Back-End

15 set, 2017

5 Bibliotecas e projetos PHP que você deveria conhecer

1135 visualizações
Publicidade

A linguagem PHP tem evoluído constantemente e junto com a linguagem as suas bibliotecas. Desde a criação do composer e sua adoção como o gerenciador de dependências oficial, inúmeras novas bibliotecas, frameworks e projetos surgem a cada momento para facilitar, e muito, o trabalho dos desenvolvedores.

Neste artigo vamos conhecer 5 bibliotecas e projetos que são indispensáveis para realizar alguma ação específica usando PHP e algumas outras que você deveria conhecer por serem bastante interessantes ou inusitadas.

Para cada biblioteca ou projeto teremos o link do GitHub específico, além do nome do projeto no Packagist (repositório oficial de bibliotecas do Composer) para que você possa dar apenas um composer require –projeto– e sair utilizando em seu projeto.

Guzzle

GitHub: https://github.com/guzzle/guzzle

Composer: guzzlehttp/guzzle

O Guzzle é uma biblioteca para realizar qualquer tipo de  requisições HTTP em PHP.

Muitas vezes temos dificuldades de achar algo que seja interessante usar por exemplo para consumir um webservice REST. Ou para receber os dados de uma chamada GET a uma url específica quando estamos trabalhando com crawlers. O Guzzle é a biblioteca essencial para esse tipo de necessidade.

Além de retornar o conteúdo de cada chamada, o Guzzle retorna os dados da requisição, os cabeçalhos da chamada e da resposta, além de outros dados importantes para um consumo consistente das requisições HTTP.

Doctrine 2 – ORM

GitHub: https://github.com/doctrine/doctrine2

Composer: doctrine/orm

Site Oficial: http://docs.doctrine-project.org/

O melhor ORM(object relational mapper) para PHP, biblioteca para mapeamento de tabelas e dados de banco de dados para objetos e vice versa. O Doctrine deveria ser sua primeira opção quando for pensar em desenvolver uma aplicação com interação com banco.

Ele é capaz de abstrair todas as chamadas a banco de dados para uma linguagem específica o DQL. Além de poder trabalhar com conexões, inserções, seleções e todas as outras ações com os grandes players de banco de dados relacionais da atualidade.

Se você precisar desenvolver um projeto que utilize um banco de dados específico para cada cliente. Vamos supor que um cliente use SQL Server e outro MySQL. Com o Doctrine você poderá escrever o mesmo código e apenas modificar a configuração inicial para se adaptar a cada banco. Sem a necessidade de grande esforço.

Emulador de GameBoy

GitHub: https://github.com/gabrielrcouto/php-terminal-gameboy-emulator

Composer: gabrielrcouto/php-terminal-gameboy-emulator

Um projeto ousado desenvolvido por um brasileiro, com a ajuda da comunidade. O emulador de gameboy em php, além de ser divertido, já que você pode jogar Dr Mario, pokemon yellow ou outro jogo do videogame em um console por exemplo do seu servidor linux de produção. Mostra que a linguagem é muito mais que apenas uma ferramenta para criação de páginas web.

Uma curiosidade é que foi utilizado a linguagem Braille para a pixelização dos elementos na tela do console.

Respect Validation

GitHub: https://github.com/Respect/Validation

Composer: respect/validation

Site Oficial: http://respect.github.io/

Validação de dados é algo que precisamos utilizar no dia a dia da programação PHP. Mexemos sempre com diversos formulários e entradas de dados pelo usuário. E é bem difícil desenvolver cada um dos tipos de validação que precisamos.

O Respect Validation deixa o seu trabalho muito mais fácil. Você pode criar uma infinidade de regras de validação para seus dados. Desde tamanho do campo, quanto reutilizar regras de validação de alguns frameworks se eles estiverem instalados no seu projeto.

O Respet também é um projeto brasileiro com suporte da comunidade PHP.

OAuth2 Client

GitHub: https://github.com/thephpleague/oauth2-client

Composer: league/oauth2-client

Várias integrações entre plataformas em PHP, principalmente com redes sociais, google e etc. utilizam o OAuth2 como método de autenticação. E, fazer esse tipo de integração na mão é bem chato e trabalhoso.

Pensando no trabalho que os devs php tinham em fazer essas integrações, o pessoal do PHP League criou a biblioteca OAuth2. Onde, ela basicamente abstrai toda a dificuldade de se trabalhar com o OAuth para uma linguagem bem mais simples para os desenvolvedores PHP.

Vai ter que integrar com OAuth 2? Use o OAuth2 Client.

Agora o trabalho de desenvolver algumas funcionalidades em PHP ficou bem mais fácil. Além de podermos tirar um tempo para jogar gameboy no console entre uma linha de código e outra.