Android

18 jul, 2018

Como criar uma Action pode complementar seu aplicativo para Android

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Artigo de Neto Marin, publicado originalmente pelo Android Developers Blog. A tradução foi feita pela Redação iMasters com autorização.

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Existem milhões de aplicativos no ecossistema Android. Portanto, ajudar os seus a serem descobertos pode exigir algum investimento. Seu aplicativo precisa oferecer algo que o diferencie de outros aplicativos semelhantes para se destacar perante os usuários.

Criar uma Action complementar é uma forma rápida e simples de aumentar o alcance potencial do seu aplicativo Android criando um novo ponto de entrada a partir de dispositivos cobertos pelo Google Assistente. Isso permite que você leve seus serviços aos usuários sem precisar instalar nada por meio da voz e pode levar as pessoas ao seu aplicativo quando ele puder agregar mais valor.

Sua Action complementa a experiência do seu aplicativo Android, oferecendo alguns de seus serviços por meio do Google Assistente, que está disponível em mais de 500 milhões de dispositivos, incluindo alto-falantes, telefones, carros, fones de ouvido e muito mais. Criar uma Action fornece uma maneira fácil de os usuários começarem a se envolver com seus serviços sempre que o Google Assistente estiver disponível.

Criar uma ação para o Assistente ampliará a presença da sua marca, levando seus serviços a novos dispositivos e contextos à medida em que os usuários interagem com o Google Assistente.

Destaque o que seu aplicativo faz melhor

É provavelmente um erro tentar reescrever todo o seu aplicativo Android como uma Action de conversação, já que a voz é uma modalidade diferente, com diferentes restrições e padrões de uso. Em vez disso, você deve começar selecionando os recursos mais importantes ou populares em seu aplicativo que sejam bem traduzidos em um contexto de voz e possam ser mais facilmente realizados lá.

Em seguida, você pode criar sua experiência de conversação para oferecer esses recursos em dispositivos do Google Assistente. Confira o site de design de Conversação, que tem vários artigos e guias sobre como criar uma ótima UI de voz.

Vamos dar uma olhada em um exemplo hipotético. Imagine que você tenha um aplicativo de comércio móvel. Alguns recursos incluem pesquisa de produtos, navegação em diferentes categorias, adição de informações de pagamento e check-out. Você pode criar uma Action para o Assistente com a maioria das mesmas funcionalidades, mas incentivamos você a procurar o que faz mais sentido em uma experiência de conversação.

Nesse caso, sua Action pode se concentrar em tudo o que um usuário deseja saber depois de comprar um produto por meio do aplicativo do Android ou da página da Web. Você poderia oferecer uma maneira rápida de obter atualizações sobre o status de uma compra (se você fornecer estados diferentes para o processo de pagamento/compra) e informações de envio, ou fornecer uma interface para reordenar os produtos favoritos de um usuário. Em seguida, seus usuários poderão perguntar algo como “Ei, Google, pergunte à Voice Store sobre minha última compra”.

Ou, para alcançar usuários que nunca fizeram uma compra antes, você pode criar uma Action para oferecer ofertas interessantes para produtos comuns. Por exemplo, você pode criar uma Action chamada “Ei, Google, pergunte à Voice Store quais são as ofertas na TV hoje”.

Como você pode ver, começar com um caso de uso de “herói” para sua Action é uma maneira interessante de introduzir recursos de conversação que complementam seu aplicativo para Android e levará menos tempo do que você imagina.

No Google I/O 2018, apresentamos a palestra “Integrando seus aplicativos Android com o Google Assistente”, que contém mais detalhes e exemplos para desenvolvedores.

Entregar as compras do usuário em superfícies

As compras no aplicativo, as assinaturas e os produtos únicos foram bem-sucedidos para desenvolvedores do Android quando se trata de monetização, permitindo que os desenvolvedores ofereçam diferentes tipos de produtos digitais e valor adicional para os usuários pagantes. Esses tipos de monetização comprovadamente impulsionam a conversão do usuário e tornam o aplicativo mais lucrativo.

O Faturamento do Google Play oferece uma série de ferramentas, APIs e documentação para ajudar os desenvolvedores a gerenciar o ciclo de vida da assinatura, criar validação no lado do servidor, e muito mais. Se você é novo no faturamento em aplicativo, confira a página “Visão geral” do faturamento da Google Play.

Agora, os desenvolvedores do Android podem expandir onde os usuários podem acessar essas mercadorias ou atualizar experiências, oferecendo-as por meio do Actions. Essa expansão é realizada respeitando os direitos do usuário no Google Play em diferentes superfícies e dispositivos, alcançando usuários quando eles não podem (ou não querem) usar um aplicativo, como cozinhar ou dirigir.

Para plataformas que não são Android, você precisará solicitar que seus usuários vinculem as contas deles. Você pode, então, usar o histórico da conta do usuário para identificar quais compras eles fizeram em outras superfícies.
Verifique a página “Acessando Compras Digitais” para obter um guia passo a passo sobre como habilitar o acesso às compras do usuário e solicitar e analisar os dados da compra.

O que vem por aí?

Se você ainda não conhece o Actions no Google, comece verificando nossa página de visão geral, que descreve a plataforma em detalhes e informa tudo o que você precisa saber para criar suas Actions para o Google Assistente.

Fique ligado para mais postagens sobre como melhorar sua experiência no aplicativo para Android com o Actions no Google.

Obrigado pela leitura!

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Este artigo é do Android Developers Blog. Ele foi escrito por Neto Marin. A tradução foi feita pela Redação iMasters com autorização. Você pode acessar o original em: https://android-developers.googleblog.com/2018/07/how-creating-action-can-complement-your.html