Olá, caros leitores! Hoje vou falar sobre segurança e nesse artigo vamos aprender sobre os motivos de utilizar SALT de senha e sobre a poderosa biblioteca Bouncy Castle. Então mãos a obra!
Bouncy Castle
Apesar de ser pouco conhecida, a biblioteca Bouncy Castle é de longe a melhor opção quando se quer trabalhar com diversos algoritmos de criptografia, como DES, Triple DES, AES 256, Twofish, RSA, plataforma OpenPGP e diversos Hashes como SHA1, SHA-256, SHA-512, Whirlpool, GOST entre outros.
De acordo com a Wikipedia:
Bouncy castle é um coleção de APIs usadas em criptografia. Elas incluem APIs para as linguagens de programação Java e C#. Bouncy Castle é australiana em sua origem, então as restrições americanas de exportação de criptografia de software não se aplicam a ela.
Legal né? Mas porque eu utilizaria a Bouncy Castle no lugar das classes oferecidas pelo .Net Framework? A resposta é simples: RESTRIÇÃO! A biblioteca Bouncy Castle não está sob restrições de leis americanas, ao contrário do .Net Framework, dessa maneira você pode trabalhar com criptografia pesada sem o menor problema.
O SALT de senha
Você deve estar se perguntado “para que isso cara? Mais uma coisa que devo fazer! Não basta eu criar um Hash da senha e pronto?!”. Em teoria sim, mas podemos chegar a senha através de ataques de força bruta e com a tecnologia de hoje podemos processar o ataque usando o processador do computador juntamente com as placas de vídeo, o que, dependendo da senha, pode ser quebrado em pouco tempo.
Quando criamos um SALT de senha nós aprimoramos a segurança, já que para chegar ao Hash final nós precisamos da senha + SALT – isso evita que a senha 123456 que o usuário cadastrou (o que ainda é acontece) seja difícil de ser quebrada.
Para começar, primeiro faça o download da Bouncy Castle em http://www.bouncycastle.org/index.html. Agora crie um novo projeto Windows Forms e logo após crie uma nova classe. Em nosso exemplo ela vai se chamar SaltDeSenha e estará no namespace HashandDigest.
Após adicionar a referência para a Bouncy Castle utilizaremos a classe abaixo. Leiam os comentários da classe porque eles explicam o funcionamento da mesma e também faz parte do artigo.
using System; using Org.BouncyCastle.Crypto; using Org.BouncyCastle.Crypto.Parameters; using Org.BouncyCastle.Crypto.Digests; using Org.BouncyCastle.Crypto.Macs; using Org.BouncyCastle.Math; using Org.BouncyCastle.Security; using System.Security.Cryptography; namespace HashandDigest { class SaltDeSenha { /* * Iniciamos a variavel que instancia um Hash-based Message Authentication Code (HMac), que usa como * parâmetro um algoritmos de hash no meu caso eu uso Sha512. * A Idéia de HMAC é combinar funções hash conhecidas como MD5, SHA-1 e * RIPEMD-160 a MAC (message authentication code) */ private readonly IMac hMac = new HMac(new Sha512Digest()); private void Blocks( byte[] PassowordBytes, byte[] SaltBytes, int IterationCount, byte[] iBuf, byte[] outBytes, int outOff) { //pega o tamanho do bloco para este MAC em bytes. byte[] state = new byte[hMac.GetMacSize()]; //Configura o parametro de criptografia com uma senha //Como dito HMAC utiliza funções hash conhecida com uma senha ICipherParameters param = new KeyParameter(PassowordBytes); //Iniciamos o objeto hMac.Init(param); //Verificamos se existe um SALT if (SaltBytes != null) { //Se existir atualizamos o Bloco com o SALT hMac.BlockUpdate(SaltBytes, 0, SaltBytes.Length); } //atualizamos o Bloco com os bytes de hMac.BlockUpdate(iBuf, 0, iBuf.Length); //Calcula a fase final do MAC exclusivamente para o parâmetro de saída. //doFinal deixa o MAC no mesmo estado em que estava após a última inicialização. hMac.DoFinal(state, 0); //Copia um intervalo de elementos de Array que começa no índice especificado de origem //e os cola a outro Array que começam