Back-End

18 dez, 2007

Apresentando a família WebSphere® IBM – Parte 01

Publicidade

A IBM tem uma grande vantagem competitiva em relação a outras empresas por oferecer seus produtos multiplataforma. Vamos conhecer hoje uma suíte de aplicativos que nos é oferecida para integrar de forma completa suas aplicações.

“O software WebSphere® fornece uma gama completa de recursos de integração de negócios e infra-estrutura de aplicativos para conectar pessoas, processos e informações.” É um software de infra-estrutura para integração e aplicação.

Fonte: http://www.ibm.com/br/linux/software/websphere.phtml

A grande vantagem da família WebSphere® é que existem versões para:

  • Linux
  • AIX
  • HP-UX
  • Z/OS (Mainframes) e outras versões.
  • Windows

O foco dos próximos artigos será no WAS – WebSphere® Application Server. Onde aprenderemos a disponibilizar uma aplicação Java. Semelhante ao Tomcat. Veja artigo Configurando e instalando o Java com Tomcat no Linux

Produtos que compõem o WebSphere® para Linux:

  • WebSphere® Application Server
  • WebSphere® Commerce
  • WebSphere® Studio
  • WebSphere® MQ para Linux
  • WebSphere® Portal
  • WebSphere® Business Integration Server Foundation
  • Websphere® Message Broker
  • WebSphere® Enterprise Service Bus

Descrição dos produtos:

WebSphere® Application Server

Fornece um servidor de aplicativos baseado em Java(TM) no Linux, que suporta padrões abertos, como J2EE (Java(TM) 2 Enterprise Edition), e serviços da Web, como SOAP e UDDI. A grande vantagem do WebSphere® Application Server (WAS) é que existem versões para diversas plataformas. Isto significa que as aplicações feitas para funcionar no WAS podem ser executadas no Linux, no Windows ou Z/OS. Perceba a portabilidade. Hoje a tua empresa usa servidores com o Windows e WAS e quiser começar a fazer testes para Windows? Não tem problemas para fazer os testes nem a migração. Um produto similar baseado em software livre é o Tomcat do projeto Apache.

WebSphere® Commerce

Fornece o toolkit e um ambiente de e-commerce pronto para ativar rapidamente com função total em Linux, construindo sobre a base do WebSphere® Application Server e do DB2®.

WebSphere® Studio

Fornece vários recursos para organizações que desejam desenvolver em Java(TM), COBOL, PL/I e outras linguagens; se sua organização estiver desenvolvendo aplicativos Java(TM) e J2EE (Java(TM) 2 Enterprise Edition), você pode utilizar o WebSphere® Studio Site Developer (em inglês) e o WebSphere® Studio Application Developer (em inglês). Em abril de 2004, o IBM WebSphere® Studio ganhou o prêmio Best Linux Developer Tool no Linux User & Developer Awards 2004.

WebSphere® MQ para Linux

Permite a integração de aplicativos, ajudando os aplicativos de negócios a trocar informações entre diferentes plataformas, enviando e recebendo dados como mensagens.

WebSphere® Portal

Permite que as pessoas interajam com o mundo “on demand” de maneira personalizada, obtendo automaticamente as informações dinâmicas necessárias e permitindo que executem processos de negócios em aplicativos críticos.

WebSphere® Business Integration Server Foundation

Estende e integra os recursos existentes de TI, utilizando uma plataforma de integração de última geração otimizada para construir e implementar aplicativos compostos.

Websphere® Message Broker

Fornece conectividade e transformação de dados universal para aplicativos e serviços com base em padrões e não-padrões.

WebSphere® Enterprise Service Bus

Fornece conectividade de serviços da Web, sistema de mensagens JMS e integração orientada a serviços para fortificar sua Service Oriented Architecture.

Fonte: http://www.ibm.com/br/linux/software/websphere.phtml

Obs: os nomes dos produtos da IBM são alterados de nomes. Então, sempre consulte o site da IBM na seção específica.

Para maiores informações, visite o site da IBM.

www.ibm.com

Conclusão

Hoje conhecemos uma linha de produtos da IBM. Estes produtos são usados em grandes corporações no mundo. Existe atualmente uma demanda por profissionais qualificados nestes produtos. No próximo capítulo, vamos conhecer o WAS.