APIs e Microsserviços

5 ago, 2015

As APIs no mercado de mídia e entretenimento – Parte 2: InfoGlobo

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Olá! Hoje estamos de volta com a série de cases para API no mercado de mídia. Na semana passada, comentamos o caso da ESPN – se você ainda não viu, vale a pena dar uma conferida.

Hoje vamos falar de uma ótima preparação para poder criar e expor a sua API, além de ser um caso brasileiro, a InfoGlobo. Em julho de 2013, sua arquitetura já estava pronta para esse mercado ascendente.

Se você não conhece a InfoGlobo, ela publica os jornais lidos por milhões de pessoas todos os dias, como Globo, Extra e Expresso e possui em seu site mais de 2,5 milhões de usuários registrados e um acesso de 350.000 visitantes únicos por dia. Tá bom ou quer mais?

Como já vimos no artigo anterior, a informação para esse tipo de companhia é o maior valor que ela pode gerar e, se não forem tomadas as precauções adequadas a respeito de segurança e crédito da informação, muito se perde.

Ou seja, para esse negócio funcionar da melhor maneira possível com a revolução digital, é necessário estar preparado para ela, e assim saber as informações que podem ser expostas e como elas devem ser expostas. Esse sistema se torna completo com uma governança de TI bem feita.

Foi assim que a InfoGlobo começou a sua Revolução Digital, apostando em uma ótima governança para garantir a segurança da informação da maneira correta, como pede a cartilha de boas práticas. Definir responsabilidades, perfis, atualizar a documentação de segurança e estabelecer uma nova cultura de gerenciamento de acesso, para que as informações fiquem agrupadas da melhor maneira possível e com o melhor tipo de segurança de exposição para eles.

A Governança de TI (SOA – Service Oriented Architecture) tem como princípios:

  1. Agilidade nas manutenções
  2. Flexibilidade das aplicações
  3. Reusabilidade
  4. Alinhamento entre TI e negócios
  5. Fundação para APIs

Agora com a arquitetura governada, a InfoGlobo está habilitada para lançar e abrir sua API de uma forma muito mais segura e sem nenhum tipo de gambiarra para o sistema de notícias deles.

No próximo artigo, veremos o caso da Comcast. Até lá!