A certificação SCJP é a mais importante de todas em minha opinião, sendo que é ela quem fornece o conteúdo base para que o profissional possa ter a possibilidade de se desenvolver futuramente nos vastos e crescentes recursos disponíveis nas plataformas JSE, JEE ou JME.
Caso tenha vontade se tornar um programador profissional e se aprofundar nas tecnologias java, não tenha dúvidas de que essa é a certificação que indiscutivelmente deve ser investida o mais rápido possível, sendo que é nela que os candidatos conseguem vencer a parte mais pesada que é curva inicial do aprendizado.
Ela cobre a sintaxe os recursos da linguagem, implementação de algoritmos e comandos de fluxos, algumas API´s fundamentais da JSE, conceitos de orientação a objetos, implementação dos conceitos OO na linguagem java, conceitos em programação concorrente (Threads) e programação em classes templates (Generics).
Já quero te adiantar dizendo que não será fácil, uma vez que a própria filosofia do conteúdo da prova apresenta complicadas questões e suas pegadinhas de sintaxes, algoritmos, fluxos, OOP etc., fazendo dela uma prova muito cansativa e pesada de ser estudada. Entretanto, não tenha dúvidas de que realmente vale a pena investir! Além do certificado internacionalmente reconhecido, da orgulhosa carteirinha da SUN e aquele broche muito bacaninha, o candidato conclui a prova com outra perspectiva do mundo OO e às vezes não conseguindo mensurar o quanto de coisas que aprendeu e concretizou.
O melhor de tudo é que, além da SCJP ter um diferencial no mercado, o candidato certificado está com a mente completamente preparada para se aprofundar ou se especializar nas outras plataformas (JSE, JEE e JME) e com certeza um grande futuro à frente! Lembrando sempre que a SCJP é um ótimo começo, mas as coisas não terminam por aí…
Atualmente temos duas quentes versões da prova que apenas se diferem em algumas poucas questões sobre API´s cobradas, veja o link para o descritivo completo aqui: SCJP 5.0 e a SCJP 6. Sempre recomendamos que seja feita a última versão, mas devido ao fato de as irrelevantes diferenças entre as duas versões, o pessoal tem preferido a 5.0 pela possibilidade e facilidade de ser feita em português. Seguem abaixo os links para livros, sites e mocks.
1. Livro fundamental: Head First Java.
2. Livro 1 específico para SCJP.
3. Livro 2 específico para SCJP: Comprehensive Study.
4. Study Guide Site.
5. Revista Mundo Java Edição 18 – Artigo completo.
6. Revista Mundo Java Edição 27 – Poster I.
7. Revista Mundo Java Edição 28 – Poster II.
8. Revista Mundo Java Edição 29 – Poster III.
9. Mock 1.
10. Mock 2 – Whizlabs SCJP (recomendado).
11. Mock 3 Free – JavaBeat Site.
12. Mock 4 Free – SCJP Emulator.
Durante os últimos meses tenho ajudado uma série de pessoas a obterem esta prova e devido a esta experiência muito bacana, resolvi elaborar algumas dicas e diretrizes que poderão fazer grande diferença nos momentos decisivos e críticos do estudo e da prova. Segue a lista:
1. Estude periodicamente
Decida quantas horas terá de estudo, escolha um horário fixo e lugar adequado sem barulhos, ruídos, telefones etc… Cumpra este horário estritamente e não fique variando dia a dia. Sempre tome muita água durante os estudos!
2. Leia e entenda o conteúdo
Não faça coisas ao mesmo tempo que estuda! Não use MSN! Não escute música! Não deixe a TV ligada! Não cuide de crianças! Não faça nada que venha interromper seu cérebro de entender e memorizar o conteúdo. Preste atenção no que está lendo! Não fique tentando acabar com as páginas do livro de forma rápida! Caso contrário, terá a falsa impressão de que esta lendo tudo bonitinho, entretanto o conteúdo não vai entrar cachola! Veja que isso é uma total perda de tempo! Pois não irá memorizar nada e ainda terá que reler tudo.
3. Releia os capítulos nos quais tem dificuldades
Durante os estudos você pode perceber que apresentará uma certa dificuldade em alguns tópicos, na maioria dos casos será sobre conceitos e implementação do OO e a famosa Thread. Bem, cada um é cada um, independente disso, identifique estes tópicos e invista um tempo de qualidade maior posterior para reler os materiais sobre eles.
4. Implemente os exemplos
Se você ficar com dúvida em alguma coisa, implemente exemplos e tire todas a limpo! Não seja abelhudo de tentar fazer a prova na raça! SCJP é um prova muito bem elaborada com pegadinhas extremamente estudadas e direcionadas para confundir o raciocínio do candidato relacionado a: sintaxe, lógica, matemática e conceitos OO com o único objetivo de fazer o mesmo perder a questão. Sem falar na língua inglesa, se caso for optado por ela.
4. Faça cartões
Mesmo relendo os tópicos de maiores dificuldades, ainda assim existirá alguma coisa que você terá grandes dificuldades em memorizar! Diante disso, use a técnica apelativa de cartões de memorização. Como funciona? Simples… faça cartões com resumos descrevendo brevemente o conteúdo, conceito ou pedaço de código que você deseja memorizar e leia-os no mínimo duas vezes ao dia. Há pessoas que gostam de colocá-los em lugares que possam ser visualizados durante o seu dia: espelho, mesa de trabalho, papel de parede do desktop etc…
5. Fazendo exercícios/simulados
Faça os exercícios/simulados de forma séria como se você estivesse verdadeiramente durante a prova! Não faça intervalos durante os exercícios/simulados porque na prova real não existirá isso! Leia cada questão pausadamente, marque a resposta de acordo com seu raciocínio reflexo e não fique pensando muito durante a questão. Ou você sabe ou você não sabe! O tempo limite da prova estará correndo, por isso responda a questão com objetividade! E se porventura você estiver com dúvida, marque a determinada questão para ser revisada após você responder todas as outras.
6. Não refaça o mesmo exercício/simulado seqüencialmente
A repetição seqüencial faz você ter uma falsa sensação que está acertando as questões, mas a realidade é que as perguntas já foram decoradas. Quando for repetir os exercícios/simulados, faça-os de forma intercalada em espaço de dias consideráveis! Isso fará sua mente perder a referência das respostas, fazendo com que você não tenha uma enganosa média de acertos.
Bom, galera, é isso ai! Eu pratiquei todas as idéias acima citadas e obtive 96 % na minha (errei apenas 3 questões). Eu me coloco à disposição para ajudar qualquer interessado em fazer a prova. Bons estudos para todos.