Em setembro de 2010 aconteceu em São Paulo o WordPress Summit, evento em que diversos especialistas falaram sobre este CMS em dois ambientes diferentes: o primeiro voltado aos desenvolvedores e o segundo voltado aos designers. Neste encontro, tive a oportunidade de ministrar a palestra Os 10+ plugins WordPress para criativos, que encerrou as atividades na área criativa.
WordPress para designers
Atuando como designer de interfaces, conheço programação apenas o suficiente para conversar e entender os programadores com quem trabalho. Sendo assim, para que eu tenha autonomia de criar sites de pequeno e médio porte sozinho, faço uso constante de CMS’s, podendo destacar na minha experiência o uso do Plone e do WordPress. Este segundo foi o que de fato me conquistou, por ser uma ferramenta fácil de se trabalhar, e por podermos extende-lo para diversas finalidades, principalmente com a ajuda de plugins.
Considero que uma boa interface de CMS deve ser simples, flexível, e absorver toda a complexidade do sistema, sem limitar a sua escalabilidade. Posso dizer que encontrei tudo isso no WordPress, fato que fez dele a minha primeira opção no desenvolvimento para web.
Slides da Palestra
Sobre os Plugins
A escolha de cada plugin se deu por pelo menos um entre quatro fatores: [1] Por ser possível customiza-lo visualmente de forma simples, seja pelo painel de controle ou através do CSS; [2] por fornecer recursos visuais interessantes; [3] por ter uma instalação e configuração simples; [4] por fornecer recursos que permitem que sejamos criativos ao usa-lo. Segue abaixo a lista dos plugins.
- ImgNote: com ele podemos fazer marcações em uma imagem, adicionando anotações ou links nelas no momento da edição de um post. Essas informações são exibidas quando o usuário passa o cursor do mouse sobre as marcações.
- WP-Typography: este plugin realiza diversos ajustes nos textos do site para torna-los visualmente mais agradáveis, entre eles a prevenção de palavras viúvas, hifenização, e a substituição de caracteres como sinais de operações matemáticas.
- WP-Cufon:
utiliza a biblioteca Javascript Cufon para permitir a utilização de tipografia diferenciada nas páginas, através da renderização com a tag <canvas>.Recomendo que recursos para tipografia como o Cufon não sejam mais utilizados. Para implementar tipografia diferenciada em suas páginas, utilize o @font-face. - Eletro Widgets: com este plugin podemos inserir widgets no corpo da página, gerenciar seus conteúdos e organizar-los com um simples “arrastar e soltar”, diretamente na interface do site. Veja abaixo um vídeo de demonstração do plugin.
- Image Widget: nos permite inserir imagens na sidebar do nosso site de forma simples, juntamente com um título, link e descrição. É um ótimo widget para a criação de chamadas de conteúdos ou anúncios de publicidade.
- Post Tabs: permite dividirmos conteúdos em diversas abas dentro de um post, através da inserção de algumas tags no texto. O visual das abas pode ser definido em uma área específica dentro do painel de controle ou através do CSS.
- Art Direction: com este plugin podemos anexar CSS ou Javascript em páginas e posts no momento da edição, podendo assim estiliza-los de forma única com relação ao restante do site.
- Feature Content Gallery e Post Highlights: aqui estão na verdade dois plugins para a criação de slideshows, que criam chamadas para posts ou páginas utilizando imagem, título e descrição. Ambos são passíveis de customização, tanto pelo painel de controle quanto através do CSS. O Post Highlights leva vantagem por permitir a criação de temas, e pela maior facitilidade de uso.
- Accordion Image Menu: é um widget que permite a criação de um menu com efeito sanfona, utilizando para isso imagens contidas nos posts.
- Insights: permite que durante a edição de um post você possa buscar e inserir rapidamente conteúdos como imagens do Flickr, vídeos do Youtube, mapas do Google ou notícias.