no índice especificado de destino. Array.Copy(state, 0, outBytes, outOff, state.Length); //Processa os blocos de acordo com a quantidade de interações definidas for (int count = 1; count != IterationCount; count++) { hMac.Init(param); hMac.BlockUpdate(state, 0, state.Length); hMac.DoFinal(state, 0); for (int j = 0; j != state.Length; j++) { outBytes[outOff + j] ^= state[j]; } } } private void IntToOctet( byte[] Buffer, int i) { Buffer[0] = (byte)((uint)i >> 24); Buffer[1] = (byte)((uint)i >> 16); Buffer[2] = (byte)((uint)i >> 8); Buffer[3] = (byte)i; } public byte[] GenerateDerivedKey(int dkLen, byte[] mPassword, byte[] mSalt, int mIterationCount) { //pega o tamanho do bloco para este MAC em bytes. int hLen = hMac.GetMacSize(); int l = (dkLen + hLen - 1) / hLen; byte[] iBuf = new byte[4]; byte[] outBytes = new byte[l * hLen]; for (int i = 1; i <= l; i++) { IntToOctet(iBuf, i); Blocks(mPassword, mSalt, mIterationCount, iBuf, outBytes, (i - 1) * hLen); } byte[] output = new byte[dkLen]; Buffer.BlockCopy(outBytes, 0, output, 0, dkLen); return output; } /* * Gera valores aleatórios usando a classe SecureRandom e retorna um array de bytes. */ public byte[] GenerateSalt() { byte[] salt = new byte[32]; SecureRandom random = new SecureRandom(); random.NextBytes(salt, 0, 32); return salt; } /* * Retorna a nova senha gerada em formato string */ public string getPassword(byte[] result) { string x = ""; for (int i = 0; i < result.Length; i++) { if (i % 2 == 0) { x += result[i].ToString("X"); } else { x += result[i].ToString("x"); } } return x; } } }
Agora vamos criar nosso formulário. Ele deve ficar como o mostrado abaixo:
No evento click do botão adicione o seguinte código:
private void btnCompute_Click(object sender, EventArgs e) { //Instancia da classe SaltDeSenha SaltDeSenha oSaltDeSenha = new SaltDeSenha(); //Criamos o objeto que vai serializar nosso SALT JavaScriptSerializer js = new JavaScriptSerializer(); /* * Serializa o SALT chamando o método GenerateSalt() * Assim você poderá salva-lo do banco de dados em formato string. */ string SerializeSalt = js.Serialize(oSaltDeSenha.GenerateSalt()); /*O SALT Serializado deverá ficar como o mostrado aqui, perceba que ele é uma array com * números aleatórios. * Você deve guardar esse SALT no banco de dados para ser usado futuramente, * sem o SALT não será possivel validar a senha do usuário no futuro. */ string SaltSerializado = "[80,190,165,107,149,124,152,136,174,4,126,125,251,31,1,12,183,19,182,130,231,174,173,118,123,211,170,24,165,181,0,102]"; /* * Aqui nós deserializamos o SALT para uma array de bytes, simulando * o retorno de uma consulta no banco de dados. */ byte[] SaltDeSerializado = js.Deserialize<byte[]>(SaltSerializado); /* * Nessa etapa vamos passar o seguintes parametros: * - Tamanho da senha em bits, para calcular use a fórmula: dkLen * 8 * Se quiser uma senha com 256bits de força o valor deve ser 32 pois 32 * 8 = 256 * Se quiser uma senha com 128bits de força o valor deve ser 16 pois 16 * 8 = 128 * * - A senha do usuário * - O SALT * - A quantidade de interações */ byte[] result = oSaltDeSenha.GenerateDerivedKey(32, ASCIIEncoding.UTF8.GetBytes(txtPwd.Text), SaltDeSerializado, 5000); txtNewPassword.Text = oSaltDeSenha.getPassword(result); if (txtPwd.Text.Length > 0) { // Geramos um Hash SHA-512 // A classe está inclusa no projeto para download txtHash.Text = GenerateHash.GetSHA512(txtNewPassword.Text); } }
Veja o resultado, a senha 123456 se transformou em uma nova senha altamente segura. E a partir da nova senha geramos um Hash.
Lembrando que o sistema gerou uma senha totalmente nova a partir de um SALT e mesmo que muitos usuários usem a mesma senha, o resultado NUNCA será o mesmo, pois o SALT sempre será diferente.
Espero ter ajudado, pois esse é o meu único objetivo.
Até a próxima!