escolha e perguntas de drag and drop (arrastar e soltar). É realizada completamente no computador, e o resultado sai no final da prova. Para finalizar, vou dar um review de cada prova:
SCJA
Essa prova avalia o candidato com base em orientação a objetos, representação de diagramas de UML implementação de orientação a objetos com Java, implementação de algoritmos básicos em Java, conceitos de distribuição de programas java e deployment, tecnologias de integração de sistemas em java, tecnologias utilizadas no lado do cliente e do lado do servidor
Aspectos técnicos da prova: ela contém 51 questões, onde precisa-se de 68% da prova correta, no mínimo, para se passar. O tempo de prova é 115 minutos.
SCJP
Essa prova é mais abrangente com relação à programação real e implementação de algoritmos. Ela requer conhecimento sólido da base da API e de conceitos bem específicos da linguagem. Os 7 sub-objetivos da prova são:
1 – Declaração, inicialização e escopo: avalia o conhecimento sobre a criação de classes, interfaces, métodos e variáveis que estejam dentro das regras da linguagem.
2 – Controle de fluxo: avalia a capacidade em reconhecer os desvios de fluxo do programa quando está em execução, saber onde podemos utilizá-los e como.
3 – Conteúdo da API: avalia o conhecimento das principais API´s do Java, utilizar expressão regular, saber criar um sistema de IO e serialização.
4 – Concorrência: avalia o conhecimento do usuário com relação à concorrência, mais conhecido como Threads.
5 – Conceito de Orientação a Objetos: avalia o conhecimento em utilizar corretamente implementações de encapsulamento, sobrecarga, sobrescrita, que tenham alta coesão e baixo acoplamento de classe.
6 – Collections e Genérics: avalia o conhecimento sobre as principais collections das interfaces Map, Set e List com generics que são proteções em tempo de compilação para o uso das implementações das collections.
7 – Fundamental: avalia o candidato sobre como distribuir, compilar, executar e criar arquivos .jar para o sistema.
O conteúdo da prova da versão 6 da prova se difere da 5 por 3 itens apenas: duas interfaces a mais: NavigableSet e
NavigableMap e uma classe: Console
Aspectos técnicos da prova:
- a versão 5 contém 72 questões, onde precisa-se de 59% da prova correta, no mínimo, para se passar. O tempo de prova é 175 minutos.
- a versão 6 contém 72 questões, onde precisa-se de 65% da prova correta, no mínimo, para se passar. O tempo de prova é 210 minutos.
Mais informações podem ser vistas no site oficial: http://www.sun.com/training/certification/java/index.xml